Você acha que a indústria do vídeo game lança novas versões de jogos esportivos apenas para aumentar o lucro no fim do ano? Bem, você está certo. Um dos principais resultados dessa política é esse mesmo: arrecadar mais. Existe, entretanto, algo por trás dessa conclusão que pode servir de inspiração para pequenos empreendedores. A estratégia da evolução constante do produto é o que faz com que a arrecadação com esses produtos seja sempre alta.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + :: É claro que os fanáticos pelos games de futebol adoram as atualizações de times e campeonatos - o mesmo aplica-se para quem joga o simulador de Fórmula 1. Mas a evolução é constante em outros aspectos. Os desenvolvedores buscam, em cada nova versão, ampliar a experiência do jogo, que tornar-se também cada vez mais próximo da realidade. Erros de versões anteriores também são revisados.
A nova versão da franquia Pro Evolution Soccer (PES), por exemplo, facilitou a escolha do jogador que pretende disputar o Campeonato Brasileiro de futebol. Antes, para jogá-lo, era preciso percorrer um caminho de 'cliques' longo e tortuoso. Lojas especializadas, inclusive, receberam telefonemas de jogadores iniciantes com dificuldade para encontrar a liga mencionada.
A empresa responsável pelo jogo também criou um modo simples de customizar o jogo - ao ligar o vídeo game pela primeira vez com o novo disquinho de Blue Ray, o usuário é convidado a informar por qual time torce. Ao fazer essa escolha, terá a tela inicial customizada com as cores da equipe e os principais lances de partidas do time - se você optar por disputar competições com a agremiação.
Mas se erros desaparecem, outros surgem. Ao escolher disputar o Campeonato Brasileiro com o São Paulo Futebol Clube, por exemplo, a primeira disputa será contra o Cruzeiro. O jogo começa e o narrador da versão brasileira, Silvio Luiz, e o comentarista Mauro Beting fazem uma rápida introdução a respeito do tricolor...carioca. Falam da história e das cores do Fluminense.
A lição para os empreendedores? A inovação é alma do negócio, mas aprimorá-la constantemente significa, para o empreendedor, o combustível necessário para continuar a crescer, crescer, crescer...