Após se conhecerem em um barzinho em São Paulo, o engenheiro de software Vitor Teixeira e a bancária Cecília Lovato começaram a namorar. Esse foi o início da jornada que iria levar o casal a passar uma lua de mel na Itália, observar o mercado de gelatos e largar seus respectivos empregos para fundar em 2016 no interior de São Paulo a Pazzi Per Gelato, rede de franquias de gelaterias que apostam na qualidade dos seus produtos e atualmente fatura R$ 5,5 milhões ao ano.
Em 2016, a Pazzi Per Gelato foi criada em Olímpia (SP) e hoje conta com oito lojas espalhadas pelo interior de São Paulo - seis próprias e duas franquias. As unidades ficam na cidade de origem, em Barretos, São Carlos e São José do Rio Preto. No início do negócio o casal atuou em paralelo com seus empregos, mas em pouco tempo a gelateria começou a tomar forma e passaram a se dedicar integralmente a ela.
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“Na época, tanto eu quanto a Cecília tínhamos bons empregos, mas ambos não estávamos felizes. Enquanto eu tinha o sonho de montar o próprio negócio, a Cecília tinha uma vocação mais puxada para a arte e queria trabalhar com algo relacionado a isso”, conta Vitor Teixeira.
Viajar para Itália era sonho dos dois
Após alguns anos de namoro, veio o casamento, e o local escolhido para a lua de mel era um sonho antigo dos dois, a Itália. Ao chegarem ao destino, alugaram um carro e fizeram uma viagem pelo país.
Foi aí que repararam num produto que dominava completamente o coração do consumidor italiano: o gelato.
“Nessa época, já estávamos buscando uma ideia para começar um negócio e montar uma empresa. Pensávamos em hamburguerias, massas, entre outras. Quando vimos o quanto as pessoas gostavam de gelato na Itália, enxergamos esse produto com um grande potencial no Brasil”, comentou Cecília Lovato.
Após voltarem da viagem, Vitor iniciou um curso para produção de gelatos com a receita original italiana. Além disso, o início do negócio foi o investimento de R$ 80 mil em uma máquina para a fabricação do produto - mesmo sem ter um local para construir a fábrica.
Após se questionarem onde o possível negócio poderia ser instalado, decidiram ficar próximos dos pais de Cecília, que moravam em Olímpia, e foi onde abriram a primeira loja.
O casal comentou que não foi fácil abrir mão de suas carreiras para investirem nos gelatos, mas que não fariam nada diferente. Atualmente, a rede possui oito lojas com três modelo: loja de rua, shopping e quiosque.
Desafios ao longo dos anos
O casal relembra que ao chegar a pandemia, eles lidaram com um grande desafio. “Diferentemente de outros produtos alimentícios, os gelatos não possuíam um grande apelo para o delivery. Foi necessário criar outro produto para suprir essa demanda. Assim, começamos a vender sorvetes em taças e fizemos uma grande campanha nas redes sociais. Foi um sucesso,” relembra Vitor.
Antes da pandemia, a gelateria produzia 8 toneladas de gelato por mês. Atualmente, produzem 48. Cecília conta que eles demoraram quase dez anos para firmar o modelo de negócio e enfrentaram inúmeros desafios.
“Hoje, temos uma estrutura empresarial testada e aprovada pelo mercado, pronta para ser replicada. Nosso objetivo é chegar a 2028 com 100 unidades espalhadas pelo Brasil. Confiamos nos nossos produtos e queremos levar oportunidades para outros empreendedores”, declara Cecília.
Mudanças de sabores e estações
A Pazzi Per Gelato possui um cardápio especial para o inverno, que vai muito além de gelatos. A estratégia é para as unidades manterem o faturamento o ano todo.
“Pensamos muito em todos os sabores dos nossos gelatos, e hoje temos vários diferentes, mas atualmente o nosso carro- chefe com certeza é o de pistache, já que o produto está estourando em todas as redes sociais”, afirma Cecília.
Entre os sabores, estão leite de cabra, queijo gorgonzola, nozes e doce doce de leite.
A gelateria também faz alguns sabores para os pets. Os ingredientes só são as frutas e a água, para não ter perigo de nenhum animal passar mal. “Temos os sabores de manga, morango com melão e banana com melão, os cachorros amam, ainda mais no calor.”
Franquia foi lançada neste ano
A empresa lançou neste ano seu modelo de negócio no franchising. Confira as condições, segundo a empresa:
- Investimento inicial total estimado: R$ 330 mil (quiosque), R$ 445 mil (shopping) ou R$ 530 mil (loja de rua)
- Faturamento médio mensal: R$ 90 mil (quiosque), R$ 120 mil (shopping) ou R$ 150 mil (loja de rua)
- Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento
- Prazo de retorno: 24 meses (quiosque e shopping) ou 23 meses (loja de rua)
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 5%
- Número de franquias em operação: 2
Avaliações de clientes
A Pazzi Per Gelato recebeu uma classificação média de 4,9 de 5 estrelas no Google, com mais de 5 mil avaliações até a publicação desta matéria. As avaliações em geral foram positivas, ressaltando o serviço diferenciado, qualidade dos produtos vendidos e a atenção com o espaço pet.
No site Reclame Aqui, não há registro de reclamações sobre o estabelecimento.