Franquias de limpeza baratas: Confira opções de negócio a partir de R$ 35 mil


Maria Brasileira, Mary Help, Limpeza com Zelo e Dona Help são franquias que oferecem serviços de limpeza residenciais e para empresas

Por Redação
Atualização:

Contemplando diferentes marcas que oferecem desde higienização de estofados até serviços de limpeza corporativa, o setor de franquias de limpeza e conservação oferece diferentes opções de investimento para quem quer começar o próprio negócio.

Além disso, a área foi a que mais cresceu em número de unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do primeiro trimestre de 2024, avançando 13,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Marcas voltadas para limpeza residencial e corporativa incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil, que variam de acordo com a cidade do franqueado e o tipo de operação - home based (com trabalho remoto) ou em um escritório próprio.

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Segundo Lyana Bittencourt, que é consultora de negócios e CEO do Grupo Bittencourt, o setor tem se expandido bastante no pós-pandemia, aproveitando a retomada de atividades presenciais nos últimos dois anos.

Franquias voltadas para limpeza residencial e corporativas incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil Foto: Maria Brasileira/Divulgação
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Ter aptidão com gestão de pessoas é fundamental para operar no setor

Ela destaca, porém, que é essencial que o franqueado tenha aptidão com a gestão de pessoas, já que a maior parte do trabalho realizado pelas unidades é gerir os colaboradores que realizam os serviços e ligá-los aos clientes.

“Muitas vezes você lida com a contratação de profissionais autônomos, que prestam serviços tanto para a franquia, como para outras pessoas e empresas. Portanto, se se você não tiver atenção, souber incentivar, engajar e ensinar (os padrões adotados pela franquia), pode ter dificuldades”, afirma Bittencourt.

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Segundo ela, no momento de se decidir por uma franquia para investir, é importante ser o mais racional possível e ponderar as vantagens e desvantagens de cada empresa. “Tente minimizar a emoção no momento da decisão. Isso pode ser feito com cálculos em planilhas, por exemplo”, diz.

Bittencourt aponta a importância de conversar com outros franqueados da marca para entender o dia a dia da operação.

“Lembre-se de que você tem que gostar de exercitar a operação daquela franquia e não de receber aquele serviço pronto. Não é porque você gosta de uma casa limpa, que vai gostar de trabalhar no dia a dia dessa operação”, alerta.

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4 opções de franquias de limpeza

As quatro empresas apresentadas abaixo operam modelos similares de franquias de limpeza, com serviços residenciais e corporativos. Em geral, o serviço principal gira em torno da gestão dos profissionais contratados para a realização dos serviços de limpeza, além da prospecção de clientes.

A contratação dos profissionais que trabalham para cada franquia varia, podendo ocorrer de forma autônoma, com o pagamento para cada serviço prestado, ou via CLT.

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A prospecção de clientes conta com apoio das marcas, que podem oferecer uma lista de possíveis interessados na região, softwares para a gestão dos clientes e até um faturamento mínimo, a partir de uma clientela já atrelada à nova unidade de franquia.

Mais abaixo, confira algumas opções de franquia de limpeza para investir.

Antes, porém, algumas ressalvas precisam ser feitas:

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  1. faturamento não é lucro, como já explicamos nesta reportagem. É preciso descontar todos os custos necessários para depois chegar ao lucro, que vai para os bolsos dos sócios;
  2. todo negócio tem um tempo de maturação. Isso significa que, por um período, poucas pessoas vão conhecer a marca e, consequentemente, o número de vendas vai ser menor;
  3. antes do lucro, um empreendimento precisa atingir o ponto de equilíbrio - não dar nem lucro nem prejuízo;
  4. as opções que figuram nesta lista são oferecidas pelo mercado e não representam nenhum tipo de recomendação por parte da reportagem.

Maria Brasileira

Maria Brasileira é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF Foto: Maria Brasileira/Divulgação
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 47,3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno estimado: 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 706

A empresa é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF, e opera serviços de limpeza residencial e comercial. O franqueado conta com suporte da marca para prospectar clientes, incluindo um software próprio que ajuda a identificar possíveis leads (potenciais clientes) na região.

