Quanto custa uma microfranquia? Qual o faturamento e o retorno previsto e em quanto tempo? Separamos 8 opções diversas com investimento inicial de R$ 2.500 a R$ 17 mil.
Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, explica que a principal diferença entre uma microfranquia e uma franquia tradicional é o investimento inicial, que nas microfranquias é de até R$ 135 mil. Essas franquias têm uma operação mais enxuta, mas seguem a mesma legislação das franquias tradicionais. “O principal benefício de uma microfranquia é o acesso facilitado ao empreendedorismo devido ao menor investimento e uma operação geralmente mais simplificada”, destaca.
A vice-presidente explica que os segmentos mais promissores para microfranquias no Brasil incluem alimentação, serviços de limpeza e manutenção do lar, cuidados com idosos e animais de estimação, beleza, estética, turismo e aulas particulares. De acordo com dados recentes da ABF, os segmentos de alimentação, comércio e distribuição, food service e serviços e outros negócios têm apresentado crescimento significativo.
“O investimento inicial típico para uma microfranquia varia de menos de R$ 10 mil até R$ 135 mil. No entanto, os franqueados de microfranquias enfrentam desafios semelhantes aos de franquias tradicionais, como gestão de expectativas e alinhamento com a franqueadora, captação de clientes e fidelização da marca, além de gestão financeira.”
Leia também
Erros comuns dos franqueados incluem não dar a devida atenção, tempo e envolvimento ao negócio, falta de preparação prévia e subestimar a necessidade de capital de reserva. Adriana ressalta que é essencial conhecer bem o suporte oferecido pela franqueadora.
Especialistas recomendam cuidados com microfranquias para não acabar pagando para trabalhar, em alguns casos. Veja mais sobre isso aqui.
Este levantamento traz opções de mercado e não significa nenhuma recomendação por parte da reportagem.
Veja a seguir as opções:
1. Gigatron Franchising
Sobre a marca: Fundada em 1998 em Birigui (SP), a Gigatron Franchising é uma franquia de Tecnologia da Informação, especialmente em softwares. Em 2012, a empresa entrou no mercado de franquias, oferecendo o Software de Gestão Giga ERP.
- Investimento inicial total estimado: R$ 2.500 a R$ 10.500 (inclui taxa de franquia e capital de giro)
- Faturamento médio mensal: R$ 5.000
- Lucro médio mensal: R$ 3.500
- Prazo de retorno: 1 a 12 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 40% do salário mínimo
- Número de unidades em operação: 61
2. Marketing Bag
É especializada em publicidade em saquinhos de pão, oferecendo uma forma inovadora e eficaz de alcançar o público-alvo através de materiais promocionais nas embalagens de pão.
- Investimento inicial total: R$ 6.990 (inclui taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 14.000
- Lucro médio mensal: R$ 7.000
- Prazo de retorno: 4 meses
- Prazo de contrato: 3 anos
- Royalties: R$ 490 (se pago até o vencimento: R$ 365)
- Número de unidades em operação: 75
3. Mr. Fit
Fundada em 2013 em Paulínia (SP), a Mr. Fit oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, com um cardápio low carb. A marca está presente em 26 estados brasileiros, além de Portugal e Paraguai.
- Investimento total: R$ 6.998 (inclui taxa de franquia, estoque inicial, frete, sacolas, loja em aplicativo, agência de marketing e suporte operacional)
- Faturamento médio mensal: R$ 4.000 a R$ 30.000
- Lucro médio mensal: 20% a 30%
- Prazo de retorno: 4 a 8 meses
- Prazo de contrato: 5 anos prorrogável automaticamente, sem taxa de renovação e sem multa rescisória
- Royalties/mês: Zero
- Número de unidades em operação: 640
4. TZ Viagens
É uma rede de agências de viagens e intercâmbio, tanto físicas quanto online, oferecendo produtos e serviços de uma operadora turística própria e dos principais fornecedores do mercado. A franquia é gerida à distância por meio de um sistema home-based.
- Investimento inicial total: A partir de R$ 7.500 (inclui taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 42.000 para franqueados que atuam 8 horas ou mais no negócio
- Prazo de retorno: 1 a 4 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Lucro médio mensal: 10%
- Número de unidades: 243
5. PremiaPão
Faz venda de espaços publicitários em sacos de pão, possibilitando parcerias com padarias locais e prospectando anunciantes para os espaços publicitários.
- Faturamento médio mensal: R$ 12.000
- Lucro médio mensal: R$ 9.000
- Prazo de retorno: A partir de 3 meses
- Prazo de contrato: 4 anos
- Royalties/mês: A partir de R$ 594
- Número de unidades em operação: 110
6. Touti
Criada em 2014 em Pernambuco, tem linha de perfumes e produtos corporais. A marca é cruelty-free e tem mais de 790 unidades no Brasil.
- Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 12 mil (Modelo Quiosque Smart)
- Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
- Lucro médio mensal: 20%
- Prazo de retorno: 5 meses
- Prazo de contrato: 1 ano
- Número de unidades em operação: 792
7. AF Crédito Soluções Financeiras
Foi fundada em 2013 em São José do Rio Preto (SP) e entrou no mercado de franchising em 2019, oferecendo seguros e créditos com a possibilidade de ganhos imediatos.
- Investimento inicial total estimado: R$ 14 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
- Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
- Prazo de retorno: 3 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: R$ 350
- Número de unidades em operação: 228
8. Love Gifts
Fundada em 2014, atua com com presentes criativos e produtos exclusivos para várias ocasiões.
- Investimento inicial total: R$ 17.000 (parcelado em até 12 vezes)
- Faturamento médio mensal: R$ 10.000
- Lucro médio mensal: R$ 3.000 a R$ 4.500
- Prazo de retorno: 12 a 14 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: R$ 499
- Número de unidades em operação: 90