Franquias no mercado pet têm opções para investir a partir de R$ 9 mil


Confira cinco oportunidades em áreas como adestramento, pet shop e padaria voltada para alimentação animal

Por Mariana Souza

Quanto custa uma franquia de loja para cuidado dos animais? É preciso ser veterinário para investir no negócio? O mercado pet no Brasil apresenta tendência de crescimento estável nos próximos anos. Até o final do ano, o setor deve faturar R$ 78 bilhões. No ramo de franquias, o número de unidades cresceu 17% no primeiro semestre de 2024 (em comparação com o mesmo período de 2023). Os números são do Instituto Pet Brasil (IPB) e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O crescimento do mercado pet brasileiro

A tendência de famílias menores é um dos fatores que motivam a integração cada vez maior dos animais de estimação à vida das pessoas, favorecendo a demanda por produtos e serviços para garantir saúde e qualidade de vida ao pet.

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“É um setor em crescimento. Se a gente olhar em termos de comportamento, não tem nenhum sinal de que ele vai parar ou entrar em declínio nos próximos anos, muito pelo contrário. Existe também uma pulverização de players de menor porte espalhados pelo Brasil. Então, você nota um espaço a ser ocupado, mostrando potencial de crescer mais ainda”, aponta Eduardo Santinoni, diretor da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais da ABF.

Pet shops: o principal canal de vendas

Em 2023, 48,8% das vendas de produtos se concentraram em pet shops de pequeno e médio portes.

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José França, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e membro do Conselho do IPB, aponta ainda que o mercado é resiliente e se manteve firme mesmo durante os períodos de crise, como a pandemia de covid-19. Hoje já são 160 milhões de animais de estimação no país, com distribuição de 1,8 por residência.

É preciso ser veterinário para ter um pet shop?

Reconhecimento da marca, suporte e treinamento, modelo de negócio testado, além de baixa sazonalidade são alguns dos pontos positivos citados por Vanessa Lima, gestora estadual do segmento pet do Sebrae-SP, para abrir uma franquia no setor. Ela destaca que, antes de tudo, a pesquisa de mercado é fundamental para entender a demanda da região e o perfil dos consumidores.

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Investir em conhecimento sobre o mercado, além de buscar treinamentos adequados para gerenciar a empresa, também são pontos que merecem atenção. A depender do segmento, não é necessário ser veterinário para abrir um negócio.

Tendência de famílias menores influencia na integração cada vez maior dos animais na vida das pessoas. Foto: Adobe Stock

Como se preparar para abrir uma franquia de pet shop

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Por outro lado, caso o empreendedor deseje oferecer serviços clínicos, como os veterinários, é necessário ser ou trazer para a equipe um profissional com formação veterinária e registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Abaixo, listamos cinco franquias do mercado pet. Esse levantamento traz opções de mercado e não significa nenhuma recomendação por parte da reportagem. Veja a seguir as opções:

1 - Padaria Pet (home based)

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Padaria idealizada em 2011 e que oferece um conceito gourmet de alimentação para animais domésticos. Oferece a opção de franquia virtual home based.

  • Investimento inicial total: a partir de R$ 9.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 10.000 (no 2º ano de operação)
  • Retorno previsto do investimento: 1 ano
  • Lucro médio mensal: 25%
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties: Não são cobrados
  • Unidades em operação: 8

2 - Cão Cidadão

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Plataforma de adestramento e de prestação de serviços de consultoria e bem-estar animal. A empresa atua por meio de cursos online e presenciais para ajudar os tutores a lidarem melhor com os pets.

  • Investimento inicial total: De R$ 12.500 a R$ 17.500 (R$ 2.500 de taxa de franquia + R$ 10.000 a R$ 15.000 de despesas de formação dos franqueados)
  • Faturamento médio mensal: R$ 15.000 (com 26 aulas semanais)
  • Retorno previsto do investimento: 6 meses
  • Lucro médio mensal: R$ 8.000
  • Prazo de contrato: 1 ano
  • Royalties: 30% (no primeiro ano)
  • Unidades em operação: 60

3 - AU Natural

Produz cardápios individualizados, com alimentação natural feita com ingredientes primários (carnes e vegetais in natura) balanceada e suplementada.

