Ela desistiu de cargo público, abriu negócio de imigração para Espanha e fatura R$ 13 milhões


Espanha Fácil, fundada por Renata Barbalho, de Recife (PE), oferece serviços de vistos, cidadania, compra de imóveis e cursos de idiomas

Por Felipe Siqueira

Nascida em Recife, em 1983, Renata Barbalho se formou na área contábil, prestou concurso público, passou e, enquanto não era chamada para ser contadora do metrô da cidade, decidiu fazer um mestrado fora do Brasil, com intuito de se qualificar mais, na intenção de futuramente galgar mais oportunidades. Esse passo, porém, “mudou tudo”, como ela conta.

De estágio a empreendedora: a história de Renata Barbalho

Durante o mestrado, na Espanha, conseguiu um estágio, teve acesso ao visto de estudante e de emprego e passou a ajudar informalmente amigos no Brasil que precisavam seguir caminhos semelhantes. Com a expertise adquirida nesse período, enxergou uma oportunidade de negócio. Em 2007, iniciou a Espanha Fácil e, hoje, fatura mais de R$ 13 milhões com operações em ambos os países. Conheça a história dela a seguir.

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A Espanha Fácil atua em algumas frentes diferentes. As principais são para vistos - de estudo e trabalho - e processo de cidadania. A empresa cuida de toda a burocracia, desde a imigração até seguros e tradução de documentos. Além disso, também atua na assessoria para compra de imóveis e cursos de idiomas.

A CEO da Espanha Fácil, Renata Barbalho Foto: Hildebrando Silva/Divulgação/Espanha Fácil

O foco são os brasileiros: serviços e diferencial da Espanha Fácil

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Os clientes principais são os brasileiros. O marketing, o atendimento e a comunicação são feitos todos em português, embora eles também prestem serviços para outras nacionalidades, caso surja demanda.

Os custos de serviços de cidadania espanhola, por exemplo, carro-chefe da marca, além de eventuais taxas do governo local, podem variar de € 400 a € 1 mil.

A decisão de empreender: deixando a carreira pública para trás

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A ideia de trabalhar com isso surgiu a partir de uma janela de oportunidade. A família inteira é concursada. Portanto, a ideia era seguir este caminho.

Ela aguardava algum concurso da Receita Federal, mas a primeira oportunidade veio para ser contadora do metrô da cidade. Passou em quinto lugar.

Até ser chamada, foi fazer um curso de mestrado, em 2005, na Espanha e, inicialmente, regressaria ao Brasil para assumir seu cargo conquistado quando fosse requisitada.

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Porém, na Espanha, conseguiu um estágio. Ela tinha apenas o visto de estudante à época. Até que a empresa decidiu por contratá-la e a auxiliou no processo de visto para trabalho fixo.

Neste ínterim, Barbalho recebeu a ligação de que teria um determinado prazo para assumir a vaga de concursada no Brasil.

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Resumidamente, a família preferia que ela fosse funcionária pública. Mas Barbalho optou por seguir na Espanha trabalhando.

Em meio a todo este processo, ela começou a ajudar pessoas - amigos, familiares e conhecidos - a tirar vistos de estudante e trabalho. “Comecei a ver que tinha um nicho de mercado”, conta.

Por alguns meses, viveu essa jornada dupla. Em 2007, depois de montar o plano de negócios e alterar o tipo de visto junto ao governo espanhol, já que o anterior permitia apenas o trabalho na empresa específica em que havia sido contratada, a Espanha Fácil foi oficialmente aberta.

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Pediu demissão do emprego e passou a se dedicar exclusivamente ao então novo negócio. “Foi meu primeiro empreendimento. Depois de algum tempo, montei a empresa no Brasil também, para facilitar os pagamentos de clientes brasileiros”, afirma.

Escalando o negócio: novos serviços e crescimento da Espanha Fácil

O negócio foi escalando, ganhando uma certa tração e incrementando novos serviços. Incluíram os seguros, parte de assessoria imobiliária, intercâmbio, cursos de idioma, até tomar a forma que tem hoje. “Sempre fui muito de ouvir e prestar atenção às demandas dos clientes.”

