Franquias baratas: veja 8 opções em que você pode investir entre R$ 2.500 e R$ 17 mil


Entre as opções, há fast food saudável, empresa de tecnologia, agência de intercâmbio e presentes criativos

Por Victoria Lacerda

Quanto custa uma microfranquia? Qual o faturamento e o retorno previsto e em quanto tempo? Separamos 8 opções diversas com investimento inicial de R$ 2.500 a R$ 17 mil.

Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, explica que a principal diferença entre uma microfranquia e uma franquia tradicional é o investimento inicial, que nas microfranquias é de até R$ 135 mil. Essas franquias têm uma operação mais enxuta, mas seguem a mesma legislação das franquias tradicionais. “O principal benefício de uma microfranquia é o acesso facilitado ao empreendedorismo devido ao menor investimento e uma operação geralmente mais simplificada”, destaca.

A vice-presidente explica que os segmentos mais promissores para microfranquias no Brasil incluem alimentação, serviços de limpeza e manutenção do lar, cuidados com idosos e animais de estimação, beleza, estética, turismo e aulas particulares. De acordo com dados recentes da ABF, os segmentos de alimentação, comércio e distribuição, food service e serviços e outros negócios têm apresentado crescimento significativo.

continua após a publicidade

“O investimento inicial típico para uma microfranquia varia de menos de R$ 10 mil até R$ 135 mil. No entanto, os franqueados de microfranquias enfrentam desafios semelhantes aos de franquias tradicionais, como gestão de expectativas e alinhamento com a franqueadora, captação de clientes e fidelização da marca, além de gestão financeira.”

continua após a publicidade

Erros comuns dos franqueados incluem não dar a devida atenção, tempo e envolvimento ao negócio, falta de preparação prévia e subestimar a necessidade de capital de reserva. Adriana ressalta que é essencial conhecer bem o suporte oferecido pela franqueadora.

Especialistas recomendam cuidados com microfranquias para não acabar pagando para trabalhar, em alguns casos. Veja mais sobre isso aqui.

Os segmentos mais promissores para microfranquias no Brasil incluem alimentação, serviços de limpeza e manutenção do lar, entre outros.  Foto: Rawpixel.com - stock.adobe.com
continua após a publicidade

Este levantamento traz opções de mercado e não significa nenhuma recomendação por parte da reportagem.

Veja a seguir as opções:

1. Gigatron Franchising

continua após a publicidade

Sobre a marca: Fundada em 1998 em Birigui (SP), a Gigatron Franchising é uma franquia de Tecnologia da Informação, especialmente em softwares. Em 2012, a empresa entrou no mercado de franquias, oferecendo o Software de Gestão Giga ERP.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 2.500 a R$ 10.500 (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 5.000
  • Lucro médio mensal: R$ 3.500
  • Prazo de retorno: 1 a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 40% do salário mínimo
  • Número de unidades em operação: 61

2. Marketing Bag

continua após a publicidade

É especializada em publicidade em saquinhos de pão, oferecendo uma forma inovadora e eficaz de alcançar o público-alvo através de materiais promocionais nas embalagens de pão.

  • Investimento inicial total: R$ 6.990 (inclui taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 14.000
  • Lucro médio mensal: R$ 7.000
  • Prazo de retorno: 4 meses
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties: R$ 490 (se pago até o vencimento: R$ 365)
  • Número de unidades em operação: 75

3. Mr. Fit

continua após a publicidade

Fundada em 2013 em Paulínia (SP), a Mr. Fit oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, com um cardápio low carb. A marca está presente em 26 estados brasileiros, além de Portugal e Paraguai.

  • Investimento total: R$ 6.998 (inclui taxa de franquia, estoque inicial, frete, sacolas, loja em aplicativo, agência de marketing e suporte operacional)
  • Faturamento médio mensal: R$ 4.000 a R$ 30.000
  • Lucro médio mensal: 20% a 30%
  • Prazo de retorno: 4 a 8 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos prorrogável automaticamente, sem taxa de renovação e sem multa rescisória
  • Royalties/mês: Zero
  • Número de unidades em operação: 640

4. TZ Viagens

É uma rede de agências de viagens e intercâmbio, tanto físicas quanto online, oferecendo produtos e serviços de uma operadora turística própria e dos principais fornecedores do mercado. A franquia é gerida à distância por meio de um sistema home-based.

