Franquias de alimentação: veja 6 opções baratas que funcionam de casa a partir de R$ 5 mil


Especialista aponta que investimento baixo é o principal atrativo, mas empreendedor precisa ter atenção a gestão e regulamentações sanitárias

Por Geovanna Hora

Quer abrir um negócio de alimentação, mas sem precisar investir em um ponto físico? As franquias que funcionam de casa podem ser a solução. O Estadão conversou com uma especialista para entender as vantagens e os desafios desse modelo. Veja mais abaixo neste texto uma lista com 6 opções disponíveis no mercado a partir de R$ 5 mil.

Existem três modelos principais de negócios. No primeiro, o franqueado é responsável por preparar o prato, que será entregue aos clientes por meio do delivery.

No segundo formato, a comida já chega pronta para o franqueado, na maioria das vezes congelada. O seu trabalho é distribuí-la para os consumidores da região.

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No terceiro modelo, o franqueado atua apenas como vendedor e gestor. Ela precisa atrair restaurantes interessados em ingressar nas plataformas - geralmente de vendas diretas para o cliente ou de descontos - e ser o responsável pela gestão do aplicativo em uma cidade. Também é possível investir em máquinas de comida ou bebida que ficam em pontos de parceiros - nesse caso, o franqueado faz a gestão a distância e pode cobrar aluguel pelos equipamentos.

Franquias de alimentação que funcionam de casa têm custo atrativo, mas é preciso estar atento às regulamentações sanitárias.  Foto: Drazen - stock.adobe.com

A gestora estadual de Projetos de Alimentos e Bebidas do Sebrae-SP, Michelle Melo, afirma que o principal ponto positivo das empresas que funcionam em casa é o preço. “O custo operacional é reduzido, porque não é necessário investir em um espaço físico, o que ajuda a economizar com aluguel e manutenção”, explica.

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A maioria das franquias home based são consideradas microfranquias, com investimento inicial total de até R$ 135 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Elas são um caminho mais barato para quem quer aproveitar a alta do mercado de alimentação (que engloba estabelecimentos food service - voltados para o consumidor final - e de comércio e distribuição). Em 2023, as franquias do setor registraram um faturamento de R$ 61,9 bilhões, o que representa um crescimento de 19% em relação ao ano anterior.

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Outro benefício de empreender dentro de casa é a flexibilidade. “A pessoa pode organizar os horários com mais liberdade e até conciliar a empresa com outras atividades”, avalia a especialista.

Cuidado com excesso de liberdade

Apesar de ser um ponto positivo, Michelle afirma que o maior erro dos empreendedores está relacionado a liberdade.

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“Se engana quem diz que não precisa fazer nada, porque um dos principais desafios de um segmento como esse é justamente o contrário: o empresário precisa ter uma excelente gestão para conseguir atender a demanda da sua região”, aponta.

Para os modelos que envolvem o preparo e a distribuição dos alimentos, a gerente do Sebrae-SP destaca que é essencial ter atenção à legislação sanitária de cada cidade em relação às refeições produzidas e armazenadas em residências. É preciso entender quais são as exigências dos órgãos responsáveis tanto para a manipulação quanto para o armazenamento dos produtos e se é possível adaptar a casa de acordo com as normas.

Esses cuidados são importantes não só para evitar problemas legais - e até um embargo do funcionamento -, mas também para evitar riscos à saúde dos consumidores. Michelle destaca que é fundamental saber qual o suporte da franqueadora em relação à legislação sanitária.

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Outro detalhe que precisa de cuidado é a forma de entrega. Para algumas empresas, o melhor pode ser investir em uma equipe de delivery própria, mas, para outras, o melhor caminho são as plataformas, como iFood e Rappi - ou até a mistura dos dois formatos.

Para chegar à resposta certa, Michelle diz que o empreendedor precisa estudar tanto o negócio quanto a região. “Sem pesquisa, não tem como fazer a melhor escolha. É preciso considerar quais são as empresas de entregas que existem na cidade, as oportunidades e os custos para ver qual opção tem mais vantagens”, afirma.

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Suporte da franqueadora deve influenciar na escolha

Para as marcas que atuam na atração de restaurantes e parceiros para aplicativos ou máquinas de alimentos, o primeiro passo antes de escolher é avaliar o suporte oferecido pela franqueadora.