O valor de investimento se refere a franquias que operam no modelo home based (remoto) em cidades com até 30 mil habitantes, esse valor aumenta para operações em cidades maiores. O valor de investimento inicial para cidades com até 1 milhão de habitantes, por exemplo, é de R$ 60 mil.

Mary Help

Mary Help opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas Foto: Mary Help/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 12 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: fixo de 1,25 salário mínimo ou 4% do faturamento bruto

A marca opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas. Segundo a companhia, as principais atividades são de faxina, passar roupas, lavanderia e cozinhar, “além de outros serviços que podem ser agenciados, a critério do franqueado”.

Os valores de investimento também estão atrelados ao tamanho da cidade onde a franquia irá se instalar. O investimento inicial para cidades com mais de 150 mil habitantes, por exemplo, é de R$ 70 mil. O faturamento médio, assim como as taxas cobradas pela empresa, também aumentam.

Limpeza com Zelo

Limpeza com Zelo oferece garantia de faturamento para os franqueados Foto: Limpeza com Zelo/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 10 anos
  • Royalties/mês: 7% do faturamento

A empresa oferece os mesmos serviços de limpeza residencial e comercial, mas com um diferencial: dá garantia de faturamento para o franqueado. Desse modo, há um número mínimo de clientes para a unidade logo no início da operação. Cada unidade pode, naturalmente, prospectar outros clientes e aumentar o faturamento.

Os valores de investimento estão diretamente ligados ao “faturamento inicial” escolhido pelo franqueado. “A taxa de franquia é de R$ 20 mil fixa, sem garantia de faturamento. Com garantia, é duas vezes o valor do faturamento mensal”, explica Renato Ticoulat, presidente e fundador da Limpeza com Zelo. “Assim, uma franquia com garantia de R$ 15 mil de faturamento custa R$ 20 mil mais R$ 30 mil, tendo investimento inicial de R$ 50 mil”, complementa.

Segundo a empresa, o prazo para entrega do faturamento prometido é de quatro meses, a partir do início da operação. O modelo das franquias é exclusivamente home based.

Dona Help

Dona Help faz parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, e opera em João Pessoa, PB, desde 2023 Foto: Dona Help/Divulga
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 63 mil
  • Lucro médio mensal: 25% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 10 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: a partir de 1 salário mínimo

A Dona Help é a mais jovem representante da lista. Parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, a nova marca opera em João Pessoa, PB, desde 2023 e começou a operar com franquia este ano.

Os valores de investimento também variam conforme a cidade onde o franqueado irá operar, sendo que os valores acima se referem a cidades com até 100 mil habitantes. Os royalties aumentam em meio salário mínimo por mês para operações em cidades maiores.

Contemplando diferentes marcas que oferecem desde higienização de estofados até serviços de limpeza corporativa, o setor de franquias de limpeza e conservação oferece diferentes opções de investimento para quem quer começar o próprio negócio.

Além disso, a área foi a que mais cresceu em número de unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do primeiro trimestre de 2024, avançando 13,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Marcas voltadas para limpeza residencial e corporativa incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil, que variam de acordo com a cidade do franqueado e o tipo de operação - home based (com trabalho remoto) ou em um escritório próprio.

Segundo Lyana Bittencourt, que é consultora de negócios e CEO do Grupo Bittencourt, o setor tem se expandido bastante no pós-pandemia, aproveitando a retomada de atividades presenciais nos últimos dois anos.

Franquias voltadas para limpeza residencial e corporativas incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil Foto: Maria Brasileira/Divulgação

Ter aptidão com gestão de pessoas é fundamental para operar no setor

Ela destaca, porém, que é essencial que o franqueado tenha aptidão com a gestão de pessoas, já que a maior parte do trabalho realizado pelas unidades é gerir os colaboradores que realizam os serviços e ligá-los aos clientes.

“Muitas vezes você lida com a contratação de profissionais autônomos, que prestam serviços tanto para a franquia, como para outras pessoas e empresas. Portanto, se se você não tiver atenção, souber incentivar, engajar e ensinar (os padrões adotados pela franquia), pode ter dificuldades”, afirma Bittencourt.

