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Ela trocou carreira de historiadora por venda de calcinha, baby doll e pijama e fatura R$ 300 mil


Com empresa em Nova Friburgo (RJ), capital nacional da lingerie, Paolla Peixoto é dona da loja on-line Mapolla Intense

Por Flamínio Fantini

Na infância, a jovem Paolla Peixoto, moradora de Nova Friburgo (RJ) e hoje com 28 anos, queria ser historiadora, encantada com os acontecimentos das civilizações do passado, como o Egito Antigo, ou as conquistas de personagens como Alexandre, o Grande.

O ambiente familiar, entretanto, fez dela uma empreendedora do ramo do vestuário, atualmente à frente da Mapolla Intense, uma loja on-line especializada em produtos de moda íntima com vendas para todo o Brasil.

A origem da marca remonta ao ano 2000. “Minha mãe era de uma família muito pobre, tinha o sonho de mudar de vida e veio para Nova Friburgo tentar a sorte aqui”, conta Paolla. O primeiro emprego de Marivan, o nome dela, foi de costureira. Na cidade, casou-se com Ivanildo, também de origem modesta, que trabalhava com material de construção e no comércio.

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Produzindo para terceiros, o casal aos poucos criou um pequeno negócio, instalado dentro da própria moradia.

“Eu nasci no meio dos carrinhos de linha, de viés, da poeira”, conta Paolla. “O salão de máquina era na nossa sala de estar, a sala de corte, no meu quarto, tudo muito caseiro.”

Paolla Peixoto, da Mapolla Intense: expansão de vendas de lingeries para novos mercados no país. Foto: Divulgação
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Os pais conseguiram se estabelecer no ramo, atendendo a uma clientela de atacadistas em Nova Friburgo, o mais importante polo de moda íntima no Brasil. A fábrica migrou para uma sede própria e se constituiu como empresa: a Mapolla, soma dos nomes de Marivan e Paolla.

Mais recentemente, com a pandemia da covid-19, a indústria entrou em dificuldades, com a queda das vendas, em razão do recuo generalizado das atividades econômicas no país.

A fábrica não chegou a fechar, mas ficou sem atividade por alguns meses. “As responsabilidades não paravam de chegar, mas era preciso manter, havia pessoas que dependiam da gente”, explica Paolla.

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A saída foi remodelar o negócio e transformar uma empresa cujo foco estava nos atacadistas para a venda aos consumidores finais, por meio do e-commerce. No jargão corporativo, sair do B2B (“Business to Business”) e migrar para o B2C (“Business to Consumer”).

Nessa mudança de rumo, Paolla teve o protagonismo. Depois de experimentar o comércio eletrônico, ela estabeleceu uma parceria com a Shein em 2023, que representou um grande salto. O faturamento saiu de R$ 40 mil em novembro para R$ 300 mil em maio de 2024.

“Para entrar no mundo digital, eu era essa ponte para os meus pais, de sair do off e tornar on-line”, ela conta. A transição se deu em pouco tempo: “Foi um tiro no escuro. Eu queria muito fazer dar certo e acontecer, aprendi mesmo fuçando nas plataformas, vendo muito tutorial no YouTube”.

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Numa ação de “rebranding”, termo empregado para reformulação e reposicionamento da marca, o nome passou a ser Mapolla Intense, mais adequado ao universo digital. Há duas linhas de produtos, a primeira formada por calcinha e sutiã, nos estilos casual, confortável e sexy. Na outra, está o segmento de “sleepwear”, com pijama e “baby doll”, para ficar em casa, tendência no segmento do vestuário.

A aproximação com a Shein se deu em agosto de 2023, quando foi feita a inscrição para comercializar no site. “Queríamos muito trabalhar com eles, porque são uma referência no mercado, já estão consolidados, vimos uma oportunidade com uma grande rede de marketplace”, explica Paolla, referindo-se aos sites que funcionam como um shopping center virtual.