“É fundamental analisar se a franqueadora dá algum tipo de treinamento e qual o apoio disponível em áreas como logística e marketing. A depender da franquia, o franqueado vai ter que fazer divulgação e captação de clientes de forma independente, então é importante saber qual a assistência da empresa em relação a isso”, diz.

A especialista afirma que, independentemente da escolha, o empreendedor deve dedicar uma atenção especial à gestão financeira e de produtos, além de definir metas a curto, médio e longo prazo.

O negócio também precisa estar alinhado aos princípios e interesses do empresário. Não é um bom começo optar por uma marca de olho apenas no baixo investimento ou no retorno rápido. Nesse momento, a palavra-chave é identificação.

Michelle também orienta que seja feito um planejamento, para entender quanto será preciso investir e qual o potencial de crescimento da empresa. Para garantir que a parte estratégica funcione, ela aponta que o segredo é se profissionalizar.

“É preciso se capacitar para atuar com finanças, marketing e gestão de pessoas, por exemplo. O empresário precisa ter consciência de que ele não é só o dono do negócio, mas sim um empreendedor, que, de fato, é responsável pela gestão de ponta a ponta”, conclui.

Confira 6 franquias de alimentação no formato home based

As opções a seguir são apenas sugestões de mercado e não constituem uma recomendação da reportagem. Avaliar os modelos e buscar informações adicionais sobre o suporte e a estrutura da franqueadora é fundamental antes de tomar uma decisão. Os dados são fornecidos pelas empresas:

1) Mix Potato - batatas recheadas

Especializada em batata recheada, a Mix Potato permite que o empreendedor monte a cozinha para o preparo dos alimentos na residência. O franqueado recebe instruções sobre as boas práticas de fabricação exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e precisa fazer um curso no site do órgão para aprender as normas de manipulação de alimentos.

  • Investimento inicial: R$ 5 mil (R$ 3 mil de taxa de franquia e R$ 2 mil para compra do primeiro kit de embalagens, tempero e insumos)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 8 mil a R$ 25 mil
  • Lucro médio mensal: de 20% a 30% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 5 meses a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos, com a possibilidade de encerramento a qualquer momento sem ônus para ambas as partes
  • Royalties/mês: R$ 800
  • Número de unidades em operação: 66 (em todos os formatos)

2) Mr. Detox - comida saudável

A Mr. Detox tem foco na distribuição de polpas concentradas e naturais, além de refeições low carb (com redução de carboidratos) e sobremesas saudáveis. O franqueado recebe os alimentos congelados e precisa ter um freezer para garantir a conservação, mas não há manipulação direta: as embalagens chegam e saem lacradas. Ele é responsável por distribuir os produtos para os clientes da região por meio de entregas.

  • Investimento inicial: R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Lucro médio mensal: de 40% a 50% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 1 mês a 3 meses
  • Prazo de contrato: indeterminado
  • Royalties/mês: não tem
  • Número de unidades em operação: 156

3) Mr. Fit - comida saudável

A Mr. Fit é uma rede com foco em refeições saudáveis e práticas. No modelo home based, a casa do franqueado se torna um centro de distribuições e ele fica responsável por gerenciar as entregas dos produtos. As embalagens chegam e saem congeladas e lacradas. O empreendedor recebe treinamentos para aprender a garantir a conservação dos alimentos e minimizar riscos de contaminação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9.999,00 (inclui taxa de franquia e estoque inicial)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: de 20% a 30% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 4 meses a 8 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: não tem
  • Número de unidades em operação: 886 (em todos os formatos)

4) Best Gourmet - aplicativo de descontos

O Best Gourmet é um aplicativo de assinatura que dá descontos em restaurantes - em algumas lojas, o assinante paga por um prato e ganha outro. O franqueado é responsável por encontrar novos estabelecimentos parceiros e dar suporte aos restaurantes.

  • Investimento inicial: de R$ 20 mil a R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 7 mil a R$ 10 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 3 mil a R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 10 meses a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 15% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 30

5) Mara Mix - máquinas da café

Com foco no café, a Mara Mix oferece máquinas de bebidas quentes para o franqueado, que deve buscar por estabelecimentos parceiros para instalar os equipamentos. O empreendedor aluga as máquinas para terceiros e faz treinamentos com as equipes das lojas, que ficam responsáveis por fazer a limpeza e a manutenção.