Segundo ela, no momento de se decidir por uma franquia para investir, é importante ser o mais racional possível e ponderar as vantagens e desvantagens de cada empresa. “Tente minimizar a emoção no momento da decisão. Isso pode ser feito com cálculos em planilhas, por exemplo”, diz.

Bittencourt aponta a importância de conversar com outros franqueados da marca para entender o dia a dia da operação.

“Lembre-se de que você tem que gostar de exercitar a operação daquela franquia e não de receber aquele serviço pronto. Não é porque você gosta de uma casa limpa, que vai gostar de trabalhar no dia a dia dessa operação”, alerta.

4 opções de franquias de limpeza

As quatro empresas apresentadas abaixo operam modelos similares de franquias de limpeza, com serviços residenciais e corporativos. Em geral, o serviço principal gira em torno da gestão dos profissionais contratados para a realização dos serviços de limpeza, além da prospecção de clientes.

A contratação dos profissionais que trabalham para cada franquia varia, podendo ocorrer de forma autônoma, com o pagamento para cada serviço prestado, ou via CLT.

A prospecção de clientes conta com apoio das marcas, que podem oferecer uma lista de possíveis interessados na região, softwares para a gestão dos clientes e até um faturamento mínimo, a partir de uma clientela já atrelada à nova unidade de franquia.

Mais abaixo, confira algumas opções de franquia de limpeza para investir.

Antes, porém, algumas ressalvas precisam ser feitas:

  1. faturamento não é lucro, como já explicamos nesta reportagem. É preciso descontar todos os custos necessários para depois chegar ao lucro, que vai para os bolsos dos sócios;
  2. todo negócio tem um tempo de maturação. Isso significa que, por um período, poucas pessoas vão conhecer a marca e, consequentemente, o número de vendas vai ser menor;
  3. antes do lucro, um empreendimento precisa atingir o ponto de equilíbrio - não dar nem lucro nem prejuízo;
  4. as opções que figuram nesta lista são oferecidas pelo mercado e não representam nenhum tipo de recomendação por parte da reportagem.

Maria Brasileira

Maria Brasileira é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF Foto: Maria Brasileira/Divulgação
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 47,3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno estimado: 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 706

A empresa é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF, e opera serviços de limpeza residencial e comercial. O franqueado conta com suporte da marca para prospectar clientes, incluindo um software próprio que ajuda a identificar possíveis leads (potenciais clientes) na região.

O valor de investimento se refere a franquias que operam no modelo home based (remoto) em cidades com até 30 mil habitantes, esse valor aumenta para operações em cidades maiores. O valor de investimento inicial para cidades com até 1 milhão de habitantes, por exemplo, é de R$ 60 mil.

Mary Help

Mary Help opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas Foto: Mary Help/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 12 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: fixo de 1,25 salário mínimo ou 4% do faturamento bruto

A marca opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas. Segundo a companhia, as principais atividades são de faxina, passar roupas, lavanderia e cozinhar, “além de outros serviços que podem ser agenciados, a critério do franqueado”.

Os valores de investimento também estão atrelados ao tamanho da cidade onde a franquia irá se instalar. O investimento inicial para cidades com mais de 150 mil habitantes, por exemplo, é de R$ 70 mil. O faturamento médio, assim como as taxas cobradas pela empresa, também aumentam.

Limpeza com Zelo

Limpeza com Zelo oferece garantia de faturamento para os franqueados Foto: Limpeza com Zelo/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 10 anos
  • Royalties/mês: 7% do faturamento

A empresa oferece os mesmos serviços de limpeza residencial e comercial, mas com um diferencial: dá garantia de faturamento para o franqueado. Desse modo, há um número mínimo de clientes para a unidade logo no início da operação. Cada unidade pode, naturalmente, prospectar outros clientes e aumentar o faturamento.

Os valores de investimento estão diretamente ligados ao “faturamento inicial” escolhido pelo franqueado. “A taxa de franquia é de R$ 20 mil fixa, sem garantia de faturamento. Com garantia, é duas vezes o valor do faturamento mensal”, explica Renato Ticoulat, presidente e fundador da Limpeza com Zelo. “Assim, uma franquia com garantia de R$ 15 mil de faturamento custa R$ 20 mil mais R$ 30 mil, tendo investimento inicial de R$ 50 mil”, complementa.