Com a aprovação, a parceria começou em novembro. Na Shein, a Mapolla Intense conquistou o status de Loja de Moda (“Fashion Store”) da Shein, que proporciona uma espécie de vitrine exclusiva dentro do marketplace, onde exibem-se as mercadorias do vendedor. Esse reconhecimento da plataforma funciona como um selo de qualidade e ajuda a gerar mais visibilidade para a marca, com aumento de vendas.

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Dessa maneira, a marca consegue se destacar num cenário geográfico de muita competição. No último dia 11, Nova Friburgo tornou-se oficialmente a Capital Nacional da Moda Íntima, por meio da Lei 14.883/2024, aprovada no Congresso Nacional. De acordo com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), as centenas de indústrias locais produzem cerca de 336 milhões de peças por ano, representando 35% da produção brasileira.

O sonho que Paolla teve no passado ficou para sua história. “Hoje, estou muito feliz fazendo o que eu faço”, diz ela, a título de balanço. “Eu não me enxergava sendo uma empresária, tocando os negócios da minha família, mas, atualmente, não me vejo de outra forma. Minha responsabilidade é de estar à frente da empresa, honrar o legado do meu pai e da minha mãe que eu vi construírem.”

Os planos para o futuro imediato mostram seu apetite pela nova faceta empreendedora: fazer a Mapolla Intense chegar ao primeiro R$ 1 milhão de faturamento mensal até o final de 2024.

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Conselhos de Paolla Peixoto para começar no e-commerce

Persistência – No empreendedorismo, há muitos altos e baixos. Quando achar que não vai ser possível fazer uma coisa, lembre-se que em algum momento você teve sucesso e agarre-se a isso para perceber que é o caminho a seguir.

Rede de apoio – É sempre bom contar com seus amigos e familiares para poder desabafar ou vibrar com alguma conquista. Sempre troque experiências com pessoas do mesmo ramo, com empreendedores e com colaboradores, que vão trazer uma sugestão, dar feedback, agregar alguma coisa ao seu conhecimento.

Adaptação – É necessário saber se adaptar ao mercado, que foi o que aconteceu com a empresa, ficar atento à evolução do mundo digital.

Oito passos para abrir uma Loja de Moda na Shein

As Lojas de Moda da Shein (“Fashion Stores”) são um espaço personalizado no aplicativo e no site da companhia com objetivo de ajudar as marcas de roupas a terem mais visibilidade em todo o Brasil, de acordo com a empresa.

Nelas, é possível reunir os diferentes produtos em um único lugar, como se fosse uma loja on-line própria.

A maioria dos empreendedores de pequeno porte não tem capital para investir na profissionalização do negócio, nem acesso às ferramentas necessárias para disputar com grandes nomes do setor. Portanto, a alternativa pode ser promissora para quem quer se projetar.

Instalada oficialmente no país em abril de 2023, a Shein atrai vendedores e consumidores pelos preços baixos praticados, que a colocaram em destaque no episódio da “taxa das blusinhas”, referente à isenção de impostos para produtos abaixo de US$ 50.

A seguir, um roteiro para começar na plataforma da Shein com uma loja de moda, com base nas informações da multinacional.

1. Avaliação – Os vendedores interessados passam por uma avaliação de qualificação antes de serem certificados a operar na plataforma.

2. Cadastro – É preciso preencher um formulário online, com suas informações básicas. Deve informar se é uma marca, importador, fábrica, loja on-line ou loja.

3. Opções – No momento do cadastro, o empreendedor pode escolher se tornar um vendedor no marketplace da Shein ou ter uma Loja de Moda.

4. Requisitos – Comprovar um CNPJ ativo, estar em conformidade com a legislação tributária brasileira.

5. Autenticidade – É necessário ter produtos que não firam direitos associados a marcas registradas, sem falsificação.

6. Categorias – As lojas podem ser em oito estilos: esporte, casual, férias, elegante, festas, casamento, sexy e anos 2000.

7. Estilo de fotos – Para manter a qualidade dos anúncios, as imagens veiculadas devem ter identidade própria, com fotos originais e modelos utilizando os produtos.

