Quando Ariele Barreto, 35 anos, foi mãe pela segunda vez, em 2013, ela ainda trabalhava na área de Recursos Humanos e nem imaginava que em breve mudaria de profissão. Durante uma pausa de carreira para se dedicar à maternidade, a baiana de Juazeiro se apaixonou por uma confeitaria em São Paulo.
Alguns anos depois, abriu sua própria empresa e faturou R$ 1,8 milhão em 2022 com a Love For Sweet, um modelo de negócio 6 em 1, que reúne os segmentos de confeitaria, chocolateria, cafeteria, salgaderia, boulangerie e sorveteria.
O nascimento de Davi foi um divisor de águas na vida pessoal e profissional da futura empreendedora. Ela largou a profissão de RH para se dedicar à maternidade quando o filho foi diagnosticado com autismo. Nesse período em que pausou a carreira para cuidar de Davi e das terapias que ele fazia, ela conta que também encontrou a própria “terapia”: fazer doces.
O suporte do filho foi indispensável para que ela percebesse que tinha uma oportunidade valiosa em suas mãos: “Mamãe, o seu brigadeiro é o melhor do mundo”, disse o pequeno quando começou a falar aos 5 anos.
Foi assim que Ariele percebeu que estava no caminho certo e passou a investir em cursos e outras especializações, principalmente em culinária francesa, uma de suas paixões.
Produção de doces começou em casa
“A Love For Sweet nasceu de um gesto de amor passado de mãe para filho”, conta a confeiteira que iniciou a produção de doces em 2015, de forma caseira no condomínio em que morava.
Em pouco tempo, ela já contratou quatro funcionárias nos fins de semana para ajudar a produzir encomendas para festas. A primeira loja física da marca foi aberta no final de 2020, em Barueri (SP), e teve como carro-chefe o delivery durante o período de lockdown.
Atualmente, a empresa já conta com duas franquias, uma na Lapa e outra no Itaim Bibi, bairros de São Paulo.
Doceria instagramável inspirada em cafés de Paris
Segundo ela, o ambiente da doceria é pensado para despertar aconchego e afeto, desde os detalhes em rosa e floral, até o cardápio com mais de 100 receitas idealizadas por ela.
O visual instagramável da loja é inspirado em cafeterias parisienses e alguns dos pratos mais vendidos são internacionalmente conhecidos, como o bolo red velvet e os coloridos macarons.
Expansão prevista para 2024
A marca tem perspectiva de abrir 20 lojas em 2024. Cinco dessas novas unidades franqueadas devem ser ser abertas até março, diz a empreendedora.
Duas delas são de fora de São Paulo. De acordo com Ariele, o investimento para abrir uma franquia é de R$ 515 mil. O faturamento mensal é de R$ 120 mil, e o lucro é em torno de 10% a 18% do faturamento, segundo a empresa. O ponto de equilíbrio é atingido em 4 meses, afirma a empresária.