Entre os entusiastas da cerveja, cervejinha muitas vezes é o termo usado para se referir às convencionais, aquelas bem neutras, de boteco. Mas em inglês small beer quer dizer outra coisa – é o nome da família de cervejas com teor alcoólico bem baixinho, menos de 2,3%. E nesses tempos de quarentena, é também uma boa ideia.
A Avós, cervejaria especializada em lagers, lançou uma série de small beers, ou cervejinhas da boa. A primeira é a Citrus Dew, com 1,9% de teor alcoólico. É a metade de uma cerveja convencional. Mas eles já fizeram mais cinco receitas, que vão ser lançadas nas próximas semanas.
Lançar uma família de cervejas de baixo teor alcoólico neste momento é genial. A quarentena levou, no mundo todo, a um aumento no consumo de álcool. Para quem gosta de beber, essa a falta do que fazer (sem poder sair, com a faxina já agilizada, e quem aguenta ver série o dia inteiro) dá vontade de abrir uma cerveja no começo da tarde, no fim da manhã, quando o sol de põe, uma antes de dormir. Mas é uma boa ideia evitar os exageros. Para alguns dias, pode ser beber uma única lata de cerveja forte. Para outros, pode ser ficar mais à vontade, mas reduzir o teor alcoólico da cerveja.
A próxima small beer da Avós vai ser a Amber Galaxy, uma red lager com lúpulo galaxy, como o nome indica. Já está em tanque e vai combinar com o começo do inverno, aposto.
Avós Citrus Dew
R$ 36 (pack com 4 latas de 355 ml, na www.avosemcasa.com.br)
Sabe quando você engole uma cerveja e nem dá tempo de encostar o copo na mesa, já dá vontade de tomar outro gole? A Citrus Dew é bem assim. Bem refrescante (harmoniza com faxina), é cítrica, marcante e facílima de beber. Não parece que você está abrindo mão de algo (no caso aqui, o teor alcoólico). Muito boa.