  • Investimento inicial total: A partir de R$ 7.500 (inclui taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 42.000 para franqueados que atuam 8 horas ou mais no negócio
  • Prazo de retorno: 1 a 4 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Lucro médio mensal: 10%
  • Número de unidades: 243

5. PremiaPão

Faz venda de espaços publicitários em sacos de pão, possibilitando parcerias com padarias locais e prospectando anunciantes para os espaços publicitários.

  • Faturamento médio mensal: R$ 12.000
  • Lucro médio mensal: R$ 9.000
  • Prazo de retorno: A partir de 3 meses
  • Prazo de contrato: 4 anos
  • Royalties/mês: A partir de R$ 594
  • Número de unidades em operação: 110

6. Touti

Criada em 2014 em Pernambuco, tem linha de perfumes e produtos corporais. A marca é cruelty-free e tem mais de 790 unidades no Brasil.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 12 mil (Modelo Quiosque Smart)
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: 20%
  • Prazo de retorno: 5 meses
  • Prazo de contrato: 1 ano
  • Número de unidades em operação: 792

7. AF Crédito Soluções Financeiras

Foi fundada em 2013 em São José do Rio Preto (SP) e entrou no mercado de franchising em 2019, oferecendo seguros e créditos com a possibilidade de ganhos imediatos.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 14 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 350
  • Número de unidades em operação: 228

8. Love Gifts

Fundada em 2014, atua com com presentes criativos e produtos exclusivos para várias ocasiões.

  • Investimento inicial total: R$ 17.000 (parcelado em até 12 vezes)
  • Faturamento médio mensal: R$ 10.000
  • Lucro médio mensal: R$ 3.000 a R$ 4.500
  • Prazo de retorno: 12 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 499
  • Número de unidades em operação: 90

Quanto custa uma microfranquia? Qual o faturamento e o retorno previsto e em quanto tempo? Separamos 8 opções diversas com investimento inicial de R$ 2.500 a R$ 17 mil.

Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, explica que a principal diferença entre uma microfranquia e uma franquia tradicional é o investimento inicial, que nas microfranquias é de até R$ 135 mil. Essas franquias têm uma operação mais enxuta, mas seguem a mesma legislação das franquias tradicionais. “O principal benefício de uma microfranquia é o acesso facilitado ao empreendedorismo devido ao menor investimento e uma operação geralmente mais simplificada”, destaca.

A vice-presidente explica que os segmentos mais promissores para microfranquias no Brasil incluem alimentação, serviços de limpeza e manutenção do lar, cuidados com idosos e animais de estimação, beleza, estética, turismo e aulas particulares. De acordo com dados recentes da ABF, os segmentos de alimentação, comércio e distribuição, food service e serviços e outros negócios têm apresentado crescimento significativo.

“O investimento inicial típico para uma microfranquia varia de menos de R$ 10 mil até R$ 135 mil. No entanto, os franqueados de microfranquias enfrentam desafios semelhantes aos de franquias tradicionais, como gestão de expectativas e alinhamento com a franqueadora, captação de clientes e fidelização da marca, além de gestão financeira.”

Erros comuns dos franqueados incluem não dar a devida atenção, tempo e envolvimento ao negócio, falta de preparação prévia e subestimar a necessidade de capital de reserva. Adriana ressalta que é essencial conhecer bem o suporte oferecido pela franqueadora.

Especialistas recomendam cuidados com microfranquias para não acabar pagando para trabalhar, em alguns casos. Veja mais sobre isso aqui.

Os segmentos mais promissores para microfranquias no Brasil incluem alimentação, serviços de limpeza e manutenção do lar, entre outros.  Foto: Rawpixel.com - stock.adobe.com

Este levantamento traz opções de mercado e não significa nenhuma recomendação por parte da reportagem.

Veja a seguir as opções:

1. Gigatron Franchising

Sobre a marca: Fundada em 1998 em Birigui (SP), a Gigatron Franchising é uma franquia de Tecnologia da Informação, especialmente em softwares. Em 2012, a empresa entrou no mercado de franquias, oferecendo o Software de Gestão Giga ERP.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 2.500 a R$ 10.500 (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 5.000
  • Lucro médio mensal: R$ 3.500
  • Prazo de retorno: 1 a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 40% do salário mínimo
  • Número de unidades em operação: 61

2. Marketing Bag

É especializada em publicidade em saquinhos de pão, oferecendo uma forma inovadora e eficaz de alcançar o público-alvo através de materiais promocionais nas embalagens de pão.

