Burocracias podem ser desmotivadoras para quem pretende abrir um negócio do zero. O empresário Cassius Leal viu nessa situação uma oportunidade de negócio e criou em 2016 a Advys, um escritório de contabilidade que funciona como uma plataforma online de serviços empresariais. A empresa oferece não somente serviços de contabilidade, mas também informação jurídica e consultoria personalizada. A ideia é tentar mostrar o caminho das pedras para os empreendedores novatos.
“Empreender no Brasil é muito solitário, muitos não têm referência de gestão e estão tentando fazer dar certo, mas não têm com quem conversar ou consultar ao enfrentar problemas”, explica.
Ex-diretor de grandes bancos de investimento como HSBC e Goldman Sachs e participante do programa Shark Tank, Leal deixou para trás a rotina de grandes corporações e uma vida na Europa para empreender no Brasil.
A companhia conta com uma série de tecnologias para transformar planilhas complexas de Excel em painéis financeiros coloridos, por exemplo. “É difícil ler um relatório contábil. Muitas pessoas que empreendem no Brasil nem foram à faculdade. Dessa forma, fica bem simples, qualquer pessoa pode acompanhar”, diz.
A parte jurídica, por sua vez, é feita a partir de uma inteligência artificial, pronta para responder a uma série de perguntas comuns aos empreendedores “sem o juridiquês”. “Percebemos que as dúvidas eram similares, então juntamos as respostas para que o empreendedor não tenha mais que pedir favor para um amigo ou conhecido porque no começo não tem dinheiro para advogado”, esclarece.
Já a consultoria aos clientes é completamente personalizada. “Tem muitos que vão para a rodada de investimento, ligam antes para saber o que fazer, com o que devem se preocupar”, exemplifica. O ticket médio dos serviços é de R$ 400 mensais.
Empresa surfa na onda do Shark Tank
Cassius Leal apresentou o conceito do negócio no reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil, que foi ao ar em fevereiro de 2021. O episódio da quarta temporada rendeu mais de 849 mil visualizações no YouTube.
Na época, a Advys tinha faturamento anual de R$ 550 mil, com 120 clientes e três funcionários. Dois anos depois, em 2023, a empresa atingiu R$ 3 milhões e atende 800 pessoas com 12 funcionários.
“Quem chega ou me viu no programa ou veio por indicação”, afirma o empresário. De acordo com ele, 4 mil pessoas entraram em contato com ele durante o fim de semana em que o programa foi ao ar, interessadas nos seus serviços. “Eu não estava preparado”, assume. A cada reprise, ele recebe o contato de 300 a 400 pessoas.
Na época, Leal recebeu a proposta de um dos jurados do programa, o CEO da Polishop, João Appolinário: um investimento de R$ 300 mil por 20% da empresa. Após a oferta, a empresa passou por um processo de diligência, Appolinário passou quase um ano testando o negócio.
No fim, ele manteve a proposta inicial, que foi finalmente recusada por Leal por entender que a sua empresa naquele período valia mais do que quando começou (cresceu quatro vezes em um ano). “Mesmo assim, o programa ainda é o maior fator gerador de clientes para mim”, declara.
De diretor de banco na Europa para empreendedor no Brasil
A carreira de Leal começou em bancos de investimento. Ele foi vice-presidente do Merrill Lynch, em Londres; tesoureiro e head da região da Ibéria no HSBC, onde permaneceu cinco anos. Em 2009, voltou ao Brasil como diretor e head da América Latina do Goldman Sachs. Deixou o banco em 2014 e resolveu tirar dois anos sabáticos. “Ganhei muito dinheiro, mas não encontrava o meu propósito”, revela.
A partir do que observou e aprendeu nos anos em que trabalhou nos bancos, o empresário resolveu explorar um negócio voltado aos pequenos empreendedores que enfrentam mais desafios para se manter em pé. De acordo com o IBGE, 60% das empresas não conseguem manter as portas abertas por mais de cinco anos no Brasil.
Atrelado a isso, usou ao seu favor o fato de que o serviço de contabilidade é exigido para a maior parte dos empresários e é recorrente. Montou também um negócio com custo operacional baixo, inicialmente. “Montei tudo com custo variável, usei a capacidade ociosa de escritórios maiores”.
A Advys procurava clientes dos grandes escritórios e oferecia serviços de atendimento e consultoria, enquanto terceirizava a parte de contabilidade. “Só contratava o escritório quando tinha cliente, então o custo era muito baixo”, diz.
Empresa enfrenta desafio para resolver burocracias
O êxito do negócio não escapa de desafios – pelo contrário, afirma Cassius Leal. Conforme o empresário, ao mesmo tempo que a Advys busca reduzir as burocracias para o cliente, sofre com elas. Algumas vezes, a abertura de empresas pode demorar até três meses, por exemplo. “Tem coisas que não dependem da gente. Mas como explicar para o cliente?”, reflete.
A falta de padronização na emissão de notas de serviço entre municípios também é uma dificuldade enfrentada pela empresa, que atende clientes de todos os estados do Brasil. “Na cidade de São Paulo, a prefeitura emite de um jeito, e na pequena cidade do interior do Ceará, é de outro completamente diferente”, explica.
Além disso, enfrenta a “percepção ruim” do negócio. “O contador trata o governo como cliente, e não o cliente em si. Isso é um erro e dificulta muito a percepção de valor do negócio para o empreendedor”, lamenta. Formado em direito aos 45 anos e contabilidade aos 47, ele observa essa ideia sendo disseminada desde o meio acadêmico.
Empresário espera que negócio cresça com público inexplorado
Leal espera fechar o ano de 2024 com R$ 3,5 milhões de faturamento. A longo prazo, pretende alcançar 1 milhão de clientes até 2029, focando em um público ainda pouco explorado pela empresa. “É recorrente e obrigatório, é escalável e atende muita gente”, diz.
Além das mais de 22 milhões de empresas formalizadas com CNPJ no Brasil, há cerca de 20 milhões de pessoas não formalizadas. Para crescer, ele quer atrair esses profissionais autônomos.
Para chegar ao potencial que ele acredita ter, Leal vai investir em marketing digital e trabalha na montagem de um time comercial que ficará focado em fazer venda proativa.
Reputação
No Google, a Advys conta com 12 avaliações. Apenas uma não avaliou a empresa com a nota máxima (cinco estrelas), indicando duas estrelas na plataforma. O voto não foi acompanhado de uma justificativa.