  • Investimento inicial total: R$ 49.000 (estado de SP)
  • Faturamento médio mensal: R$ 70.000
  • Retorno previsto do investimento: 12 a 18 meses
  • Lucro médio mensal: R$ 12.000
  • Prazo de contrato: 4 anos
  • Royalties: 1% (a partir do segundo ano)
  • Unidades em operação: 6

4 - Pet 10

Rede de franquias no segmento pet shop fashion que oferece serviços variados, como banho e tosa, hotelaria, day care, spa e clinica veterinária.

  • Investimento inicial total: R$ 150.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 80.000
  • Retorno previsto do investimento: 10 a 18 meses
  • Lucro médio mensal: 20% a 40%
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 7%
  • Unidades em operação: 22

5 - Petland

Rede de lojas pet fundada no EUA e que oferece produtos e serviços para os pets. A loja de entrada é do modelo EcoBox, 100% sustentável.

  • Investimento inicial total: R$ 200.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 110.000
  • Retorno previsto do investimento: 29 meses
  • Lucro médio mensal: R$ 15.000
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5%
  • Unidades em operação: 150

Investir em alimentação pode ser interessante, apesar de impostos

Segundo França, da Abinpet, a demanda por serviços veterinários e produtos especializados tem sido crescente. O segmento de alimentação lidera, correspondendo a 54,9% do total do setor - embora a área enfrente desafios na área tributária.

“A cada R$ 1 gasto pelos consumidores, metade são impostos. Isso acontece no Brasil de maneira discrepante em relação a outros grandes mercados do mundo. Nos Estados Unidos, líder de market share, os impostos não chegam a 7% do preço final, enquanto no Brasil estamos falando em mais de 50% de tributação”, ressalta.

Quanto custa uma franquia de loja para cuidado dos animais? É preciso ser veterinário para investir no negócio? O mercado pet no Brasil apresenta tendência de crescimento estável nos próximos anos. Até o final do ano, o setor deve faturar R$ 78 bilhões. No ramo de franquias, o número de unidades cresceu 17% no primeiro semestre de 2024 (em comparação com o mesmo período de 2023). Os números são do Instituto Pet Brasil (IPB) e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O crescimento do mercado pet brasileiro

A tendência de famílias menores é um dos fatores que motivam a integração cada vez maior dos animais de estimação à vida das pessoas, favorecendo a demanda por produtos e serviços para garantir saúde e qualidade de vida ao pet.

“É um setor em crescimento. Se a gente olhar em termos de comportamento, não tem nenhum sinal de que ele vai parar ou entrar em declínio nos próximos anos, muito pelo contrário. Existe também uma pulverização de players de menor porte espalhados pelo Brasil. Então, você nota um espaço a ser ocupado, mostrando potencial de crescer mais ainda”, aponta Eduardo Santinoni, diretor da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais da ABF.

Pet shops: o principal canal de vendas

Em 2023, 48,8% das vendas de produtos se concentraram em pet shops de pequeno e médio portes.

José França, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e membro do Conselho do IPB, aponta ainda que o mercado é resiliente e se manteve firme mesmo durante os períodos de crise, como a pandemia de covid-19. Hoje já são 160 milhões de animais de estimação no país, com distribuição de 1,8 por residência.

É preciso ser veterinário para ter um pet shop?

Reconhecimento da marca, suporte e treinamento, modelo de negócio testado, além de baixa sazonalidade são alguns dos pontos positivos citados por Vanessa Lima, gestora estadual do segmento pet do Sebrae-SP, para abrir uma franquia no setor. Ela destaca que, antes de tudo, a pesquisa de mercado é fundamental para entender a demanda da região e o perfil dos consumidores.

Investir em conhecimento sobre o mercado, além de buscar treinamentos adequados para gerenciar a empresa, também são pontos que merecem atenção. A depender do segmento, não é necessário ser veterinário para abrir um negócio.

Tendência de famílias menores influencia na integração cada vez maior dos animais na vida das pessoas. Foto: Adobe Stock

Como se preparar para abrir uma franquia de pet shop

Por outro lado, caso o empreendedor deseje oferecer serviços clínicos, como os veterinários, é necessário ser ou trazer para a equipe um profissional com formação veterinária e registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Abaixo, listamos cinco franquias do mercado pet. Esse levantamento traz opções de mercado e não significa nenhuma recomendação por parte da reportagem. Veja a seguir as opções:

1 - Padaria Pet (home based)

Padaria idealizada em 2011 e que oferece um conceito gourmet de alimentação para animais domésticos. Oferece a opção de franquia virtual home based.

