Após 20 anos no comando da Microlins, maior rede de ensino profissionalizante do País, José Carlos Semenzato, de 43 anos, decidiu recomeçar. Em 2010, ele vendeu a empresa para o grupo Multi – que reúne diversas redes de ensino – e fundou a SMZTO Participações, holding que coordena o desenvolvimento de franquias em diversos setores e que deve faturar R$ 150 milhões já neste ano. Responsável por coordenar o desenvolvimento de 13 marcas do setor de franchising, entre elas o Instituto Embelleze, a Donna’s Cozinha Criativa e a Casa do sorvete Jundiá, Semenzato participou do encontro promovido pelo Estadão PME com pequenos empreendedores. Para o grupo, deixou um conselho: descobrir o que o consumidor realmente deseja em termos de produtos e serviços. Conselho que o empreendedor, a julgar pelo sucesso, segue sem titubear. Confira a seguir os principais pontos abordados durante o evento.Investidores Em 2008, a Anhanguera Educacional comprou uma fatia de 30% da Microlins. Para atrair o investimento, Semenzato profissionalizou a gestão do negócio dois anos antes. “A empresa precisa ser formal e profissionalizada para que possa continuar existindo sem a presença do dono”, afirma o empresário.Segundo ele, os fundos de investimentos buscam empresas com bons índices de crescimento ao longo de cinco anos e potencial para ao menos dobrar de faturamento com o apoio do fundo no planejamento estratégico ou capital de giro. “Eles também só querem entrar em negócios nos quais o dono entenda o seu mercado com profundidade.”