Segundo a empresa, o prazo para entrega do faturamento prometido é de quatro meses, a partir do início da operação. O modelo das franquias é exclusivamente home based.

Dona Help

Dona Help faz parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, e opera em João Pessoa, PB, desde 2023 Foto: Dona Help/Divulga
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 63 mil
  • Lucro médio mensal: 25% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 10 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: a partir de 1 salário mínimo

A Dona Help é a mais jovem representante da lista. Parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, a nova marca opera em João Pessoa, PB, desde 2023 e começou a operar com franquia este ano.

Os valores de investimento também variam conforme a cidade onde o franqueado irá operar, sendo que os valores acima se referem a cidades com até 100 mil habitantes. Os royalties aumentam em meio salário mínimo por mês para operações em cidades maiores.

Contemplando diferentes marcas que oferecem desde higienização de estofados até serviços de limpeza corporativa, o setor de franquias de limpeza e conservação oferece diferentes opções de investimento para quem quer começar o próprio negócio.

Além disso, a área foi a que mais cresceu em número de unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do primeiro trimestre de 2024, avançando 13,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Marcas voltadas para limpeza residencial e corporativa incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil, que variam de acordo com a cidade do franqueado e o tipo de operação - home based (com trabalho remoto) ou em um escritório próprio.

Segundo Lyana Bittencourt, que é consultora de negócios e CEO do Grupo Bittencourt, o setor tem se expandido bastante no pós-pandemia, aproveitando a retomada de atividades presenciais nos últimos dois anos.

Franquias voltadas para limpeza residencial e corporativas incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil Foto: Maria Brasileira/Divulgação

Ter aptidão com gestão de pessoas é fundamental para operar no setor

Ela destaca, porém, que é essencial que o franqueado tenha aptidão com a gestão de pessoas, já que a maior parte do trabalho realizado pelas unidades é gerir os colaboradores que realizam os serviços e ligá-los aos clientes.

“Muitas vezes você lida com a contratação de profissionais autônomos, que prestam serviços tanto para a franquia, como para outras pessoas e empresas. Portanto, se se você não tiver atenção, souber incentivar, engajar e ensinar (os padrões adotados pela franquia), pode ter dificuldades”, afirma Bittencourt.

Segundo ela, no momento de se decidir por uma franquia para investir, é importante ser o mais racional possível e ponderar as vantagens e desvantagens de cada empresa. “Tente minimizar a emoção no momento da decisão. Isso pode ser feito com cálculos em planilhas, por exemplo”, diz.

Bittencourt aponta a importância de conversar com outros franqueados da marca para entender o dia a dia da operação.

“Lembre-se de que você tem que gostar de exercitar a operação daquela franquia e não de receber aquele serviço pronto. Não é porque você gosta de uma casa limpa, que vai gostar de trabalhar no dia a dia dessa operação”, alerta.

4 opções de franquias de limpeza

As quatro empresas apresentadas abaixo operam modelos similares de franquias de limpeza, com serviços residenciais e corporativos. Em geral, o serviço principal gira em torno da gestão dos profissionais contratados para a realização dos serviços de limpeza, além da prospecção de clientes.

A contratação dos profissionais que trabalham para cada franquia varia, podendo ocorrer de forma autônoma, com o pagamento para cada serviço prestado, ou via CLT.

A prospecção de clientes conta com apoio das marcas, que podem oferecer uma lista de possíveis interessados na região, softwares para a gestão dos clientes e até um faturamento mínimo, a partir de uma clientela já atrelada à nova unidade de franquia.

Mais abaixo, confira algumas opções de franquia de limpeza para investir.