8. Vantagens oferecidas – Comissão gratuita nos primeiros 30 dias, campanhas de marketing, espaços de publicidade, cupons exclusivos, ciclo de pagamento rápido e suporte personalizado.

Na infância, a jovem Paolla Peixoto, moradora de Nova Friburgo (RJ) e hoje com 28 anos, queria ser historiadora, encantada com os acontecimentos das civilizações do passado, como o Egito Antigo, ou as conquistas de personagens como Alexandre, o Grande.

O ambiente familiar, entretanto, fez dela uma empreendedora do ramo do vestuário, atualmente à frente da Mapolla Intense, uma loja on-line especializada em produtos de moda íntima com vendas para todo o Brasil.

A origem da marca remonta ao ano 2000. “Minha mãe era de uma família muito pobre, tinha o sonho de mudar de vida e veio para Nova Friburgo tentar a sorte aqui”, conta Paolla. O primeiro emprego de Marivan, o nome dela, foi de costureira. Na cidade, casou-se com Ivanildo, também de origem modesta, que trabalhava com material de construção e no comércio.

Produzindo para terceiros, o casal aos poucos criou um pequeno negócio, instalado dentro da própria moradia.

“Eu nasci no meio dos carrinhos de linha, de viés, da poeira”, conta Paolla. “O salão de máquina era na nossa sala de estar, a sala de corte, no meu quarto, tudo muito caseiro.”

Paolla Peixoto, da Mapolla Intense: expansão de vendas de lingeries para novos mercados no país. Foto: Divulgação

Os pais conseguiram se estabelecer no ramo, atendendo a uma clientela de atacadistas em Nova Friburgo, o mais importante polo de moda íntima no Brasil. A fábrica migrou para uma sede própria e se constituiu como empresa: a Mapolla, soma dos nomes de Marivan e Paolla.

Mais recentemente, com a pandemia da covid-19, a indústria entrou em dificuldades, com a queda das vendas, em razão do recuo generalizado das atividades econômicas no país.

A fábrica não chegou a fechar, mas ficou sem atividade por alguns meses. “As responsabilidades não paravam de chegar, mas era preciso manter, havia pessoas que dependiam da gente”, explica Paolla.

A saída foi remodelar o negócio e transformar uma empresa cujo foco estava nos atacadistas para a venda aos consumidores finais, por meio do e-commerce. No jargão corporativo, sair do B2B (“Business to Business”) e migrar para o B2C (“Business to Consumer”).

Nessa mudança de rumo, Paolla teve o protagonismo. Depois de experimentar o comércio eletrônico, ela estabeleceu uma parceria com a Shein em 2023, que representou um grande salto. O faturamento saiu de R$ 40 mil em novembro para R$ 300 mil em maio de 2024.

“Para entrar no mundo digital, eu era essa ponte para os meus pais, de sair do off e tornar on-line”, ela conta. A transição se deu em pouco tempo: “Foi um tiro no escuro. Eu queria muito fazer dar certo e acontecer, aprendi mesmo fuçando nas plataformas, vendo muito tutorial no YouTube”.

Numa ação de “rebranding”, termo empregado para reformulação e reposicionamento da marca, o nome passou a ser Mapolla Intense, mais adequado ao universo digital. Há duas linhas de produtos, a primeira formada por calcinha e sutiã, nos estilos casual, confortável e sexy. Na outra, está o segmento de “sleepwear”, com pijama e “baby doll”, para ficar em casa, tendência no segmento do vestuário.

A aproximação com a Shein se deu em agosto de 2023, quando foi feita a inscrição para comercializar no site. “Queríamos muito trabalhar com eles, porque são uma referência no mercado, já estão consolidados, vimos uma oportunidade com uma grande rede de marketplace”, explica Paolla, referindo-se aos sites que funcionam como um shopping center virtual.

