Feira de franquias começa nesta quarta; veja opções com investimento inicial de até R$ 15 mil


Evento terá 400 franquias com investimento a partir de R$ 7 mil; confira destaques e cuidados para não fechar negócio por impulso

Por Felipe Siqueira

Quer abrir um negócio próprio? Nesta quarta-feira, 28, em São Paulo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) começa a ABF Franchising Expo, que vai contar com cerca de 400 franquias expositoras e palestras de players do setor. Por lá, vão marcar presença companhias com investimento inicial desde R$ 7 mil até acima de R$ 500 mil, como Arezzo, Burger King e School of Rock. Tudo vai ocorrer no Expo Center Norte, que fica na rua José Bernardo Pinto, 333. De quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, os eventos serão realizados entre 13h e 21h. No sábado, 1º, das 11h30 às 18h30.

Esta vai ser a edição de número 30, e a organização espera que cerca de 60 mil pessoas passem pelo evento durante os quatro dias: 28, 29, 30 de junho e 1˚ de julho. O ingresso, que vale para todos os dias, custa R$ 80 na compra online e R$ 100 para quem adquirir na bilheteria do local. Mais informações podem ser encontradas neste link do site oficial da feira.

ABF realiza nesta semana a Franchising Expo Foto: Divulgação/ABF
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Confira franquias de até R$ 15 mil

Algumas marcas de franquias que custam até R$ 15 mil como investimento inicial vão estar na feira. Veja três exemplos, com dados das próprias empresas.

  • Clube Turismo
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Tipo de negócio: agência de viagens

Investimento mínimo inicial: R$ 6,9 mil, para o perfil home office

Faturamento médio mensal: R$ 40 mil

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Prazo de retorno estimado: 5 meses

Site: neste link

  • Vai Voando (estreante na feira)
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Tipo de negócio: agência de viagens

Investimento mínimo inicial: R$ 15 mil

Faturamento médio mensal: Entre R$ 40 mil e R$ 50 mil

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Prazo de retorno estimado: 8 meses

Site: neste link

  • TZ Viagens (estreante na feira)
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Tipo de negócio: rede de agência de viagens e intercâmbio

Investimento mínimo inicial: R$ 9,5 mil - para o modelo home office

Faturamento médio mensal: R$ 42 mil, para franqueados que atuam ao menos 8 horas por dia na franquia

Prazo de retorno estimado: de 1 a 4 meses

Site: neste link

Cuidados ao participar de feiras de franquias

O Estadão conversou com o consultor de negócios do Sebrae Mauricio Matsumoto para entender a que o empreendedor precisar estar atento na hora de frequentar feiras de negócios, como é o caso da ABF Franchising Expo. Segundo Matsumoto, é preciso dividir a atenção em algumas partes. Vamos a elas:

  • Entenda se está preparado para ter o negócio - É necessário entender qual tipo de franquia quer comprar, se tem afinidade com o tema. Não adianta, por exemplo, não gostar de trabalhar aos finais de semana e adquirir uma franquia de restaurante ou bar, que tem o melhor faturamento neste momento da semana. Então, também precisa saber quanto tempo vai ter para se dedicar efetivamente a um negócio.
  • Conhecimento é importantíssimo - Precisa avaliar se realmente conhece o sistema de franchising. Se não, é recomendável que comece pela Lei 13.966/2019, que regulamenta o setor. Além disso, tem alguma habilidade que possa ser aproveitada no negócio? Quanto de recurso financeiro tem disponível? Pode passar um bom tempo sem retiradas (renda). Por último, está pronto para se subordinar a um modelo já testado e seguir regras, que podem ser bem rígidas?
  • Pesquisa - É necessário pesquisar muito, à exaustão, para realmente não entrar em um mau negócio. “Não seja levado pela emoção”, ressalta Matsumoto. Antes de ir para uma feira, verifique tudo: a reputação da marca, se o mercado em que a franqueadora está inserida tem potencial de crescimento ou se está saturado, além de saber quais regiões estão disponíveis. Converse com franqueados atuais da rede e também com ex-franqueados, para saber o nível o nível de apoio que a franqueadora e outras informações da vida real.
  • Não feche negócio no impulso - O ideal é não fechar negócio na feira. Isso já não é muito comum - adquirir algo no próprio espaço de exposição. No geral, você apenas preenche um cadastro no local, mas é bom ficar atento, porque é necessário realizar muita pesquisa - de mercado e da própria marca. “Não caia no canto da sereia”, afirma o especialista.