Há duas operações em andamento para a marca Espanha Fácil. Uma no Brasil e outra na Espanha. O faturamento bruto de 2023 para os clientes captados em território nacional foi de pouco mais R$ 10 milhões.

Na operação espanhola, a receita bruta foi de cerca de € 477 mil no mesmo período, o equivalente a cerca de R$ 3 milhões, em conversão realizada em agosto de 2024.

Avaliação de clientes da Espanha Fácil

No momento de produção desta reportagem. havia registro de 38 queixas contra a empresa Espanha Fácil no site ReclameAqui, considerando todo o período disponível. As reclamações citavam problemas como atendimento e encaminhamento dos pedidos de imigração. Segundo a classificação do ReclameAqui, a empresa é considerada como de “reputação regular”.

No Google My Business, a nota geral é de 4,6, sendo que o máximo é 5 estrelas. Em um total de 929 avaliações, há cerca de 90 com nota até 3, sendo que mais de 80 são pela nota mínima, 1. Em grande parte as notas, reclamações e comentários são respondidos pela equipe de comunicação da empresa.

Os autores das avaliações não podem ser verificados. Eventualmente, comentários positivos ou negativos podem ser uma ação deliberada - a favor ou contra a empresa.

A opinião de especialista: análise do modelo de negócio

O consultor de negócios do Sebrae-SP Marcio Guerra comenta que justamente esta etapa do planejamento é uma das mais sensíveis na hora de iniciar um negócio, ainda mais em um território desconhecido tendo nunca empreendido antes, como é o caso de Barbalho.

“O empreendedor sempre vai ter que considerar com muita atenção as peculiaridades desse novo mercado a ser explorado, olhando aptidões, vocações e, inclusive, enxergando essas janelas de oportunidades”, comenta.

O fato, completa Guerra, de ser uma plataforma voltada para serviços acaba facilitando o processo de abertura de empresa em outro país, já que a logística não será um problema - característica presente, por exemplo, em indústrias ou empresas do varejo e de alimentação.

“A pessoa consegue perceber uma demanda e, se não conseguir atender sozinha, contrata parceiros, sejam terceirizados ou da própria estrutura do negócio”, diz.

Nascida em Recife, em 1983, Renata Barbalho se formou na área contábil, prestou concurso público, passou e, enquanto não era chamada para ser contadora do metrô da cidade, decidiu fazer um mestrado fora do Brasil, com intuito de se qualificar mais, na intenção de futuramente galgar mais oportunidades. Esse passo, porém, “mudou tudo”, como ela conta.

De estágio a empreendedora: a história de Renata Barbalho

Durante o mestrado, na Espanha, conseguiu um estágio, teve acesso ao visto de estudante e de emprego e passou a ajudar informalmente amigos no Brasil que precisavam seguir caminhos semelhantes. Com a expertise adquirida nesse período, enxergou uma oportunidade de negócio. Em 2007, iniciou a Espanha Fácil e, hoje, fatura mais de R$ 13 milhões com operações em ambos os países. Conheça a história dela a seguir.

A Espanha Fácil atua em algumas frentes diferentes. As principais são para vistos - de estudo e trabalho - e processo de cidadania. A empresa cuida de toda a burocracia, desde a imigração até seguros e tradução de documentos. Além disso, também atua na assessoria para compra de imóveis e cursos de idiomas.

A CEO da Espanha Fácil, Renata Barbalho Foto: Hildebrando Silva/Divulgação/Espanha Fácil

O foco são os brasileiros: serviços e diferencial da Espanha Fácil

Os clientes principais são os brasileiros. O marketing, o atendimento e a comunicação são feitos todos em português, embora eles também prestem serviços para outras nacionalidades, caso surja demanda.

Os custos de serviços de cidadania espanhola, por exemplo, carro-chefe da marca, além de eventuais taxas do governo local, podem variar de € 400 a € 1 mil.