Com a aprovação, a parceria começou em novembro. Na Shein, a Mapolla Intense conquistou o status de Loja de Moda (“Fashion Store”) da Shein, que proporciona uma espécie de vitrine exclusiva dentro do marketplace, onde exibem-se as mercadorias do vendedor. Esse reconhecimento da plataforma funciona como um selo de qualidade e ajuda a gerar mais visibilidade para a marca, com aumento de vendas.

Dessa maneira, a marca consegue se destacar num cenário geográfico de muita competição. No último dia 11, Nova Friburgo tornou-se oficialmente a Capital Nacional da Moda Íntima, por meio da Lei 14.883/2024, aprovada no Congresso Nacional. De acordo com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), as centenas de indústrias locais produzem cerca de 336 milhões de peças por ano, representando 35% da produção brasileira.

O sonho que Paolla teve no passado ficou para sua história. “Hoje, estou muito feliz fazendo o que eu faço”, diz ela, a título de balanço. “Eu não me enxergava sendo uma empresária, tocando os negócios da minha família, mas, atualmente, não me vejo de outra forma. Minha responsabilidade é de estar à frente da empresa, honrar o legado do meu pai e da minha mãe que eu vi construírem.”

Os planos para o futuro imediato mostram seu apetite pela nova faceta empreendedora: fazer a Mapolla Intense chegar ao primeiro R$ 1 milhão de faturamento mensal até o final de 2024.

Conselhos de Paolla Peixoto para começar no e-commerce

Persistência – No empreendedorismo, há muitos altos e baixos. Quando achar que não vai ser possível fazer uma coisa, lembre-se que em algum momento você teve sucesso e agarre-se a isso para perceber que é o caminho a seguir.

Rede de apoio – É sempre bom contar com seus amigos e familiares para poder desabafar ou vibrar com alguma conquista. Sempre troque experiências com pessoas do mesmo ramo, com empreendedores e com colaboradores, que vão trazer uma sugestão, dar feedback, agregar alguma coisa ao seu conhecimento.

Adaptação – É necessário saber se adaptar ao mercado, que foi o que aconteceu com a empresa, ficar atento à evolução do mundo digital.

Oito passos para abrir uma Loja de Moda na Shein

As Lojas de Moda da Shein (“Fashion Stores”) são um espaço personalizado no aplicativo e no site da companhia com objetivo de ajudar as marcas de roupas a terem mais visibilidade em todo o Brasil, de acordo com a empresa.

Nelas, é possível reunir os diferentes produtos em um único lugar, como se fosse uma loja on-line própria.

A maioria dos empreendedores de pequeno porte não tem capital para investir na profissionalização do negócio, nem acesso às ferramentas necessárias para disputar com grandes nomes do setor. Portanto, a alternativa pode ser promissora para quem quer se projetar.

Instalada oficialmente no país em abril de 2023, a Shein atrai vendedores e consumidores pelos preços baixos praticados, que a colocaram em destaque no episódio da “taxa das blusinhas”, referente à isenção de impostos para produtos abaixo de US$ 50.

A seguir, um roteiro para começar na plataforma da Shein com uma loja de moda, com base nas informações da multinacional.

1. Avaliação – Os vendedores interessados passam por uma avaliação de qualificação antes de serem certificados a operar na plataforma.

2. Cadastro – É preciso preencher um formulário online, com suas informações básicas. Deve informar se é uma marca, importador, fábrica, loja on-line ou loja.

3. Opções – No momento do cadastro, o empreendedor pode escolher se tornar um vendedor no marketplace da Shein ou ter uma Loja de Moda.

4. Requisitos – Comprovar um CNPJ ativo, estar em conformidade com a legislação tributária brasileira.

5. Autenticidade – É necessário ter produtos que não firam direitos associados a marcas registradas, sem falsificação.

6. Categorias – As lojas podem ser em oito estilos: esporte, casual, férias, elegante, festas, casamento, sexy e anos 2000.

7. Estilo de fotos – Para manter a qualidade dos anúncios, as imagens veiculadas devem ter identidade própria, com fotos originais e modelos utilizando os produtos.