  • Investimento inicial total: a partir de R$ 9.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 10.000 (no 2º ano de operação)
  • Retorno previsto do investimento: 1 ano
  • Lucro médio mensal: 25%
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties: Não são cobrados
  • Unidades em operação: 8

2 - Cão Cidadão

Plataforma de adestramento e de prestação de serviços de consultoria e bem-estar animal. A empresa atua por meio de cursos online e presenciais para ajudar os tutores a lidarem melhor com os pets.

  • Investimento inicial total: De R$ 12.500 a R$ 17.500 (R$ 2.500 de taxa de franquia + R$ 10.000 a R$ 15.000 de despesas de formação dos franqueados)
  • Faturamento médio mensal: R$ 15.000 (com 26 aulas semanais)
  • Retorno previsto do investimento: 6 meses
  • Lucro médio mensal: R$ 8.000
  • Prazo de contrato: 1 ano
  • Royalties: 30% (no primeiro ano)
  • Unidades em operação: 60

3 - AU Natural

Produz cardápios individualizados, com alimentação natural feita com ingredientes primários (carnes e vegetais in natura) balanceada e suplementada.

  • Investimento inicial total: R$ 49.000 (estado de SP)
  • Faturamento médio mensal: R$ 70.000
  • Retorno previsto do investimento: 12 a 18 meses
  • Lucro médio mensal: R$ 12.000
  • Prazo de contrato: 4 anos
  • Royalties: 1% (a partir do segundo ano)
  • Unidades em operação: 6

4 - Pet 10

Rede de franquias no segmento pet shop fashion que oferece serviços variados, como banho e tosa, hotelaria, day care, spa e clinica veterinária.

  • Investimento inicial total: R$ 150.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 80.000
  • Retorno previsto do investimento: 10 a 18 meses
  • Lucro médio mensal: 20% a 40%
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 7%
  • Unidades em operação: 22

5 - Petland

Rede de lojas pet fundada no EUA e que oferece produtos e serviços para os pets. A loja de entrada é do modelo EcoBox, 100% sustentável.

  • Investimento inicial total: R$ 200.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 110.000
  • Retorno previsto do investimento: 29 meses
  • Lucro médio mensal: R$ 15.000
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5%
  • Unidades em operação: 150

Investir em alimentação pode ser interessante, apesar de impostos

Segundo França, da Abinpet, a demanda por serviços veterinários e produtos especializados tem sido crescente. O segmento de alimentação lidera, correspondendo a 54,9% do total do setor - embora a área enfrente desafios na área tributária.

“A cada R$ 1 gasto pelos consumidores, metade são impostos. Isso acontece no Brasil de maneira discrepante em relação a outros grandes mercados do mundo. Nos Estados Unidos, líder de market share, os impostos não chegam a 7% do preço final, enquanto no Brasil estamos falando em mais de 50% de tributação”, ressalta.

Quanto custa uma franquia de loja para cuidado dos animais? É preciso ser veterinário para investir no negócio? O mercado pet no Brasil apresenta tendência de crescimento estável nos próximos anos. Até o final do ano, o setor deve faturar R$ 78 bilhões. No ramo de franquias, o número de unidades cresceu 17% no primeiro semestre de 2024 (em comparação com o mesmo período de 2023). Os números são do Instituto Pet Brasil (IPB) e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O crescimento do mercado pet brasileiro

A tendência de famílias menores é um dos fatores que motivam a integração cada vez maior dos animais de estimação à vida das pessoas, favorecendo a demanda por produtos e serviços para garantir saúde e qualidade de vida ao pet.

“É um setor em crescimento. Se a gente olhar em termos de comportamento, não tem nenhum sinal de que ele vai parar ou entrar em declínio nos próximos anos, muito pelo contrário. Existe também uma pulverização de players de menor porte espalhados pelo Brasil. Então, você nota um espaço a ser ocupado, mostrando potencial de crescer mais ainda”, aponta Eduardo Santinoni, diretor da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais da ABF.

Pet shops: o principal canal de vendas

Em 2023, 48,8% das vendas de produtos se concentraram em pet shops de pequeno e médio portes.