Quer abrir um negócio próprio? Nesta quarta-feira, 28, em São Paulo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) começa a ABF Franchising Expo, que vai contar com cerca de 400 franquias expositoras e palestras de players do setor. Por lá, vão marcar presença companhias com investimento inicial desde R$ 7 mil até acima de R$ 500 mil, como Arezzo, Burger King e School of Rock. Tudo vai ocorrer no Expo Center Norte, que fica na rua José Bernardo Pinto, 333. De quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, os eventos serão realizados entre 13h e 21h. No sábado, 1º, das 11h30 às 18h30.

Esta vai ser a edição de número 30, e a organização espera que cerca de 60 mil pessoas passem pelo evento durante os quatro dias: 28, 29, 30 de junho e 1˚ de julho. O ingresso, que vale para todos os dias, custa R$ 80 na compra online e R$ 100 para quem adquirir na bilheteria do local. Mais informações podem ser encontradas neste link do site oficial da feira.

ABF realiza nesta semana a Franchising Expo Foto: Divulgação/ABF

Confira franquias de até R$ 15 mil

Algumas marcas de franquias que custam até R$ 15 mil como investimento inicial vão estar na feira. Veja três exemplos, com dados das próprias empresas.

  • Clube Turismo

Tipo de negócio: agência de viagens

Investimento mínimo inicial: R$ 6,9 mil, para o perfil home office

Faturamento médio mensal: R$ 40 mil

Prazo de retorno estimado: 5 meses

Site: neste link

  • Vai Voando (estreante na feira)

Tipo de negócio: agência de viagens

Investimento mínimo inicial: R$ 15 mil

Faturamento médio mensal: Entre R$ 40 mil e R$ 50 mil

Prazo de retorno estimado: 8 meses

Site: neste link

  • TZ Viagens (estreante na feira)

Tipo de negócio: rede de agência de viagens e intercâmbio

Investimento mínimo inicial: R$ 9,5 mil - para o modelo home office

Faturamento médio mensal: R$ 42 mil, para franqueados que atuam ao menos 8 horas por dia na franquia

Prazo de retorno estimado: de 1 a 4 meses

Site: neste link

Cuidados ao participar de feiras de franquias

O Estadão conversou com o consultor de negócios do Sebrae Mauricio Matsumoto para entender a que o empreendedor precisar estar atento na hora de frequentar feiras de negócios, como é o caso da ABF Franchising Expo. Segundo Matsumoto, é preciso dividir a atenção em algumas partes. Vamos a elas:

  • Entenda se está preparado para ter o negócio - É necessário entender qual tipo de franquia quer comprar, se tem afinidade com o tema. Não adianta, por exemplo, não gostar de trabalhar aos finais de semana e adquirir uma franquia de restaurante ou bar, que tem o melhor faturamento neste momento da semana. Então, também precisa saber quanto tempo vai ter para se dedicar efetivamente a um negócio.
  • Conhecimento é importantíssimo - Precisa avaliar se realmente conhece o sistema de franchising. Se não, é recomendável que comece pela Lei 13.966/2019, que regulamenta o setor. Além disso, tem alguma habilidade que possa ser aproveitada no negócio? Quanto de recurso financeiro tem disponível? Pode passar um bom tempo sem retiradas (renda). Por último, está pronto para se subordinar a um modelo já testado e seguir regras, que podem ser bem rígidas?
  • Pesquisa - É necessário pesquisar muito, à exaustão, para realmente não entrar em um mau negócio. “Não seja levado pela emoção”, ressalta Matsumoto. Antes de ir para uma feira, verifique tudo: a reputação da marca, se o mercado em que a franqueadora está inserida tem potencial de crescimento ou se está saturado, além de saber quais regiões estão disponíveis. Converse com franqueados atuais da rede e também com ex-franqueados, para saber o nível o nível de apoio que a franqueadora e outras informações da vida real.
  • Não feche negócio no impulso - O ideal é não fechar negócio na feira. Isso já não é muito comum - adquirir algo no próprio espaço de exposição. No geral, você apenas preenche um cadastro no local, mas é bom ficar atento, porque é necessário realizar muita pesquisa - de mercado e da própria marca. “Não caia no canto da sereia”, afirma o especialista.