  • Investimento inicial total: R$ 6.990 (inclui taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 14.000
  • Lucro médio mensal: R$ 7.000
  • Prazo de retorno: 4 meses
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties: R$ 490 (se pago até o vencimento: R$ 365)
  • Número de unidades em operação: 75

3. Mr. Fit

Fundada em 2013 em Paulínia (SP), a Mr. Fit oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, com um cardápio low carb. A marca está presente em 26 estados brasileiros, além de Portugal e Paraguai.

  • Investimento total: R$ 6.998 (inclui taxa de franquia, estoque inicial, frete, sacolas, loja em aplicativo, agência de marketing e suporte operacional)
  • Faturamento médio mensal: R$ 4.000 a R$ 30.000
  • Lucro médio mensal: 20% a 30%
  • Prazo de retorno: 4 a 8 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos prorrogável automaticamente, sem taxa de renovação e sem multa rescisória
  • Royalties/mês: Zero
  • Número de unidades em operação: 640

4. TZ Viagens

É uma rede de agências de viagens e intercâmbio, tanto físicas quanto online, oferecendo produtos e serviços de uma operadora turística própria e dos principais fornecedores do mercado. A franquia é gerida à distância por meio de um sistema home-based.

  • Investimento inicial total: A partir de R$ 7.500 (inclui taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 42.000 para franqueados que atuam 8 horas ou mais no negócio
  • Prazo de retorno: 1 a 4 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Lucro médio mensal: 10%
  • Número de unidades: 243

5. PremiaPão

Faz venda de espaços publicitários em sacos de pão, possibilitando parcerias com padarias locais e prospectando anunciantes para os espaços publicitários.

  • Faturamento médio mensal: R$ 12.000
  • Lucro médio mensal: R$ 9.000
  • Prazo de retorno: A partir de 3 meses
  • Prazo de contrato: 4 anos
  • Royalties/mês: A partir de R$ 594
  • Número de unidades em operação: 110

6. Touti

Criada em 2014 em Pernambuco, tem linha de perfumes e produtos corporais. A marca é cruelty-free e tem mais de 790 unidades no Brasil.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 12 mil (Modelo Quiosque Smart)
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: 20%
  • Prazo de retorno: 5 meses
  • Prazo de contrato: 1 ano
  • Número de unidades em operação: 792

7. AF Crédito Soluções Financeiras

Foi fundada em 2013 em São José do Rio Preto (SP) e entrou no mercado de franchising em 2019, oferecendo seguros e créditos com a possibilidade de ganhos imediatos.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 14 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 350
  • Número de unidades em operação: 228

8. Love Gifts

Fundada em 2014, atua com com presentes criativos e produtos exclusivos para várias ocasiões.

  • Investimento inicial total: R$ 17.000 (parcelado em até 12 vezes)
  • Faturamento médio mensal: R$ 10.000
  • Lucro médio mensal: R$ 3.000 a R$ 4.500
  • Prazo de retorno: 12 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 499
  • Número de unidades em operação: 90

Quanto custa uma microfranquia? Qual o faturamento e o retorno previsto e em quanto tempo? Separamos 8 opções diversas com investimento inicial de R$ 2.500 a R$ 17 mil.

Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, explica que a principal diferença entre uma microfranquia e uma franquia tradicional é o investimento inicial, que nas microfranquias é de até R$ 135 mil. Essas franquias têm uma operação mais enxuta, mas seguem a mesma legislação das franquias tradicionais. “O principal benefício de uma microfranquia é o acesso facilitado ao empreendedorismo devido ao menor investimento e uma operação geralmente mais simplificada”, destaca.

A vice-presidente explica que os segmentos mais promissores para microfranquias no Brasil incluem alimentação, serviços de limpeza e manutenção do lar, cuidados com idosos e animais de estimação, beleza, estética, turismo e aulas particulares. De acordo com dados recentes da ABF, os segmentos de alimentação, comércio e distribuição, food service e serviços e outros negócios têm apresentado crescimento significativo.

“O investimento inicial típico para uma microfranquia varia de menos de R$ 10 mil até R$ 135 mil. No entanto, os franqueados de microfranquias enfrentam desafios semelhantes aos de franquias tradicionais, como gestão de expectativas e alinhamento com a franqueadora, captação de clientes e fidelização da marca, além de gestão financeira.”