8. Vantagens oferecidas – Comissão gratuita nos primeiros 30 dias, campanhas de marketing, espaços de publicidade, cupons exclusivos, ciclo de pagamento rápido e suporte personalizado.

Na infância, a jovem Paolla Peixoto, moradora de Nova Friburgo (RJ) e hoje com 28 anos, queria ser historiadora, encantada com os acontecimentos das civilizações do passado, como o Egito Antigo, ou as conquistas de personagens como Alexandre, o Grande.

O ambiente familiar, entretanto, fez dela uma empreendedora do ramo do vestuário, atualmente à frente da Mapolla Intense, uma loja on-line especializada em produtos de moda íntima com vendas para todo o Brasil.

A origem da marca remonta ao ano 2000. “Minha mãe era de uma família muito pobre, tinha o sonho de mudar de vida e veio para Nova Friburgo tentar a sorte aqui”, conta Paolla. O primeiro emprego de Marivan, o nome dela, foi de costureira. Na cidade, casou-se com Ivanildo, também de origem modesta, que trabalhava com material de construção e no comércio.

Produzindo para terceiros, o casal aos poucos criou um pequeno negócio, instalado dentro da própria moradia.

“Eu nasci no meio dos carrinhos de linha, de viés, da poeira”, conta Paolla. “O salão de máquina era na nossa sala de estar, a sala de corte, no meu quarto, tudo muito caseiro.”

Paolla Peixoto, da Mapolla Intense: expansão de vendas de lingeries para novos mercados no país. Foto: Divulgação

Os pais conseguiram se estabelecer no ramo, atendendo a uma clientela de atacadistas em Nova Friburgo, o mais importante polo de moda íntima no Brasil. A fábrica migrou para uma sede própria e se constituiu como empresa: a Mapolla, soma dos nomes de Marivan e Paolla.

Mais recentemente, com a pandemia da covid-19, a indústria entrou em dificuldades, com a queda das vendas, em razão do recuo generalizado das atividades econômicas no país.

A fábrica não chegou a fechar, mas ficou sem atividade por alguns meses. “As responsabilidades não paravam de chegar, mas era preciso manter, havia pessoas que dependiam da gente”, explica Paolla.

A saída foi remodelar o negócio e transformar uma empresa cujo foco estava nos atacadistas para a venda aos consumidores finais, por meio do e-commerce. No jargão corporativo, sair do B2B (“Business to Business”) e migrar para o B2C (“Business to Consumer”).

Nessa mudança de rumo, Paolla teve o protagonismo. Depois de experimentar o comércio eletrônico, ela estabeleceu uma parceria com a Shein em 2023, que representou um grande salto. O faturamento saiu de R$ 40 mil em novembro para R$ 300 mil em maio de 2024.

“Para entrar no mundo digital, eu era essa ponte para os meus pais, de sair do off e tornar on-line”, ela conta. A transição se deu em pouco tempo: “Foi um tiro no escuro. Eu queria muito fazer dar certo e acontecer, aprendi mesmo fuçando nas plataformas, vendo muito tutorial no YouTube”.

Numa ação de “rebranding”, termo empregado para reformulação e reposicionamento da marca, o nome passou a ser Mapolla Intense, mais adequado ao universo digital. Há duas linhas de produtos, a primeira formada por calcinha e sutiã, nos estilos casual, confortável e sexy. Na outra, está o segmento de “sleepwear”, com pijama e “baby doll”, para ficar em casa, tendência no segmento do vestuário.

A aproximação com a Shein se deu em agosto de 2023, quando foi feita a inscrição para comercializar no site. “Queríamos muito trabalhar com eles, porque são uma referência no mercado, já estão consolidados, vimos uma oportunidade com uma grande rede de marketplace”, explica Paolla, referindo-se aos sites que funcionam como um shopping center virtual.

