A fusão entre Arezzo e Grupo Soma, confirmada nesta semana, reunirá 34 marcas de diferentes segmentos da moda em uma nova companhia com faturamento de cerca de R$ 12 bilhões. Dentre as marcas do novo grupo, sete são franquias: Arezzo, Schutz, Anacapri, Vans, Reserva, Maria Filó e Hering.
As empresas são especializadas na venda de itens de vestuário e calçados para diferentes públicos. As opções de investimento partem de R$ 260 mil.
Para José Sarkis Arakelian, consultor de negócios e professor da Faap, a fusão das companhias, num primeiro momento, não deve causar nenhum tipo de apreensão para quem busca se tornar franqueado de uma das marcas do grupo.
“As recomendações não diferem das usuais. As perspectivas e prognósticos em relação à fusão são boas, por isso espera-se que resulte em fortalecimento do portfólio de marcas, mas claro, o grupo passará por um período de realinhamento”, afirma.
“É possível que cada um dos relacionamentos entre marcas e franqueados em algum momento seja readequado, mas nada que neste momento desperte atenção”, completa.
Confira as opções de franquias do novo grupo
Arezzo
A marca é especializada na venda de calçados femininos, além de oferecer opções de acessórios e bolsas. Conta com lojas em mais de 180 cidades do País.
- Investimento inicial estimado: a partir de R$ 500 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
- Lucro médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 36 a 48 meses
- Prazo de contrato: não informado
- Royalties/mês: não informado
Os dados foram fornecidos pela empresa à Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Schutz
A marca é especializada na venda de sapatos, bolsas e acessórios, com foco em pesquisas de tendência de mercado e criação de peças inovadoras.
- Investimento inicial estimado: a partir de R$ 760 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Lucro médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
- Prazo de contrato: não informado
- Royalties/mês: não informado
Os dados foram fornecidos pela empresa à Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Anacapri
Criada em 2008, a marca é especializada na venda de sapatos femininos, com atenção especial para modelos mais confortáveis. A marca é conhecida pelas sandálias rasteiras.
- Investimento inicial estimado: a partir de R$ 490 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 170 mil
- Lucro médio mensal: de 8% a 12% do faturamento
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
- Prazo de contrato: não informado
- Royalties/mês: 38,74% (embutido no valor do produto)
Os dados constam do site da empresa.
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Reserva
Criada no Rio de Janeiro inicialmente com foco no público masculino, a empresa atualmente oferece opções de peças variadas também para o público feminino e infantil.
- Investimento inicial estimado: a partir de R$ 450 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Lucro médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
- Prazo de contrato: não informado
- Royalties/mês: 10% de royalties + 5% de taxa de propaganda
Os dados foram fornecidos pela empresa à Associação Brasileira de Franchising (ABF), com exceção dos royalties, que estão no site da empresa.
Hering
A marca oferece diferentes opções de vestuário, com foco em peças básicas.
- Investimento inicial estimado: a partir de R$ 200 mil*
- Faturamento médio mensal: não informado
- Lucro médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
- Prazo de contrato: não informado
- Royalties/mês: R$ 500 mensais para fundo de promoção + 3% de royalties
*O valor não inclui o montante referente ao estoque inicial, capital de giro e ponto comercial. A empresa estima que estoque inicial e capital de giro custem a partir de R$ 150 mil.
A reportagem entrou em contato com as assessorias de imprensa da Arezzo e do Grupo Soma sobre as informações para investimento nas franquias, mas obteve resposta somente sobre as franquias da Hering.
Não foram encontradas informações sobre as franquias de Vans e Maria Filó.
Os dados desta reportagem foram coletados em fevereiro de 2024.