  • Investimento inicial: R$ 26,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties/mês: R$98
  • Número de unidades em operação: 212

6) Aiqfome - aplicativo de entregas

O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. O franqueado é responsável por atrair os restaurantes da região para a plataforma e fazer a gestão das vendas no município.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 18 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 50% da comissão
  • Número de unidades em operação: 700

Quer abrir um negócio de alimentação, mas sem precisar investir em um ponto físico? As franquias que funcionam de casa podem ser a solução. O Estadão conversou com uma especialista para entender as vantagens e os desafios desse modelo. Veja mais abaixo neste texto uma lista com 6 opções disponíveis no mercado a partir de R$ 5 mil.

Existem três modelos principais de negócios. No primeiro, o franqueado é responsável por preparar o prato, que será entregue aos clientes por meio do delivery.

No segundo formato, a comida já chega pronta para o franqueado, na maioria das vezes congelada. O seu trabalho é distribuí-la para os consumidores da região.

No terceiro modelo, o franqueado atua apenas como vendedor e gestor. Ela precisa atrair restaurantes interessados em ingressar nas plataformas - geralmente de vendas diretas para o cliente ou de descontos - e ser o responsável pela gestão do aplicativo em uma cidade. Também é possível investir em máquinas de comida ou bebida que ficam em pontos de parceiros - nesse caso, o franqueado faz a gestão a distância e pode cobrar aluguel pelos equipamentos.

Franquias de alimentação que funcionam de casa têm custo atrativo, mas é preciso estar atento às regulamentações sanitárias.  Foto: Drazen - stock.adobe.com

A gestora estadual de Projetos de Alimentos e Bebidas do Sebrae-SP, Michelle Melo, afirma que o principal ponto positivo das empresas que funcionam em casa é o preço. “O custo operacional é reduzido, porque não é necessário investir em um espaço físico, o que ajuda a economizar com aluguel e manutenção”, explica.

A maioria das franquias home based são consideradas microfranquias, com investimento inicial total de até R$ 135 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Elas são um caminho mais barato para quem quer aproveitar a alta do mercado de alimentação (que engloba estabelecimentos food service - voltados para o consumidor final - e de comércio e distribuição). Em 2023, as franquias do setor registraram um faturamento de R$ 61,9 bilhões, o que representa um crescimento de 19% em relação ao ano anterior.

Outro benefício de empreender dentro de casa é a flexibilidade. “A pessoa pode organizar os horários com mais liberdade e até conciliar a empresa com outras atividades”, avalia a especialista.

Cuidado com excesso de liberdade

Apesar de ser um ponto positivo, Michelle afirma que o maior erro dos empreendedores está relacionado a liberdade.

“Se engana quem diz que não precisa fazer nada, porque um dos principais desafios de um segmento como esse é justamente o contrário: o empresário precisa ter uma excelente gestão para conseguir atender a demanda da sua região”, aponta.

Para os modelos que envolvem o preparo e a distribuição dos alimentos, a gerente do Sebrae-SP destaca que é essencial ter atenção à legislação sanitária de cada cidade em relação às refeições produzidas e armazenadas em residências. É preciso entender quais são as exigências dos órgãos responsáveis tanto para a manipulação quanto para o armazenamento dos produtos e se é possível adaptar a casa de acordo com as normas.

Esses cuidados são importantes não só para evitar problemas legais - e até um embargo do funcionamento -, mas também para evitar riscos à saúde dos consumidores. Michelle destaca que é fundamental saber qual o suporte da franqueadora em relação à legislação sanitária.

Outro detalhe que precisa de cuidado é a forma de entrega. Para algumas empresas, o melhor pode ser investir em uma equipe de delivery própria, mas, para outras, o melhor caminho são as plataformas, como iFood e Rappi - ou até a mistura dos dois formatos.

Para chegar à resposta certa, Michelle diz que o empreendedor precisa estudar tanto o negócio quanto a região. “Sem pesquisa, não tem como fazer a melhor escolha. É preciso considerar quais são as empresas de entregas que existem na cidade, as oportunidades e os custos para ver qual opção tem mais vantagens”, afirma.

Suporte da franqueadora deve influenciar na escolha

Para as marcas que atuam na atração de restaurantes e parceiros para aplicativos ou máquinas de alimentos, o primeiro passo antes de escolher é avaliar o suporte oferecido pela franqueadora.

“É fundamental analisar se a franqueadora dá algum tipo de treinamento e qual o apoio disponível em áreas como logística e marketing. A depender da franquia, o franqueado vai ter que fazer divulgação e captação de clientes de forma independente, então é importante saber qual a assistência da empresa em relação a isso”, diz.