A decisão de empreender: deixando a carreira pública para trás

A ideia de trabalhar com isso surgiu a partir de uma janela de oportunidade. A família inteira é concursada. Portanto, a ideia era seguir este caminho.

Ela aguardava algum concurso da Receita Federal, mas a primeira oportunidade veio para ser contadora do metrô da cidade. Passou em quinto lugar.

Até ser chamada, foi fazer um curso de mestrado, em 2005, na Espanha e, inicialmente, regressaria ao Brasil para assumir seu cargo conquistado quando fosse requisitada.

Porém, na Espanha, conseguiu um estágio. Ela tinha apenas o visto de estudante à época. Até que a empresa decidiu por contratá-la e a auxiliou no processo de visto para trabalho fixo.

Neste ínterim, Barbalho recebeu a ligação de que teria um determinado prazo para assumir a vaga de concursada no Brasil.

Resumidamente, a família preferia que ela fosse funcionária pública. Mas Barbalho optou por seguir na Espanha trabalhando.

Em meio a todo este processo, ela começou a ajudar pessoas - amigos, familiares e conhecidos - a tirar vistos de estudante e trabalho. “Comecei a ver que tinha um nicho de mercado”, conta.

Por alguns meses, viveu essa jornada dupla. Em 2007, depois de montar o plano de negócios e alterar o tipo de visto junto ao governo espanhol, já que o anterior permitia apenas o trabalho na empresa específica em que havia sido contratada, a Espanha Fácil foi oficialmente aberta.

Pediu demissão do emprego e passou a se dedicar exclusivamente ao então novo negócio. “Foi meu primeiro empreendimento. Depois de algum tempo, montei a empresa no Brasil também, para facilitar os pagamentos de clientes brasileiros”, afirma.

Escalando o negócio: novos serviços e crescimento da Espanha Fácil

O negócio foi escalando, ganhando uma certa tração e incrementando novos serviços. Incluíram os seguros, parte de assessoria imobiliária, intercâmbio, cursos de idioma, até tomar a forma que tem hoje. “Sempre fui muito de ouvir e prestar atenção às demandas dos clientes.”

Há duas operações em andamento para a marca Espanha Fácil. Uma no Brasil e outra na Espanha. O faturamento bruto de 2023 para os clientes captados em território nacional foi de pouco mais R$ 10 milhões.

Na operação espanhola, a receita bruta foi de cerca de € 477 mil no mesmo período, o equivalente a cerca de R$ 3 milhões, em conversão realizada em agosto de 2024.

Avaliação de clientes da Espanha Fácil

No momento de produção desta reportagem. havia registro de 38 queixas contra a empresa Espanha Fácil no site ReclameAqui, considerando todo o período disponível. As reclamações citavam problemas como atendimento e encaminhamento dos pedidos de imigração. Segundo a classificação do ReclameAqui, a empresa é considerada como de “reputação regular”.

No Google My Business, a nota geral é de 4,6, sendo que o máximo é 5 estrelas. Em um total de 929 avaliações, há cerca de 90 com nota até 3, sendo que mais de 80 são pela nota mínima, 1. Em grande parte as notas, reclamações e comentários são respondidos pela equipe de comunicação da empresa.

Os autores das avaliações não podem ser verificados. Eventualmente, comentários positivos ou negativos podem ser uma ação deliberada - a favor ou contra a empresa.

A opinião de especialista: análise do modelo de negócio

O consultor de negócios do Sebrae-SP Marcio Guerra comenta que justamente esta etapa do planejamento é uma das mais sensíveis na hora de iniciar um negócio, ainda mais em um território desconhecido tendo nunca empreendido antes, como é o caso de Barbalho.

“O empreendedor sempre vai ter que considerar com muita atenção as peculiaridades desse novo mercado a ser explorado, olhando aptidões, vocações e, inclusive, enxergando essas janelas de oportunidades”, comenta.

O fato, completa Guerra, de ser uma plataforma voltada para serviços acaba facilitando o processo de abertura de empresa em outro país, já que a logística não será um problema - característica presente, por exemplo, em indústrias ou empresas do varejo e de alimentação.