Quer abrir um negócio próprio? Nesta quarta-feira, 28, em São Paulo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) começa a ABF Franchising Expo, que vai contar com cerca de 400 franquias expositoras e palestras de players do setor. Por lá, vão marcar presença companhias com investimento inicial desde R$ 7 mil até acima de R$ 500 mil, como Arezzo, Burger King e School of Rock. Tudo vai ocorrer no Expo Center Norte, que fica na rua José Bernardo Pinto, 333. De quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, os eventos serão realizados entre 13h e 21h. No sábado, 1º, das 11h30 às 18h30.

Esta vai ser a edição de número 30, e a organização espera que cerca de 60 mil pessoas passem pelo evento durante os quatro dias: 28, 29, 30 de junho e 1˚ de julho. O ingresso, que vale para todos os dias, custa R$ 80 na compra online e R$ 100 para quem adquirir na bilheteria do local. Mais informações podem ser encontradas neste link do site oficial da feira.

ABF realiza nesta semana a Franchising Expo Foto: Divulgação/ABF

Confira franquias de até R$ 15 mil

Algumas marcas de franquias que custam até R$ 15 mil como investimento inicial vão estar na feira. Veja três exemplos, com dados das próprias empresas.

  • Clube Turismo

Tipo de negócio: agência de viagens

Investimento mínimo inicial: R$ 6,9 mil, para o perfil home office

Faturamento médio mensal: R$ 40 mil

Prazo de retorno estimado: 5 meses

Site: neste link

  • Vai Voando (estreante na feira)

Tipo de negócio: agência de viagens

Investimento mínimo inicial: R$ 15 mil

Faturamento médio mensal: Entre R$ 40 mil e R$ 50 mil

Prazo de retorno estimado: 8 meses

Site: neste link

  • TZ Viagens (estreante na feira)

Tipo de negócio: rede de agência de viagens e intercâmbio

Investimento mínimo inicial: R$ 9,5 mil - para o modelo home office

Faturamento médio mensal: R$ 42 mil, para franqueados que atuam ao menos 8 horas por dia na franquia

Prazo de retorno estimado: de 1 a 4 meses

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Cuidados ao participar de feiras de franquias

O Estadão conversou com o consultor de negócios do Sebrae Mauricio Matsumoto para entender a que o empreendedor precisar estar atento na hora de frequentar feiras de negócios, como é o caso da ABF Franchising Expo. Segundo Matsumoto, é preciso dividir a atenção em algumas partes. Vamos a elas:

  • Entenda se está preparado para ter o negócio - É necessário entender qual tipo de franquia quer comprar, se tem afinidade com o tema. Não adianta, por exemplo, não gostar de trabalhar aos finais de semana e adquirir uma franquia de restaurante ou bar, que tem o melhor faturamento neste momento da semana. Então, também precisa saber quanto tempo vai ter para se dedicar efetivamente a um negócio.
  • Conhecimento é importantíssimo - Precisa avaliar se realmente conhece o sistema de franchising. Se não, é recomendável que comece pela Lei 13.966/2019, que regulamenta o setor. Além disso, tem alguma habilidade que possa ser aproveitada no negócio? Quanto de recurso financeiro tem disponível? Pode passar um bom tempo sem retiradas (renda). Por último, está pronto para se subordinar a um modelo já testado e seguir regras, que podem ser bem rígidas?
  • Pesquisa - É necessário pesquisar muito, à exaustão, para realmente não entrar em um mau negócio. “Não seja levado pela emoção”, ressalta Matsumoto. Antes de ir para uma feira, verifique tudo: a reputação da marca, se o mercado em que a franqueadora está inserida tem potencial de crescimento ou se está saturado, além de saber quais regiões estão disponíveis. Converse com franqueados atuais da rede e também com ex-franqueados, para saber o nível o nível de apoio que a franqueadora e outras informações da vida real.
  • Não feche negócio no impulso - O ideal é não fechar negócio na feira. Isso já não é muito comum - adquirir algo no próprio espaço de exposição. No geral, você apenas preenche um cadastro no local, mas é bom ficar atento, porque é necessário realizar muita pesquisa - de mercado e da própria marca. “Não caia no canto da sereia”, afirma o especialista.

