Estas franquias baratas para investir funcionam em 2m² e custam a partir de R$ 36 mil


Veja as principais vantagens e desafios de um negócio com característica de metragem reduzida

Por Felipe Siqueira
Atualização:

É possível ter um negócio que ocupe o mínimo de espaço possível? A resposta simples é sim. Mas, para saber quando isso pode ser viável, é preciso entender o que uma metragem baixa vai significar na gestão de um empreendimento. O Estadão conversou com especialista para falar sobre os desafios - e vantagens - de ter um negócio que, de fato, é pequeno.

Veja mais abaixo a partir de 2m², com investimento inicial de R$ 36 mil a R$ 105 mil.

O primeiro ponto é saber quando uma unidade pode ser considerada pequena. Como estamos considerando um empreendimento com ponto físico, o vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, Lucien Newton, explica que locais de até 40m² costumam ser considerados espaços reduzidos. E isso, segundo ele, vai afetar diretamente a operação da loja.

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Vai precisar ter uma logística muito eficiente

Lucien Newton, vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto

E por que uma loja menor precisa de uma logística refinada? O motivo é simples: o espaço. Não é possível fazer um estoque grande. Já explicamos nesta reportagem que um estoque mal controlado pode levar uma empresa até a quebra.

Isso vai demandar que o empresário tenha um sistema muito bem definido de o que precisa ser reposto semanalmente - talvez diariamente.

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Uma das opções para conseguir lidar com o desafio do estoque, de acordo com Newton, além da logística bem definida, com compras e entregas de fornecedores que atendam a necessidade da loja, é ter uma espécie de “pulmão externo”. “O empreendedor pode alugar um estoque externo. Pode ser um self-storage, por exemplo (um local que é locado para guardar coisas)”, fala.

Além disso, é necessário que a loja tenha um giro rápido de produtos, idealmente.

Veja dois exemplos em que o modelo de negócio é voltado para um espaço reduzido. As marcas de minimercado autônomo Minha Quitandinha e market4u têm opções de franquias a partir de 2m² e 3m² respectivamente - as menores deste levantamento.

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As unidades costumam estar em condomínios - tanto residenciais quanto comerciais, além de empresas. Confira, a seguir, as informações para investir nessas e em outras franquias que exigem pouco espaço:

Minha Quitandinha

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Marca que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, nascida em Balneário Camboriú (SC). Atualmente, tem mais de 200 unidades em 21 Estados.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 42 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 25%
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6%
  • Tamanho da loja: a partir de 2m²

market4u

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Também atua no setor de minimercados autônomos. Fundada em 2020, atualmente conta com 2,1 mil unidades, sendo 1,9 mil lojas franqueadas.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil a R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 15%
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6%
  • Tamanho da loja: a partir de 2 metros lineares
Unidade do market4u, que ocupa 2 metros de extensão total - na parede de uma área comum Foto: Divulgação/market4u
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Essas duas marcas atuam com focos diferentes para o mesmo “problema”. No caso da Minha Quitandinha, o franqueado pode ter a responsabilidade de armazenar estoque. Ou pode optar por um serviço de minicentro de distribuição, que, de acordo com a marca, sempre fica localizado próximo às unidades comercializadas. “Nós sempre auxiliamos os franqueados com orientações sobre como facilitar os processos de armazenagem e logística dos produtos.”

Já para o market4u, o acompanhamento é um pouco mais próximo do “tempo real”. “A administração das lojas pode verificar, por meio de um software próprio da rede, os itens que estão em falta e, pelo mesmo sistema, solicitá-los ao centro de distribuição que, ao receber o pedido, conta com o auxílio de uma equipe dedicada a separar e preparar as mercadorias ao franqueado responsável pela retirada”, explicou o CEO da marca, Eduardo Córdova.

Portanto, tudo vai depender do modelo de negócio e das necessidades do empreendimento.

The Cookiery

Marca especializada no comércio de cookies, salgados, bebidas e outros tipos de sobremesas. Atualmente, conta com seis unidades em operação.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 85 mil
  • Lucro médio mensal: até 30%
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5%
  • Tamanho da loja: a partir de 15m²

Mr. Fit

Criada em 2013 no interior de São Paulo, a rede foca em alimentação saudável. Atua em 26 Estados.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 36 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a R$ 70 mil
  • Lucro médio mensal: 20%
  • Prazo de retorno: de 10 a 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 250
  • Tamanho da loja: 30m²

Borda & Lenha

Criada em 2016, foca no modelo de fast-pizza, com massa artesanal, e oferece serviço de montagem pelo próprio consumidor. No ramo de franquias desde 2019, a rede conta com mais de 40 unidades em operação.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 105 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
  • Lucro médio mensal: de 12% a 16%
  • Prazo de retorno: até 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: de 4% a 8%
  • Tamanho da loja: a partir de 35m²

Help Multas

Marca especialista em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH. Oferece também curso EAD de reciclagem da carteira. Criada em 2016, no Paraná, atualmente conta com mais de 50 unidades em operação.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 92,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: de 30% a 35%
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 1,5 mil
  • Tamanho da loja: de 30m² a 40m²

É possível ter um negócio que ocupe o mínimo de espaço possível? A resposta simples é sim. Mas, para saber quando isso pode ser viável, é preciso entender o que uma metragem baixa vai significar na gestão de um empreendimento. O Estadão conversou com especialista para falar sobre os desafios - e vantagens - de ter um negócio que, de fato, é pequeno.