“A pessoa consegue perceber uma demanda e, se não conseguir atender sozinha, contrata parceiros, sejam terceirizados ou da própria estrutura do negócio”, diz.

Nascida em Recife, em 1983, Renata Barbalho se formou na área contábil, prestou concurso público, passou e, enquanto não era chamada para ser contadora do metrô da cidade, decidiu fazer um mestrado fora do Brasil, com intuito de se qualificar mais, na intenção de futuramente galgar mais oportunidades. Esse passo, porém, “mudou tudo”, como ela conta.

De estágio a empreendedora: a história de Renata Barbalho

Durante o mestrado, na Espanha, conseguiu um estágio, teve acesso ao visto de estudante e de emprego e passou a ajudar informalmente amigos no Brasil que precisavam seguir caminhos semelhantes. Com a expertise adquirida nesse período, enxergou uma oportunidade de negócio. Em 2007, iniciou a Espanha Fácil e, hoje, fatura mais de R$ 13 milhões com operações em ambos os países. Conheça a história dela a seguir.

A Espanha Fácil atua em algumas frentes diferentes. As principais são para vistos - de estudo e trabalho - e processo de cidadania. A empresa cuida de toda a burocracia, desde a imigração até seguros e tradução de documentos. Além disso, também atua na assessoria para compra de imóveis e cursos de idiomas.

A CEO da Espanha Fácil, Renata Barbalho Foto: Hildebrando Silva/Divulgação/Espanha Fácil

O foco são os brasileiros: serviços e diferencial da Espanha Fácil

Os clientes principais são os brasileiros. O marketing, o atendimento e a comunicação são feitos todos em português, embora eles também prestem serviços para outras nacionalidades, caso surja demanda.

Os custos de serviços de cidadania espanhola, por exemplo, carro-chefe da marca, além de eventuais taxas do governo local, podem variar de € 400 a € 1 mil.

A decisão de empreender: deixando a carreira pública para trás

A ideia de trabalhar com isso surgiu a partir de uma janela de oportunidade. A família inteira é concursada. Portanto, a ideia era seguir este caminho.

Ela aguardava algum concurso da Receita Federal, mas a primeira oportunidade veio para ser contadora do metrô da cidade. Passou em quinto lugar.

Até ser chamada, foi fazer um curso de mestrado, em 2005, na Espanha e, inicialmente, regressaria ao Brasil para assumir seu cargo conquistado quando fosse requisitada.

Porém, na Espanha, conseguiu um estágio. Ela tinha apenas o visto de estudante à época. Até que a empresa decidiu por contratá-la e a auxiliou no processo de visto para trabalho fixo.

Neste ínterim, Barbalho recebeu a ligação de que teria um determinado prazo para assumir a vaga de concursada no Brasil.

Resumidamente, a família preferia que ela fosse funcionária pública. Mas Barbalho optou por seguir na Espanha trabalhando.

Em meio a todo este processo, ela começou a ajudar pessoas - amigos, familiares e conhecidos - a tirar vistos de estudante e trabalho. “Comecei a ver que tinha um nicho de mercado”, conta.

Por alguns meses, viveu essa jornada dupla. Em 2007, depois de montar o plano de negócios e alterar o tipo de visto junto ao governo espanhol, já que o anterior permitia apenas o trabalho na empresa específica em que havia sido contratada, a Espanha Fácil foi oficialmente aberta.

Pediu demissão do emprego e passou a se dedicar exclusivamente ao então novo negócio. “Foi meu primeiro empreendimento. Depois de algum tempo, montei a empresa no Brasil também, para facilitar os pagamentos de clientes brasileiros”, afirma.

Escalando o negócio: novos serviços e crescimento da Espanha Fácil

O negócio foi escalando, ganhando uma certa tração e incrementando novos serviços. Incluíram os seguros, parte de assessoria imobiliária, intercâmbio, cursos de idioma, até tomar a forma que tem hoje. “Sempre fui muito de ouvir e prestar atenção às demandas dos clientes.”