Com a aprovação, a parceria começou em novembro. Na Shein, a Mapolla Intense conquistou o status de Loja de Moda (“Fashion Store”) da Shein, que proporciona uma espécie de vitrine exclusiva dentro do marketplace, onde exibem-se as mercadorias do vendedor. Esse reconhecimento da plataforma funciona como um selo de qualidade e ajuda a gerar mais visibilidade para a marca, com aumento de vendas.

Dessa maneira, a marca consegue se destacar num cenário geográfico de muita competição. No último dia 11, Nova Friburgo tornou-se oficialmente a Capital Nacional da Moda Íntima, por meio da Lei 14.883/2024, aprovada no Congresso Nacional. De acordo com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), as centenas de indústrias locais produzem cerca de 336 milhões de peças por ano, representando 35% da produção brasileira.

O sonho que Paolla teve no passado ficou para sua história. “Hoje, estou muito feliz fazendo o que eu faço”, diz ela, a título de balanço. “Eu não me enxergava sendo uma empresária, tocando os negócios da minha família, mas, atualmente, não me vejo de outra forma. Minha responsabilidade é de estar à frente da empresa, honrar o legado do meu pai e da minha mãe que eu vi construírem.”

Os planos para o futuro imediato mostram seu apetite pela nova faceta empreendedora: fazer a Mapolla Intense chegar ao primeiro R$ 1 milhão de faturamento mensal até o final de 2024.

Conselhos de Paolla Peixoto para começar no e-commerce

Persistência – No empreendedorismo, há muitos altos e baixos. Quando achar que não vai ser possível fazer uma coisa, lembre-se que em algum momento você teve sucesso e agarre-se a isso para perceber que é o caminho a seguir.

Rede de apoio – É sempre bom contar com seus amigos e familiares para poder desabafar ou vibrar com alguma conquista. Sempre troque experiências com pessoas do mesmo ramo, com empreendedores e com colaboradores, que vão trazer uma sugestão, dar feedback, agregar alguma coisa ao seu conhecimento.

Adaptação – É necessário saber se adaptar ao mercado, que foi o que aconteceu com a empresa, ficar atento à evolução do mundo digital.

Oito passos para abrir uma Loja de Moda na Shein

As Lojas de Moda da Shein (“Fashion Stores”) são um espaço personalizado no aplicativo e no site da companhia com objetivo de ajudar as marcas de roupas a terem mais visibilidade em todo o Brasil, de acordo com a empresa.

Nelas, é possível reunir os diferentes produtos em um único lugar, como se fosse uma loja on-line própria.

A maioria dos empreendedores de pequeno porte não tem capital para investir na profissionalização do negócio, nem acesso às ferramentas necessárias para disputar com grandes nomes do setor. Portanto, a alternativa pode ser promissora para quem quer se projetar.

Instalada oficialmente no país em abril de 2023, a Shein atrai vendedores e consumidores pelos preços baixos praticados, que a colocaram em destaque no episódio da “taxa das blusinhas”, referente à isenção de impostos para produtos abaixo de US$ 50.

A seguir, um roteiro para começar na plataforma da Shein com uma loja de moda, com base nas informações da multinacional.

1. Avaliação – Os vendedores interessados passam por uma avaliação de qualificação antes de serem certificados a operar na plataforma.

2. Cadastro – É preciso preencher um formulário online, com suas informações básicas. Deve informar se é uma marca, importador, fábrica, loja on-line ou loja.

3. Opções – No momento do cadastro, o empreendedor pode escolher se tornar um vendedor no marketplace da Shein ou ter uma Loja de Moda.

4. Requisitos – Comprovar um CNPJ ativo, estar em conformidade com a legislação tributária brasileira.

5. Autenticidade – É necessário ter produtos que não firam direitos associados a marcas registradas, sem falsificação.

6. Categorias – As lojas podem ser em oito estilos: esporte, casual, férias, elegante, festas, casamento, sexy e anos 2000.

7. Estilo de fotos – Para manter a qualidade dos anúncios, as imagens veiculadas devem ter identidade própria, com fotos originais e modelos utilizando os produtos.