A especialista afirma que, independentemente da escolha, o empreendedor deve dedicar uma atenção especial à gestão financeira e de produtos, além de definir metas a curto, médio e longo prazo.

O negócio também precisa estar alinhado aos princípios e interesses do empresário. Não é um bom começo optar por uma marca de olho apenas no baixo investimento ou no retorno rápido. Nesse momento, a palavra-chave é identificação.

Michelle também orienta que seja feito um planejamento, para entender quanto será preciso investir e qual o potencial de crescimento da empresa. Para garantir que a parte estratégica funcione, ela aponta que o segredo é se profissionalizar.

“É preciso se capacitar para atuar com finanças, marketing e gestão de pessoas, por exemplo. O empresário precisa ter consciência de que ele não é só o dono do negócio, mas sim um empreendedor, que, de fato, é responsável pela gestão de ponta a ponta”, conclui.

Confira 6 franquias de alimentação no formato home based

As opções a seguir são apenas sugestões de mercado e não constituem uma recomendação da reportagem. Avaliar os modelos e buscar informações adicionais sobre o suporte e a estrutura da franqueadora é fundamental antes de tomar uma decisão. Os dados são fornecidos pelas empresas:

1) Mix Potato - batatas recheadas

Especializada em batata recheada, a Mix Potato permite que o empreendedor monte a cozinha para o preparo dos alimentos na residência. O franqueado recebe instruções sobre as boas práticas de fabricação exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e precisa fazer um curso no site do órgão para aprender as normas de manipulação de alimentos.

  • Investimento inicial: R$ 5 mil (R$ 3 mil de taxa de franquia e R$ 2 mil para compra do primeiro kit de embalagens, tempero e insumos)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 8 mil a R$ 25 mil
  • Lucro médio mensal: de 20% a 30% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 5 meses a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos, com a possibilidade de encerramento a qualquer momento sem ônus para ambas as partes
  • Royalties/mês: R$ 800
  • Número de unidades em operação: 66 (em todos os formatos)

2) Mr. Detox - comida saudável

A Mr. Detox tem foco na distribuição de polpas concentradas e naturais, além de refeições low carb (com redução de carboidratos) e sobremesas saudáveis. O franqueado recebe os alimentos congelados e precisa ter um freezer para garantir a conservação, mas não há manipulação direta: as embalagens chegam e saem lacradas. Ele é responsável por distribuir os produtos para os clientes da região por meio de entregas.

  • Investimento inicial: R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Lucro médio mensal: de 40% a 50% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 1 mês a 3 meses
  • Prazo de contrato: indeterminado
  • Royalties/mês: não tem
  • Número de unidades em operação: 156

3) Mr. Fit - comida saudável

A Mr. Fit é uma rede com foco em refeições saudáveis e práticas. No modelo home based, a casa do franqueado se torna um centro de distribuições e ele fica responsável por gerenciar as entregas dos produtos. As embalagens chegam e saem congeladas e lacradas. O empreendedor recebe treinamentos para aprender a garantir a conservação dos alimentos e minimizar riscos de contaminação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9.999,00 (inclui taxa de franquia e estoque inicial)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: de 20% a 30% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 4 meses a 8 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: não tem
  • Número de unidades em operação: 886 (em todos os formatos)

4) Best Gourmet - aplicativo de descontos

O Best Gourmet é um aplicativo de assinatura que dá descontos em restaurantes - em algumas lojas, o assinante paga por um prato e ganha outro. O franqueado é responsável por encontrar novos estabelecimentos parceiros e dar suporte aos restaurantes.

  • Investimento inicial: de R$ 20 mil a R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 7 mil a R$ 10 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 3 mil a R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 10 meses a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 15% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 30

5) Mara Mix - máquinas da café

Com foco no café, a Mara Mix oferece máquinas de bebidas quentes para o franqueado, que deve buscar por estabelecimentos parceiros para instalar os equipamentos. O empreendedor aluga as máquinas para terceiros e faz treinamentos com as equipes das lojas, que ficam responsáveis por fazer a limpeza e a manutenção.