Há duas operações em andamento para a marca Espanha Fácil. Uma no Brasil e outra na Espanha. O faturamento bruto de 2023 para os clientes captados em território nacional foi de pouco mais R$ 10 milhões.

Na operação espanhola, a receita bruta foi de cerca de € 477 mil no mesmo período, o equivalente a cerca de R$ 3 milhões, em conversão realizada em agosto de 2024.

Avaliação de clientes da Espanha Fácil

No momento de produção desta reportagem. havia registro de 38 queixas contra a empresa Espanha Fácil no site ReclameAqui, considerando todo o período disponível. As reclamações citavam problemas como atendimento e encaminhamento dos pedidos de imigração. Segundo a classificação do ReclameAqui, a empresa é considerada como de “reputação regular”.

No Google My Business, a nota geral é de 4,6, sendo que o máximo é 5 estrelas. Em um total de 929 avaliações, há cerca de 90 com nota até 3, sendo que mais de 80 são pela nota mínima, 1. Em grande parte as notas, reclamações e comentários são respondidos pela equipe de comunicação da empresa.

Os autores das avaliações não podem ser verificados. Eventualmente, comentários positivos ou negativos podem ser uma ação deliberada - a favor ou contra a empresa.

A opinião de especialista: análise do modelo de negócio

O consultor de negócios do Sebrae-SP Marcio Guerra comenta que justamente esta etapa do planejamento é uma das mais sensíveis na hora de iniciar um negócio, ainda mais em um território desconhecido tendo nunca empreendido antes, como é o caso de Barbalho.

“O empreendedor sempre vai ter que considerar com muita atenção as peculiaridades desse novo mercado a ser explorado, olhando aptidões, vocações e, inclusive, enxergando essas janelas de oportunidades”, comenta.

O fato, completa Guerra, de ser uma plataforma voltada para serviços acaba facilitando o processo de abertura de empresa em outro país, já que a logística não será um problema - característica presente, por exemplo, em indústrias ou empresas do varejo e de alimentação.

“A pessoa consegue perceber uma demanda e, se não conseguir atender sozinha, contrata parceiros, sejam terceirizados ou da própria estrutura do negócio”, diz.

Nascida em Recife, em 1983, Renata Barbalho se formou na área contábil, prestou concurso público, passou e, enquanto não era chamada para ser contadora do metrô da cidade, decidiu fazer um mestrado fora do Brasil, com intuito de se qualificar mais, na intenção de futuramente galgar mais oportunidades. Esse passo, porém, “mudou tudo”, como ela conta.

De estágio a empreendedora: a história de Renata Barbalho

Durante o mestrado, na Espanha, conseguiu um estágio, teve acesso ao visto de estudante e de emprego e passou a ajudar informalmente amigos no Brasil que precisavam seguir caminhos semelhantes. Com a expertise adquirida nesse período, enxergou uma oportunidade de negócio. Em 2007, iniciou a Espanha Fácil e, hoje, fatura mais de R$ 13 milhões com operações em ambos os países. Conheça a história dela a seguir.

A Espanha Fácil atua em algumas frentes diferentes. As principais são para vistos - de estudo e trabalho - e processo de cidadania. A empresa cuida de toda a burocracia, desde a imigração até seguros e tradução de documentos. Além disso, também atua na assessoria para compra de imóveis e cursos de idiomas.

A CEO da Espanha Fácil, Renata Barbalho Foto: Hildebrando Silva/Divulgação/Espanha Fácil

O foco são os brasileiros: serviços e diferencial da Espanha Fácil

Os clientes principais são os brasileiros. O marketing, o atendimento e a comunicação são feitos todos em português, embora eles também prestem serviços para outras nacionalidades, caso surja demanda.

Os custos de serviços de cidadania espanhola, por exemplo, carro-chefe da marca, além de eventuais taxas do governo local, podem variar de € 400 a € 1 mil.

A decisão de empreender: deixando a carreira pública para trás

A ideia de trabalhar com isso surgiu a partir de uma janela de oportunidade. A família inteira é concursada. Portanto, a ideia era seguir este caminho.