8. Vantagens oferecidas – Comissão gratuita nos primeiros 30 dias, campanhas de marketing, espaços de publicidade, cupons exclusivos, ciclo de pagamento rápido e suporte personalizado.

Na infância, a jovem Paolla Peixoto, moradora de Nova Friburgo (RJ) e hoje com 28 anos, queria ser historiadora, encantada com os acontecimentos das civilizações do passado, como o Egito Antigo, ou as conquistas de personagens como Alexandre, o Grande.

O ambiente familiar, entretanto, fez dela uma empreendedora do ramo do vestuário, atualmente à frente da Mapolla Intense, uma loja on-line especializada em produtos de moda íntima com vendas para todo o Brasil.

A origem da marca remonta ao ano 2000. “Minha mãe era de uma família muito pobre, tinha o sonho de mudar de vida e veio para Nova Friburgo tentar a sorte aqui”, conta Paolla. O primeiro emprego de Marivan, o nome dela, foi de costureira. Na cidade, casou-se com Ivanildo, também de origem modesta, que trabalhava com material de construção e no comércio.

Produzindo para terceiros, o casal aos poucos criou um pequeno negócio, instalado dentro da própria moradia.

“Eu nasci no meio dos carrinhos de linha, de viés, da poeira”, conta Paolla. “O salão de máquina era na nossa sala de estar, a sala de corte, no meu quarto, tudo muito caseiro.”

Paolla Peixoto, da Mapolla Intense: expansão de vendas de lingeries para novos mercados no país. Foto: Divulgação

Os pais conseguiram se estabelecer no ramo, atendendo a uma clientela de atacadistas em Nova Friburgo, o mais importante polo de moda íntima no Brasil. A fábrica migrou para uma sede própria e se constituiu como empresa: a Mapolla, soma dos nomes de Marivan e Paolla.

Mais recentemente, com a pandemia da covid-19, a indústria entrou em dificuldades, com a queda das vendas, em razão do recuo generalizado das atividades econômicas no país.

A fábrica não chegou a fechar, mas ficou sem atividade por alguns meses. “As responsabilidades não paravam de chegar, mas era preciso manter, havia pessoas que dependiam da gente”, explica Paolla.

A saída foi remodelar o negócio e transformar uma empresa cujo foco estava nos atacadistas para a venda aos consumidores finais, por meio do e-commerce. No jargão corporativo, sair do B2B (“Business to Business”) e migrar para o B2C (“Business to Consumer”).

Nessa mudança de rumo, Paolla teve o protagonismo. Depois de experimentar o comércio eletrônico, ela estabeleceu uma parceria com a Shein em 2023, que representou um grande salto. O faturamento saiu de R$ 40 mil em novembro para R$ 300 mil em maio de 2024.

“Para entrar no mundo digital, eu era essa ponte para os meus pais, de sair do off e tornar on-line”, ela conta. A transição se deu em pouco tempo: “Foi um tiro no escuro. Eu queria muito fazer dar certo e acontecer, aprendi mesmo fuçando nas plataformas, vendo muito tutorial no YouTube”.

Numa ação de “rebranding”, termo empregado para reformulação e reposicionamento da marca, o nome passou a ser Mapolla Intense, mais adequado ao universo digital. Há duas linhas de produtos, a primeira formada por calcinha e sutiã, nos estilos casual, confortável e sexy. Na outra, está o segmento de “sleepwear”, com pijama e “baby doll”, para ficar em casa, tendência no segmento do vestuário.

A aproximação com a Shein se deu em agosto de 2023, quando foi feita a inscrição para comercializar no site. “Queríamos muito trabalhar com eles, porque são uma referência no mercado, já estão consolidados, vimos uma oportunidade com uma grande rede de marketplace”, explica Paolla, referindo-se aos sites que funcionam como um shopping center virtual.

