Uma franquia home based tem inúmeros benefícios, especialmente em relação a custos. Esta reportagem mostra o que encarece a compra de uma franquia, e os tópicos mais sensíveis são justamente ponto e equipamentos especializados - coisas que não afetam quem vai trabalhar de casa.
“Essa possibilidade é sensacional porque permite, nessa nossa vida pós-pandemia, que a gente consiga trabalhar sem os custos de um escritório presencial, simplesmente usando tudo o que já tem em casa”, explica o vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, Lucien Newton.
Ou seja, estar em uma franquia home based permite que a barreira de entrada seja muito mais baixa - muitas vezes sendo cobrada apenas a taxa de franquia, para custear treinamentos e utilização da marca.
Porém, como sempre, nem tudo são flores. Os benefícios são reais, mas, ao mesmo tempo, há desafios e cuidados que precisam ser muito considerados na hora da compra.
Rotina
Com o trabalho sendo feito inteiramente de casa e, muitas vezes, sozinho, sem gerenciamento de uma chefia, por exemplo, cabe ao empreendedor fiscalizar a própria dinâmica, o que inclui tempo trabalhado, metas alcançadas, treinamentos necessários, entre outras coisas.
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De acordo com o consultor de negócios do Sebrae-SP Davi Jerônimo, é preciso equilibrar as tarefas de que você mais gosta com as que tem mais dificuldades.
“Não pode deixar alguma parte para trás. Tem que ter a mesma importância - e de forma constante. Então, será necessário focar no atendimento, financeiro, marketing, entre outras coisas, padronizando os processos.”
Fatores de desatenção
Pode haver um ambiente mais favorável à desatenção ao empreendedor quando estiver em casa.
Isso porque há inúmeras outras tarefas que também vão depender dele e podem competir pela dedicação do empresário.
O balanço e a capacidade de equilíbrio são essenciais para que a operação dê certo.
Organização
Em meio a isso, entra um dos fatores mais primordiais para que uma franquia home based dê certo, de acordo com especialistas: a disciplina e, consequentemente, a capacidade de organização.
Um ambiente desorganizado pode facilitar o caminho para aquelas desatenções já citadas.
“Essa é a característica principal quando falamos de home based, seja franquia ou não. Tem que ter o mesmo comprometimento de um trabalho de oito horas por dia”, diz Jerônimo.
Treinamento para vendas
Segundo Newton, trabalhos home based têm uma característica de exigir mais a parte de relacionamento com clientes, ou seja, as vendas.
Para ir bem nesse aspecto, é preciso treinamento. “Tem que seguir processos e treinar muito.”. Ele lembra que a demanda por prospecção é gigantesca. Talvez a maior do negócio.
Mapeamento da franqueadora
De acordo com Newton, o ideal é que a franqueadora tenha mapeado como a atuação do empresário ocorrerá no dia a dia.
Inclusive definido o planejamentos de atividades separados por dias da semana e, se possível, por carga de dedicação.
“Se a franqueadora não conseguir responder, se não está mapeado, o empresário vai ter mais liberdade, só que isso vai pedir ainda mais dedicação”, conclui.