Veja mais abaixo a partir de 2m², com investimento inicial de R$ 36 mil a R$ 105 mil.

O primeiro ponto é saber quando uma unidade pode ser considerada pequena. Como estamos considerando um empreendimento com ponto físico, o vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, Lucien Newton, explica que locais de até 40m² costumam ser considerados espaços reduzidos. E isso, segundo ele, vai afetar diretamente a operação da loja.

Vai precisar ter uma logística muito eficiente

Lucien Newton, vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto

E por que uma loja menor precisa de uma logística refinada? O motivo é simples: o espaço. Não é possível fazer um estoque grande. Já explicamos nesta reportagem que um estoque mal controlado pode levar uma empresa até a quebra.

Isso vai demandar que o empresário tenha um sistema muito bem definido de o que precisa ser reposto semanalmente - talvez diariamente.

Uma das opções para conseguir lidar com o desafio do estoque, de acordo com Newton, além da logística bem definida, com compras e entregas de fornecedores que atendam a necessidade da loja, é ter uma espécie de “pulmão externo”. “O empreendedor pode alugar um estoque externo. Pode ser um self-storage, por exemplo (um local que é locado para guardar coisas)”, fala.

Além disso, é necessário que a loja tenha um giro rápido de produtos, idealmente.

Veja dois exemplos em que o modelo de negócio é voltado para um espaço reduzido. As marcas de minimercado autônomo Minha Quitandinha e market4u têm opções de franquias a partir de 2m² e 3m² respectivamente - as menores deste levantamento.

As unidades costumam estar em condomínios - tanto residenciais quanto comerciais, além de empresas. Confira, a seguir, as informações para investir nessas e em outras franquias que exigem pouco espaço:

Minha Quitandinha

Marca que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, nascida em Balneário Camboriú (SC). Atualmente, tem mais de 200 unidades em 21 Estados.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 42 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 25%
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6%
  • Tamanho da loja: a partir de 2m²

market4u

Também atua no setor de minimercados autônomos. Fundada em 2020, atualmente conta com 2,1 mil unidades, sendo 1,9 mil lojas franqueadas.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil a R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 15%
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6%
  • Tamanho da loja: a partir de 2 metros lineares
Unidade do market4u, que ocupa 2 metros de extensão total - na parede de uma área comum Foto: Divulgação/market4u

Essas duas marcas atuam com focos diferentes para o mesmo “problema”. No caso da Minha Quitandinha, o franqueado pode ter a responsabilidade de armazenar estoque. Ou pode optar por um serviço de minicentro de distribuição, que, de acordo com a marca, sempre fica localizado próximo às unidades comercializadas. “Nós sempre auxiliamos os franqueados com orientações sobre como facilitar os processos de armazenagem e logística dos produtos.”

Já para o market4u, o acompanhamento é um pouco mais próximo do “tempo real”. “A administração das lojas pode verificar, por meio de um software próprio da rede, os itens que estão em falta e, pelo mesmo sistema, solicitá-los ao centro de distribuição que, ao receber o pedido, conta com o auxílio de uma equipe dedicada a separar e preparar as mercadorias ao franqueado responsável pela retirada”, explicou o CEO da marca, Eduardo Córdova.

Portanto, tudo vai depender do modelo de negócio e das necessidades do empreendimento.

The Cookiery

Marca especializada no comércio de cookies, salgados, bebidas e outros tipos de sobremesas. Atualmente, conta com seis unidades em operação.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 85 mil
  • Lucro médio mensal: até 30%
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5%
  • Tamanho da loja: a partir de 15m²

Mr. Fit

Criada em 2013 no interior de São Paulo, a rede foca em alimentação saudável. Atua em 26 Estados.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 36 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a R$ 70 mil
  • Lucro médio mensal: 20%
  • Prazo de retorno: de 10 a 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 250
  • Tamanho da loja: 30m²

Borda & Lenha

Criada em 2016, foca no modelo de fast-pizza, com massa artesanal, e oferece serviço de montagem pelo próprio consumidor. No ramo de franquias desde 2019, a rede conta com mais de 40 unidades em operação.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 105 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
  • Lucro médio mensal: de 12% a 16%
  • Prazo de retorno: até 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: de 4% a 8%
  • Tamanho da loja: a partir de 35m²

Help Multas

Marca especialista em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH. Oferece também curso EAD de reciclagem da carteira. Criada em 2016, no Paraná, atualmente conta com mais de 50 unidades em operação.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 92,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: de 30% a 35%
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 1,5 mil
  • Tamanho da loja: de 30m² a 40m²

É possível ter um negócio que ocupe o mínimo de espaço possível? A resposta simples é sim. Mas, para saber quando isso pode ser viável, é preciso entender o que uma metragem baixa vai significar na gestão de um empreendimento. O Estadão conversou com especialista para falar sobre os desafios - e vantagens - de ter um negócio que, de fato, é pequeno.