  • Investimento inicial: R$ 26,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties/mês: R$98
  • Número de unidades em operação: 212

6) Aiqfome - aplicativo de entregas

O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. O franqueado é responsável por atrair os restaurantes da região para a plataforma e fazer a gestão das vendas no município.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 18 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 50% da comissão
  • Número de unidades em operação: 700

Quer abrir um negócio de alimentação, mas sem precisar investir em um ponto físico? As franquias que funcionam de casa podem ser a solução. O Estadão conversou com uma especialista para entender as vantagens e os desafios desse modelo. Veja mais abaixo neste texto uma lista com 6 opções disponíveis no mercado a partir de R$ 5 mil.

Existem três modelos principais de negócios. No primeiro, o franqueado é responsável por preparar o prato, que será entregue aos clientes por meio do delivery.

No segundo formato, a comida já chega pronta para o franqueado, na maioria das vezes congelada. O seu trabalho é distribuí-la para os consumidores da região.

No terceiro modelo, o franqueado atua apenas como vendedor e gestor. Ela precisa atrair restaurantes interessados em ingressar nas plataformas - geralmente de vendas diretas para o cliente ou de descontos - e ser o responsável pela gestão do aplicativo em uma cidade. Também é possível investir em máquinas de comida ou bebida que ficam em pontos de parceiros - nesse caso, o franqueado faz a gestão a distância e pode cobrar aluguel pelos equipamentos.

Franquias de alimentação que funcionam de casa têm custo atrativo, mas é preciso estar atento às regulamentações sanitárias.  Foto: Drazen - stock.adobe.com

A gestora estadual de Projetos de Alimentos e Bebidas do Sebrae-SP, Michelle Melo, afirma que o principal ponto positivo das empresas que funcionam em casa é o preço. “O custo operacional é reduzido, porque não é necessário investir em um espaço físico, o que ajuda a economizar com aluguel e manutenção”, explica.

A maioria das franquias home based são consideradas microfranquias, com investimento inicial total de até R$ 135 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Elas são um caminho mais barato para quem quer aproveitar a alta do mercado de alimentação (que engloba estabelecimentos food service - voltados para o consumidor final - e de comércio e distribuição). Em 2023, as franquias do setor registraram um faturamento de R$ 61,9 bilhões, o que representa um crescimento de 19% em relação ao ano anterior.

Outro benefício de empreender dentro de casa é a flexibilidade. “A pessoa pode organizar os horários com mais liberdade e até conciliar a empresa com outras atividades”, avalia a especialista.

Cuidado com excesso de liberdade

Apesar de ser um ponto positivo, Michelle afirma que o maior erro dos empreendedores está relacionado a liberdade.

“Se engana quem diz que não precisa fazer nada, porque um dos principais desafios de um segmento como esse é justamente o contrário: o empresário precisa ter uma excelente gestão para conseguir atender a demanda da sua região”, aponta.

Para os modelos que envolvem o preparo e a distribuição dos alimentos, a gerente do Sebrae-SP destaca que é essencial ter atenção à legislação sanitária de cada cidade em relação às refeições produzidas e armazenadas em residências. É preciso entender quais são as exigências dos órgãos responsáveis tanto para a manipulação quanto para o armazenamento dos produtos e se é possível adaptar a casa de acordo com as normas.

Esses cuidados são importantes não só para evitar problemas legais - e até um embargo do funcionamento -, mas também para evitar riscos à saúde dos consumidores. Michelle destaca que é fundamental saber qual o suporte da franqueadora em relação à legislação sanitária.

Outro detalhe que precisa de cuidado é a forma de entrega. Para algumas empresas, o melhor pode ser investir em uma equipe de delivery própria, mas, para outras, o melhor caminho são as plataformas, como iFood e Rappi - ou até a mistura dos dois formatos.

Para chegar à resposta certa, Michelle diz que o empreendedor precisa estudar tanto o negócio quanto a região. “Sem pesquisa, não tem como fazer a melhor escolha. É preciso considerar quais são as empresas de entregas que existem na cidade, as oportunidades e os custos para ver qual opção tem mais vantagens”, afirma.

Suporte da franqueadora deve influenciar na escolha

Para as marcas que atuam na atração de restaurantes e parceiros para aplicativos ou máquinas de alimentos, o primeiro passo antes de escolher é avaliar o suporte oferecido pela franqueadora.

“É fundamental analisar se a franqueadora dá algum tipo de treinamento e qual o apoio disponível em áreas como logística e marketing. A depender da franquia, o franqueado vai ter que fazer divulgação e captação de clientes de forma independente, então é importante saber qual a assistência da empresa em relação a isso”, diz.