José França, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e membro do Conselho do IPB, aponta ainda que o mercado é resiliente e se manteve firme mesmo durante os períodos de crise, como a pandemia de covid-19. Hoje já são 160 milhões de animais de estimação no país, com distribuição de 1,8 por residência.

É preciso ser veterinário para ter um pet shop?

Reconhecimento da marca, suporte e treinamento, modelo de negócio testado, além de baixa sazonalidade são alguns dos pontos positivos citados por Vanessa Lima, gestora estadual do segmento pet do Sebrae-SP, para abrir uma franquia no setor. Ela destaca que, antes de tudo, a pesquisa de mercado é fundamental para entender a demanda da região e o perfil dos consumidores.

Investir em conhecimento sobre o mercado, além de buscar treinamentos adequados para gerenciar a empresa, também são pontos que merecem atenção. A depender do segmento, não é necessário ser veterinário para abrir um negócio.

Tendência de famílias menores influencia na integração cada vez maior dos animais na vida das pessoas. Foto: Adobe Stock

Como se preparar para abrir uma franquia de pet shop

Por outro lado, caso o empreendedor deseje oferecer serviços clínicos, como os veterinários, é necessário ser ou trazer para a equipe um profissional com formação veterinária e registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Abaixo, listamos cinco franquias do mercado pet. Esse levantamento traz opções de mercado e não significa nenhuma recomendação por parte da reportagem. Veja a seguir as opções:

1 - Padaria Pet (home based)

Padaria idealizada em 2011 e que oferece um conceito gourmet de alimentação para animais domésticos. Oferece a opção de franquia virtual home based.

  • Investimento inicial total: a partir de R$ 9.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 10.000 (no 2º ano de operação)
  • Retorno previsto do investimento: 1 ano
  • Lucro médio mensal: 25%
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties: Não são cobrados
  • Unidades em operação: 8

2 - Cão Cidadão

Plataforma de adestramento e de prestação de serviços de consultoria e bem-estar animal. A empresa atua por meio de cursos online e presenciais para ajudar os tutores a lidarem melhor com os pets.

  • Investimento inicial total: De R$ 12.500 a R$ 17.500 (R$ 2.500 de taxa de franquia + R$ 10.000 a R$ 15.000 de despesas de formação dos franqueados)
  • Faturamento médio mensal: R$ 15.000 (com 26 aulas semanais)
  • Retorno previsto do investimento: 6 meses
  • Lucro médio mensal: R$ 8.000
  • Prazo de contrato: 1 ano
  • Royalties: 30% (no primeiro ano)
  • Unidades em operação: 60

3 - AU Natural

Produz cardápios individualizados, com alimentação natural feita com ingredientes primários (carnes e vegetais in natura) balanceada e suplementada.

  • Investimento inicial total: R$ 49.000 (estado de SP)
  • Faturamento médio mensal: R$ 70.000
  • Retorno previsto do investimento: 12 a 18 meses
  • Lucro médio mensal: R$ 12.000
  • Prazo de contrato: 4 anos
  • Royalties: 1% (a partir do segundo ano)
  • Unidades em operação: 6

4 - Pet 10

Rede de franquias no segmento pet shop fashion que oferece serviços variados, como banho e tosa, hotelaria, day care, spa e clinica veterinária.

  • Investimento inicial total: R$ 150.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 80.000
  • Retorno previsto do investimento: 10 a 18 meses
  • Lucro médio mensal: 20% a 40%
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 7%
  • Unidades em operação: 22

5 - Petland

Rede de lojas pet fundada no EUA e que oferece produtos e serviços para os pets. A loja de entrada é do modelo EcoBox, 100% sustentável.

  • Investimento inicial total: R$ 200.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 110.000
  • Retorno previsto do investimento: 29 meses
  • Lucro médio mensal: R$ 15.000
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5%
  • Unidades em operação: 150

Investir em alimentação pode ser interessante, apesar de impostos

Segundo França, da Abinpet, a demanda por serviços veterinários e produtos especializados tem sido crescente. O segmento de alimentação lidera, correspondendo a 54,9% do total do setor - embora a área enfrente desafios na área tributária.

“A cada R$ 1 gasto pelos consumidores, metade são impostos. Isso acontece no Brasil de maneira discrepante em relação a outros grandes mercados do mundo. Nos Estados Unidos, líder de market share, os impostos não chegam a 7% do preço final, enquanto no Brasil estamos falando em mais de 50% de tributação”, ressalta.

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