Veja mais abaixo a partir de 2m², com investimento inicial de R$ 36 mil a R$ 105 mil.

O primeiro ponto é saber quando uma unidade pode ser considerada pequena. Como estamos considerando um empreendimento com ponto físico, o vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, Lucien Newton, explica que locais de até 40m² costumam ser considerados espaços reduzidos. E isso, segundo ele, vai afetar diretamente a operação da loja.

Vai precisar ter uma logística muito eficiente

Lucien Newton, vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto

E por que uma loja menor precisa de uma logística refinada? O motivo é simples: o espaço. Não é possível fazer um estoque grande. Já explicamos nesta reportagem que um estoque mal controlado pode levar uma empresa até a quebra.

Isso vai demandar que o empresário tenha um sistema muito bem definido de o que precisa ser reposto semanalmente - talvez diariamente.

Uma das opções para conseguir lidar com o desafio do estoque, de acordo com Newton, além da logística bem definida, com compras e entregas de fornecedores que atendam a necessidade da loja, é ter uma espécie de “pulmão externo”. “O empreendedor pode alugar um estoque externo. Pode ser um self-storage, por exemplo (um local que é locado para guardar coisas)”, fala.

Além disso, é necessário que a loja tenha um giro rápido de produtos, idealmente.

Veja dois exemplos em que o modelo de negócio é voltado para um espaço reduzido. As marcas de minimercado autônomo Minha Quitandinha e market4u têm opções de franquias a partir de 2m² e 3m² respectivamente - as menores deste levantamento.

As unidades costumam estar em condomínios - tanto residenciais quanto comerciais, além de empresas. Confira, a seguir, as informações para investir nessas e em outras franquias que exigem pouco espaço:

Minha Quitandinha

Marca que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, nascida em Balneário Camboriú (SC). Atualmente, tem mais de 200 unidades em 21 Estados.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 42 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 25%
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6%
  • Tamanho da loja: a partir de 2m²

market4u

Também atua no setor de minimercados autônomos. Fundada em 2020, atualmente conta com 2,1 mil unidades, sendo 1,9 mil lojas franqueadas.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil a R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 15%
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6%
  • Tamanho da loja: a partir de 2 metros lineares
Unidade do market4u, que ocupa 2 metros de extensão total - na parede de uma área comum Foto: Divulgação/market4u

Essas duas marcas atuam com focos diferentes para o mesmo “problema”. No caso da Minha Quitandinha, o franqueado pode ter a responsabilidade de armazenar estoque. Ou pode optar por um serviço de minicentro de distribuição, que, de acordo com a marca, sempre fica localizado próximo às unidades comercializadas. “Nós sempre auxiliamos os franqueados com orientações sobre como facilitar os processos de armazenagem e logística dos produtos.”

Já para o market4u, o acompanhamento é um pouco mais próximo do “tempo real”. “A administração das lojas pode verificar, por meio de um software próprio da rede, os itens que estão em falta e, pelo mesmo sistema, solicitá-los ao centro de distribuição que, ao receber o pedido, conta com o auxílio de uma equipe dedicada a separar e preparar as mercadorias ao franqueado responsável pela retirada”, explicou o CEO da marca, Eduardo Córdova.

Portanto, tudo vai depender do modelo de negócio e das necessidades do empreendimento.

The Cookiery

Marca especializada no comércio de cookies, salgados, bebidas e outros tipos de sobremesas. Atualmente, conta com seis unidades em operação.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 85 mil
  • Lucro médio mensal: até 30%
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5%
  • Tamanho da loja: a partir de 15m²

Mr. Fit

Criada em 2013 no interior de São Paulo, a rede foca em alimentação saudável. Atua em 26 Estados.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 36 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a R$ 70 mil
  • Lucro médio mensal: 20%
  • Prazo de retorno: de 10 a 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 250
  • Tamanho da loja: 30m²

Borda & Lenha

Criada em 2016, foca no modelo de fast-pizza, com massa artesanal, e oferece serviço de montagem pelo próprio consumidor. No ramo de franquias desde 2019, a rede conta com mais de 40 unidades em operação.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 105 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
  • Lucro médio mensal: de 12% a 16%
  • Prazo de retorno: até 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: de 4% a 8%
  • Tamanho da loja: a partir de 35m²

Help Multas

Marca especialista em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH. Oferece também curso EAD de reciclagem da carteira. Criada em 2016, no Paraná, atualmente conta com mais de 50 unidades em operação.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 92,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: de 30% a 35%
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 1,5 mil
  • Tamanho da loja: de 30m² a 40m²

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