A especialista afirma que, independentemente da escolha, o empreendedor deve dedicar uma atenção especial à gestão financeira e de produtos, além de definir metas a curto, médio e longo prazo.

O negócio também precisa estar alinhado aos princípios e interesses do empresário. Não é um bom começo optar por uma marca de olho apenas no baixo investimento ou no retorno rápido. Nesse momento, a palavra-chave é identificação.

Michelle também orienta que seja feito um planejamento, para entender quanto será preciso investir e qual o potencial de crescimento da empresa. Para garantir que a parte estratégica funcione, ela aponta que o segredo é se profissionalizar.

“É preciso se capacitar para atuar com finanças, marketing e gestão de pessoas, por exemplo. O empresário precisa ter consciência de que ele não é só o dono do negócio, mas sim um empreendedor, que, de fato, é responsável pela gestão de ponta a ponta”, conclui.

Confira 6 franquias de alimentação no formato home based

As opções a seguir são apenas sugestões de mercado e não constituem uma recomendação da reportagem. Avaliar os modelos e buscar informações adicionais sobre o suporte e a estrutura da franqueadora é fundamental antes de tomar uma decisão. Os dados são fornecidos pelas empresas:

1) Mix Potato - batatas recheadas

Especializada em batata recheada, a Mix Potato permite que o empreendedor monte a cozinha para o preparo dos alimentos na residência. O franqueado recebe instruções sobre as boas práticas de fabricação exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e precisa fazer um curso no site do órgão para aprender as normas de manipulação de alimentos.

  • Investimento inicial: R$ 5 mil (R$ 3 mil de taxa de franquia e R$ 2 mil para compra do primeiro kit de embalagens, tempero e insumos)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 8 mil a R$ 25 mil
  • Lucro médio mensal: de 20% a 30% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 5 meses a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos, com a possibilidade de encerramento a qualquer momento sem ônus para ambas as partes
  • Royalties/mês: R$ 800
  • Número de unidades em operação: 66 (em todos os formatos)

2) Mr. Detox - comida saudável

A Mr. Detox tem foco na distribuição de polpas concentradas e naturais, além de refeições low carb (com redução de carboidratos) e sobremesas saudáveis. O franqueado recebe os alimentos congelados e precisa ter um freezer para garantir a conservação, mas não há manipulação direta: as embalagens chegam e saem lacradas. Ele é responsável por distribuir os produtos para os clientes da região por meio de entregas.

  • Investimento inicial: R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Lucro médio mensal: de 40% a 50% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 1 mês a 3 meses
  • Prazo de contrato: indeterminado
  • Royalties/mês: não tem
  • Número de unidades em operação: 156

3) Mr. Fit - comida saudável

A Mr. Fit é uma rede com foco em refeições saudáveis e práticas. No modelo home based, a casa do franqueado se torna um centro de distribuições e ele fica responsável por gerenciar as entregas dos produtos. As embalagens chegam e saem congeladas e lacradas. O empreendedor recebe treinamentos para aprender a garantir a conservação dos alimentos e minimizar riscos de contaminação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9.999,00 (inclui taxa de franquia e estoque inicial)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: de 20% a 30% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 4 meses a 8 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: não tem
  • Número de unidades em operação: 886 (em todos os formatos)

4) Best Gourmet - aplicativo de descontos

O Best Gourmet é um aplicativo de assinatura que dá descontos em restaurantes - em algumas lojas, o assinante paga por um prato e ganha outro. O franqueado é responsável por encontrar novos estabelecimentos parceiros e dar suporte aos restaurantes.

  • Investimento inicial: de R$ 20 mil a R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 7 mil a R$ 10 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 3 mil a R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 10 meses a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 15% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 30

5) Mara Mix - máquinas da café

Com foco no café, a Mara Mix oferece máquinas de bebidas quentes para o franqueado, que deve buscar por estabelecimentos parceiros para instalar os equipamentos. O empreendedor aluga as máquinas para terceiros e faz treinamentos com as equipes das lojas, que ficam responsáveis por fazer a limpeza e a manutenção.

  • Investimento inicial: R$ 26,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties/mês: R$98
  • Número de unidades em operação: 212

6) Aiqfome - aplicativo de entregas

O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. O franqueado é responsável por atrair os restaurantes da região para a plataforma e fazer a gestão das vendas no município.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 18 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 50% da comissão
  • Número de unidades em operação: 700

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