Ela aguardava algum concurso da Receita Federal, mas a primeira oportunidade veio para ser contadora do metrô da cidade. Passou em quinto lugar.

Até ser chamada, foi fazer um curso de mestrado, em 2005, na Espanha e, inicialmente, regressaria ao Brasil para assumir seu cargo conquistado quando fosse requisitada.

Porém, na Espanha, conseguiu um estágio. Ela tinha apenas o visto de estudante à época. Até que a empresa decidiu por contratá-la e a auxiliou no processo de visto para trabalho fixo.

Neste ínterim, Barbalho recebeu a ligação de que teria um determinado prazo para assumir a vaga de concursada no Brasil.

Resumidamente, a família preferia que ela fosse funcionária pública. Mas Barbalho optou por seguir na Espanha trabalhando.

Em meio a todo este processo, ela começou a ajudar pessoas - amigos, familiares e conhecidos - a tirar vistos de estudante e trabalho. “Comecei a ver que tinha um nicho de mercado”, conta.

Por alguns meses, viveu essa jornada dupla. Em 2007, depois de montar o plano de negócios e alterar o tipo de visto junto ao governo espanhol, já que o anterior permitia apenas o trabalho na empresa específica em que havia sido contratada, a Espanha Fácil foi oficialmente aberta.

Pediu demissão do emprego e passou a se dedicar exclusivamente ao então novo negócio. “Foi meu primeiro empreendimento. Depois de algum tempo, montei a empresa no Brasil também, para facilitar os pagamentos de clientes brasileiros”, afirma.

Escalando o negócio: novos serviços e crescimento da Espanha Fácil

O negócio foi escalando, ganhando uma certa tração e incrementando novos serviços. Incluíram os seguros, parte de assessoria imobiliária, intercâmbio, cursos de idioma, até tomar a forma que tem hoje. “Sempre fui muito de ouvir e prestar atenção às demandas dos clientes.”

Há duas operações em andamento para a marca Espanha Fácil. Uma no Brasil e outra na Espanha. O faturamento bruto de 2023 para os clientes captados em território nacional foi de pouco mais R$ 10 milhões.

Na operação espanhola, a receita bruta foi de cerca de € 477 mil no mesmo período, o equivalente a cerca de R$ 3 milhões, em conversão realizada em agosto de 2024.

Avaliação de clientes da Espanha Fácil

No momento de produção desta reportagem. havia registro de 38 queixas contra a empresa Espanha Fácil no site ReclameAqui, considerando todo o período disponível. As reclamações citavam problemas como atendimento e encaminhamento dos pedidos de imigração. Segundo a classificação do ReclameAqui, a empresa é considerada como de “reputação regular”.

No Google My Business, a nota geral é de 4,6, sendo que o máximo é 5 estrelas. Em um total de 929 avaliações, há cerca de 90 com nota até 3, sendo que mais de 80 são pela nota mínima, 1. Em grande parte as notas, reclamações e comentários são respondidos pela equipe de comunicação da empresa.

Os autores das avaliações não podem ser verificados. Eventualmente, comentários positivos ou negativos podem ser uma ação deliberada - a favor ou contra a empresa.

A opinião de especialista: análise do modelo de negócio

O consultor de negócios do Sebrae-SP Marcio Guerra comenta que justamente esta etapa do planejamento é uma das mais sensíveis na hora de iniciar um negócio, ainda mais em um território desconhecido tendo nunca empreendido antes, como é o caso de Barbalho.

“O empreendedor sempre vai ter que considerar com muita atenção as peculiaridades desse novo mercado a ser explorado, olhando aptidões, vocações e, inclusive, enxergando essas janelas de oportunidades”, comenta.

O fato, completa Guerra, de ser uma plataforma voltada para serviços acaba facilitando o processo de abertura de empresa em outro país, já que a logística não será um problema - característica presente, por exemplo, em indústrias ou empresas do varejo e de alimentação.

“A pessoa consegue perceber uma demanda e, se não conseguir atender sozinha, contrata parceiros, sejam terceirizados ou da própria estrutura do negócio”, diz.

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