Divulgação é algo essencial para um negócio, e sua empresa precisa aparecer bem em buscas on-line. Afinal, como alguém pode fechar boas vendas se não é conhecido pelos clientes?
Vamos imaginar o seguinte cenário: um consumidor precisa de um determinado serviço ou produto. Se ele não conhece um local que atenda a essa demanda e não tem uma recomendação de amigo ou familiar, é muito provável que busque no Google.
Uma das formas de ajudar o empreendedor a se destacar é o Google Meu Negócio, plataforma gratuita da gigante de tecnologia. Para isso, é preciso cadastrar o negócio lá, montando uma página com os dados da empresa.
A consultora de marketing do Sebrae-SP Silmara Regina Souza fala sobre as vantagens da ferramenta. “A que horas a empresa está aberta? Tem o WhatsApp ali? Qual o endereço? A ferramenta traz esse resultado. Então, é importante que todas informações sejam preenchidas”, explica.
Leia mais
Quais as vantagens de estar no Google Meu Negócio?
- Visibilidade: O negócio poderá ser encontrado na busca da plataforma mais facilmente. Além disso, o empreendimento terá condição de aparecer no Maps, serviço de localização do Google.
- Facilidade de contato: Email, site e telefone poderão estar disponíveis por lá. Isso facilita a ponte entre o negócio e o cliente.
- Clareza nas informações: É possível definir em quais dias e horários o comércio está em funcionamento.
- Avaliações: Clientes podem avaliar (bem ou mal) o serviço.
- É de graça: É possível fazer campanhas de divulgação pagas, mas o básico, que inclui o card no Google e a presença no Maps, são gratuitos.
Como criar perfil no Google Meu Negócio?
É possível pesquisar pela ferramenta no próprio Google ou acessar diretamente por meio deste link. Por lá, basta clicar em “Gerenciar agora”. A partir disso, alguns tópicos vão precisar ser preenchidos, como:
- nome da empresa;
- tipo - seja varejo online, loja física ou serviços locais;
- site;
- categoria (área de atuação);
- endereço, essencial para presença no Maps;
- telefone;
- foto de perfil;
Depois de preencher esses tópicos, uma verificação será necessária, via telefone ou mensagem de texto. Após isso, será possível selecionar quais os dias de funcionamento, assim como os horários.