Cerveja artesanal é um caminho sem volta – é como café, azeite, pão: você conhece, toma gosto, e em pouco tempo fica difícil voltar à opção comercial, aquela de sempre.
O desafio é conciliar nosso hábito de consumo – aquela mania de ficar sentado em torno da mesa bebendo e jogando conversa fora – com os preços das cervejas artesanais.
Há duas estratégias para resolver esse problema. A primeira é adaptar o hábito, quer dizer, tomar algumas cervejas com mais atenção. A outra é garimpar artesanais que caibam no hábito de passar a tarde bebendo. E é esse o tema da coluna de hoje.
Eis aqui quatro IPAs de supermercado, todas vendidas por menos de R$ 20. São cervejas simples, mas corretas. Fáceis de achar, fáceis de beber, fáceis de agradar. Para ter sempre uma ou duas na geladeira.
Cada uma tem um estilo bem diferente da outra, assim fica fácil você decidir a que tem mais a ver com seu estilo. Como são facilmente achadas em variadas redes de supermercado da cidade, o preço abaixo é uma média do que você vai encontrar.