Erros comuns dos franqueados incluem não dar a devida atenção, tempo e envolvimento ao negócio, falta de preparação prévia e subestimar a necessidade de capital de reserva. Adriana ressalta que é essencial conhecer bem o suporte oferecido pela franqueadora.

Especialistas recomendam cuidados com microfranquias para não acabar pagando para trabalhar, em alguns casos. Veja mais sobre isso aqui.

Os segmentos mais promissores para microfranquias no Brasil incluem alimentação, serviços de limpeza e manutenção do lar, entre outros.  Foto: Rawpixel.com - stock.adobe.com

Este levantamento traz opções de mercado e não significa nenhuma recomendação por parte da reportagem.

Veja a seguir as opções:

1. Gigatron Franchising

Sobre a marca: Fundada em 1998 em Birigui (SP), a Gigatron Franchising é uma franquia de Tecnologia da Informação, especialmente em softwares. Em 2012, a empresa entrou no mercado de franquias, oferecendo o Software de Gestão Giga ERP.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 2.500 a R$ 10.500 (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 5.000
  • Lucro médio mensal: R$ 3.500
  • Prazo de retorno: 1 a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 40% do salário mínimo
  • Número de unidades em operação: 61

2. Marketing Bag

É especializada em publicidade em saquinhos de pão, oferecendo uma forma inovadora e eficaz de alcançar o público-alvo através de materiais promocionais nas embalagens de pão.

  • Investimento inicial total: R$ 6.990 (inclui taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 14.000
  • Lucro médio mensal: R$ 7.000
  • Prazo de retorno: 4 meses
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties: R$ 490 (se pago até o vencimento: R$ 365)
  • Número de unidades em operação: 75

3. Mr. Fit

Fundada em 2013 em Paulínia (SP), a Mr. Fit oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, com um cardápio low carb. A marca está presente em 26 estados brasileiros, além de Portugal e Paraguai.

  • Investimento total: R$ 6.998 (inclui taxa de franquia, estoque inicial, frete, sacolas, loja em aplicativo, agência de marketing e suporte operacional)
  • Faturamento médio mensal: R$ 4.000 a R$ 30.000
  • Lucro médio mensal: 20% a 30%
  • Prazo de retorno: 4 a 8 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos prorrogável automaticamente, sem taxa de renovação e sem multa rescisória
  • Royalties/mês: Zero
  • Número de unidades em operação: 640

4. TZ Viagens

É uma rede de agências de viagens e intercâmbio, tanto físicas quanto online, oferecendo produtos e serviços de uma operadora turística própria e dos principais fornecedores do mercado. A franquia é gerida à distância por meio de um sistema home-based.

  • Investimento inicial total: A partir de R$ 7.500 (inclui taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 42.000 para franqueados que atuam 8 horas ou mais no negócio
  • Prazo de retorno: 1 a 4 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Lucro médio mensal: 10%
  • Número de unidades: 243

5. PremiaPão

Faz venda de espaços publicitários em sacos de pão, possibilitando parcerias com padarias locais e prospectando anunciantes para os espaços publicitários.

  • Faturamento médio mensal: R$ 12.000
  • Lucro médio mensal: R$ 9.000
  • Prazo de retorno: A partir de 3 meses
  • Prazo de contrato: 4 anos
  • Royalties/mês: A partir de R$ 594
  • Número de unidades em operação: 110

6. Touti

Criada em 2014 em Pernambuco, tem linha de perfumes e produtos corporais. A marca é cruelty-free e tem mais de 790 unidades no Brasil.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 12 mil (Modelo Quiosque Smart)
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: 20%
  • Prazo de retorno: 5 meses
  • Prazo de contrato: 1 ano
  • Número de unidades em operação: 792

7. AF Crédito Soluções Financeiras

Foi fundada em 2013 em São José do Rio Preto (SP) e entrou no mercado de franchising em 2019, oferecendo seguros e créditos com a possibilidade de ganhos imediatos.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 14 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 350
  • Número de unidades em operação: 228

8. Love Gifts

Fundada em 2014, atua com com presentes criativos e produtos exclusivos para várias ocasiões.

  • Investimento inicial total: R$ 17.000 (parcelado em até 12 vezes)
  • Faturamento médio mensal: R$ 10.000
  • Lucro médio mensal: R$ 3.000 a R$ 4.500
  • Prazo de retorno: 12 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 499
  • Número de unidades em operação: 90

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.