Com mais de 30 opções de marketplaces, migrar para o e-commerce passou a ser o caminho escolhido por milhões de empreendedores. Só a Shopee já tem mais de três milhões de vendedores brasileiros.
Um exemplo é o empresário Ruan Machado, fundador da Urban Zone Jeans, especializada em roupas masculinas.
Ele abriu a primeira loja em Imperatriz (MA) em 2017 e chegou a ter três pontos físicos, mas com a pandemia, fechou todas as unidades e passou a vender pela Shopee.
Três anos depois, todo o faturamento da marca vem do comércio eletrônico. Além da Shopee, a Urban Zone também está no Mercado Livre, Magazine Luiza, Shein, Amazon e tem um site próprio.
Em vídeo de seis minutos, Machado dá três dicas e diz quais são os três conselhos que gostaria de ter ouvido antes de começar a vender em marketplaces.
Confira os principais destaques:
- A primeira dica é escolher um nicho específico. Machado começou com a venda de bermudas e depois ampliou para calças e outras peças de vestuário, mas sempre com foco na moda masculina.
- Aprenda a usar a Central de Marketing da Shopee. A plataforma oferece ferramentas para ajudar a impulsionar as vendas, como cashback, cupons de desconto e transmissões ao vivo.
- Tenha um processo logístico eficiente para entregar os produtos no menor tempo possível. Esperar o cliente concretizar a compra para acionar fornecedores gera um período longo de espera, o que pode frustrar os consumidores e trazer avaliações negativas para a loja.
- Procure por mentores que já tenham alcançado os resultados que você deseja. Machado diz que esse é um caminho para economizar tempo e dinheiro, já que ajuda a diminuir os erros.
- Utilize uma ferramenta para gerenciar o estoque. Não importa o tamanho do armazenamento, é fundamental investir em um sistema que automatize essa etapa.
- Entenda a sazonalidade do seu nicho. O vendedor precisa definir quais datas ou estações do ano são mais importantes para o seu negócio e investir antecipadamente no estoque.
Quer saber como vender bem na Shopee? Assista ao vídeo completo:
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O empresário Ruan Machado, que fechou três lojas físicas da Urban Zone Jeans na pandemia, dá dicas para ter um negócio no e-commerce