Com a aprovação, a parceria começou em novembro. Na Shein, a Mapolla Intense conquistou o status de Loja de Moda (“Fashion Store”) da Shein, que proporciona uma espécie de vitrine exclusiva dentro do marketplace, onde exibem-se as mercadorias do vendedor. Esse reconhecimento da plataforma funciona como um selo de qualidade e ajuda a gerar mais visibilidade para a marca, com aumento de vendas.

Dessa maneira, a marca consegue se destacar num cenário geográfico de muita competição. No último dia 11, Nova Friburgo tornou-se oficialmente a Capital Nacional da Moda Íntima, por meio da Lei 14.883/2024, aprovada no Congresso Nacional. De acordo com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), as centenas de indústrias locais produzem cerca de 336 milhões de peças por ano, representando 35% da produção brasileira.

O sonho que Paolla teve no passado ficou para sua história. “Hoje, estou muito feliz fazendo o que eu faço”, diz ela, a título de balanço. “Eu não me enxergava sendo uma empresária, tocando os negócios da minha família, mas, atualmente, não me vejo de outra forma. Minha responsabilidade é de estar à frente da empresa, honrar o legado do meu pai e da minha mãe que eu vi construírem.”

Os planos para o futuro imediato mostram seu apetite pela nova faceta empreendedora: fazer a Mapolla Intense chegar ao primeiro R$ 1 milhão de faturamento mensal até o final de 2024.

Conselhos de Paolla Peixoto para começar no e-commerce

Persistência – No empreendedorismo, há muitos altos e baixos. Quando achar que não vai ser possível fazer uma coisa, lembre-se que em algum momento você teve sucesso e agarre-se a isso para perceber que é o caminho a seguir.

Rede de apoio – É sempre bom contar com seus amigos e familiares para poder desabafar ou vibrar com alguma conquista. Sempre troque experiências com pessoas do mesmo ramo, com empreendedores e com colaboradores, que vão trazer uma sugestão, dar feedback, agregar alguma coisa ao seu conhecimento.

Adaptação – É necessário saber se adaptar ao mercado, que foi o que aconteceu com a empresa, ficar atento à evolução do mundo digital.

Oito passos para abrir uma Loja de Moda na Shein

As Lojas de Moda da Shein (“Fashion Stores”) são um espaço personalizado no aplicativo e no site da companhia com objetivo de ajudar as marcas de roupas a terem mais visibilidade em todo o Brasil, de acordo com a empresa.

Nelas, é possível reunir os diferentes produtos em um único lugar, como se fosse uma loja on-line própria.

A maioria dos empreendedores de pequeno porte não tem capital para investir na profissionalização do negócio, nem acesso às ferramentas necessárias para disputar com grandes nomes do setor. Portanto, a alternativa pode ser promissora para quem quer se projetar.

Instalada oficialmente no país em abril de 2023, a Shein atrai vendedores e consumidores pelos preços baixos praticados, que a colocaram em destaque no episódio da “taxa das blusinhas”, referente à isenção de impostos para produtos abaixo de US$ 50.

A seguir, um roteiro para começar na plataforma da Shein com uma loja de moda, com base nas informações da multinacional.

1. Avaliação – Os vendedores interessados passam por uma avaliação de qualificação antes de serem certificados a operar na plataforma.

2. Cadastro – É preciso preencher um formulário online, com suas informações básicas. Deve informar se é uma marca, importador, fábrica, loja on-line ou loja.

3. Opções – No momento do cadastro, o empreendedor pode escolher se tornar um vendedor no marketplace da Shein ou ter uma Loja de Moda.

4. Requisitos – Comprovar um CNPJ ativo, estar em conformidade com a legislação tributária brasileira.

5. Autenticidade – É necessário ter produtos que não firam direitos associados a marcas registradas, sem falsificação.

6. Categorias – As lojas podem ser em oito estilos: esporte, casual, férias, elegante, festas, casamento, sexy e anos 2000.

7. Estilo de fotos – Para manter a qualidade dos anúncios, as imagens veiculadas devem ter identidade própria, com fotos originais e modelos utilizando os produtos.

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