Quer abrir um negócio próprio? Nesta quarta-feira, 28, em São Paulo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) começa a ABF Franchising Expo, que vai contar com cerca de 400 franquias expositoras e palestras de players do setor. Por lá, vão marcar presença companhias com investimento inicial desde R$ 7 mil até acima de R$ 500 mil, como Arezzo, Burger King e School of Rock. Tudo vai ocorrer no Expo Center Norte, que fica na rua José Bernardo Pinto, 333. De quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, os eventos serão realizados entre 13h e 21h. No sábado, 1º, das 11h30 às 18h30.

Esta vai ser a edição de número 30, e a organização espera que cerca de 60 mil pessoas passem pelo evento durante os quatro dias: 28, 29, 30 de junho e 1˚ de julho. O ingresso, que vale para todos os dias, custa R$ 80 na compra online e R$ 100 para quem adquirir na bilheteria do local. Mais informações podem ser encontradas neste link do site oficial da feira.

ABF realiza nesta semana a Franchising Expo Foto: Divulgação/ABF

Confira franquias de até R$ 15 mil

Algumas marcas de franquias que custam até R$ 15 mil como investimento inicial vão estar na feira. Veja três exemplos, com dados das próprias empresas.

  • Clube Turismo

Tipo de negócio: agência de viagens

Investimento mínimo inicial: R$ 6,9 mil, para o perfil home office

Faturamento médio mensal: R$ 40 mil

Prazo de retorno estimado: 5 meses

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  • Vai Voando (estreante na feira)

Tipo de negócio: agência de viagens

Investimento mínimo inicial: R$ 15 mil

Faturamento médio mensal: Entre R$ 40 mil e R$ 50 mil

Prazo de retorno estimado: 8 meses

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  • TZ Viagens (estreante na feira)

Tipo de negócio: rede de agência de viagens e intercâmbio

Investimento mínimo inicial: R$ 9,5 mil - para o modelo home office

Faturamento médio mensal: R$ 42 mil, para franqueados que atuam ao menos 8 horas por dia na franquia

Prazo de retorno estimado: de 1 a 4 meses

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Cuidados ao participar de feiras de franquias

O Estadão conversou com o consultor de negócios do Sebrae Mauricio Matsumoto para entender a que o empreendedor precisar estar atento na hora de frequentar feiras de negócios, como é o caso da ABF Franchising Expo. Segundo Matsumoto, é preciso dividir a atenção em algumas partes. Vamos a elas:

  • Entenda se está preparado para ter o negócio - É necessário entender qual tipo de franquia quer comprar, se tem afinidade com o tema. Não adianta, por exemplo, não gostar de trabalhar aos finais de semana e adquirir uma franquia de restaurante ou bar, que tem o melhor faturamento neste momento da semana. Então, também precisa saber quanto tempo vai ter para se dedicar efetivamente a um negócio.
  • Conhecimento é importantíssimo - Precisa avaliar se realmente conhece o sistema de franchising. Se não, é recomendável que comece pela Lei 13.966/2019, que regulamenta o setor. Além disso, tem alguma habilidade que possa ser aproveitada no negócio? Quanto de recurso financeiro tem disponível? Pode passar um bom tempo sem retiradas (renda). Por último, está pronto para se subordinar a um modelo já testado e seguir regras, que podem ser bem rígidas?
  • Pesquisa - É necessário pesquisar muito, à exaustão, para realmente não entrar em um mau negócio. “Não seja levado pela emoção”, ressalta Matsumoto. Antes de ir para uma feira, verifique tudo: a reputação da marca, se o mercado em que a franqueadora está inserida tem potencial de crescimento ou se está saturado, além de saber quais regiões estão disponíveis. Converse com franqueados atuais da rede e também com ex-franqueados, para saber o nível o nível de apoio que a franqueadora e outras informações da vida real.
  • Não feche negócio no impulso - O ideal é não fechar negócio na feira. Isso já não é muito comum - adquirir algo no próprio espaço de exposição. No geral, você apenas preenche um cadastro no local, mas é bom ficar atento, porque é necessário realizar muita pesquisa - de mercado e da própria marca. “Não caia no canto da sereia”, afirma o especialista.

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