Antes, porém, algumas ressalvas precisam ser feitas:

  1. faturamento não é lucro, como já explicamos nesta reportagem. É preciso descontar todos os custos necessários para depois chegar ao lucro, que vai para os bolsos dos sócios;
  2. todo negócio tem um tempo de maturação. Isso significa que, por um período, poucas pessoas vão conhecer a marca e, consequentemente, o número de vendas vai ser menor;
  3. antes do lucro, um empreendimento precisa atingir o ponto de equilíbrio - não dar nem lucro nem prejuízo;
  4. as opções que figuram nesta lista são oferecidas pelo mercado e não representam nenhum tipo de recomendação por parte da reportagem.

Maria Brasileira

Maria Brasileira é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF Foto: Maria Brasileira/Divulgação
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 47,3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno estimado: 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 706

A empresa é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF, e opera serviços de limpeza residencial e comercial. O franqueado conta com suporte da marca para prospectar clientes, incluindo um software próprio que ajuda a identificar possíveis leads (potenciais clientes) na região.

O valor de investimento se refere a franquias que operam no modelo home based (remoto) em cidades com até 30 mil habitantes, esse valor aumenta para operações em cidades maiores. O valor de investimento inicial para cidades com até 1 milhão de habitantes, por exemplo, é de R$ 60 mil.

Mary Help

Mary Help opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas Foto: Mary Help/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 12 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: fixo de 1,25 salário mínimo ou 4% do faturamento bruto

A marca opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas. Segundo a companhia, as principais atividades são de faxina, passar roupas, lavanderia e cozinhar, “além de outros serviços que podem ser agenciados, a critério do franqueado”.

Os valores de investimento também estão atrelados ao tamanho da cidade onde a franquia irá se instalar. O investimento inicial para cidades com mais de 150 mil habitantes, por exemplo, é de R$ 70 mil. O faturamento médio, assim como as taxas cobradas pela empresa, também aumentam.

Limpeza com Zelo

Limpeza com Zelo oferece garantia de faturamento para os franqueados Foto: Limpeza com Zelo/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 10 anos
  • Royalties/mês: 7% do faturamento

A empresa oferece os mesmos serviços de limpeza residencial e comercial, mas com um diferencial: dá garantia de faturamento para o franqueado. Desse modo, há um número mínimo de clientes para a unidade logo no início da operação. Cada unidade pode, naturalmente, prospectar outros clientes e aumentar o faturamento.

Os valores de investimento estão diretamente ligados ao “faturamento inicial” escolhido pelo franqueado. “A taxa de franquia é de R$ 20 mil fixa, sem garantia de faturamento. Com garantia, é duas vezes o valor do faturamento mensal”, explica Renato Ticoulat, presidente e fundador da Limpeza com Zelo. “Assim, uma franquia com garantia de R$ 15 mil de faturamento custa R$ 20 mil mais R$ 30 mil, tendo investimento inicial de R$ 50 mil”, complementa.

Segundo a empresa, o prazo para entrega do faturamento prometido é de quatro meses, a partir do início da operação. O modelo das franquias é exclusivamente home based.

Dona Help

Dona Help faz parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, e opera em João Pessoa, PB, desde 2023 Foto: Dona Help/Divulga
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 63 mil
  • Lucro médio mensal: 25% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 10 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: a partir de 1 salário mínimo

A Dona Help é a mais jovem representante da lista. Parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, a nova marca opera em João Pessoa, PB, desde 2023 e começou a operar com franquia este ano.

Os valores de investimento também variam conforme a cidade onde o franqueado irá operar, sendo que os valores acima se referem a cidades com até 100 mil habitantes. Os royalties aumentam em meio salário mínimo por mês para operações em cidades maiores.

Contemplando diferentes marcas que oferecem desde higienização de estofados até serviços de limpeza corporativa, o setor de franquias de limpeza e conservação oferece diferentes opções de investimento para quem quer começar o próprio negócio.

Além disso, a área foi a que mais cresceu em número de unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do primeiro trimestre de 2024, avançando 13,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Marcas voltadas para limpeza residencial e corporativa incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil, que variam de acordo com a cidade do franqueado e o tipo de operação - home based (com trabalho remoto) ou em um escritório próprio.

Segundo Lyana Bittencourt, que é consultora de negócios e CEO do Grupo Bittencourt, o setor tem se expandido bastante no pós-pandemia, aproveitando a retomada de atividades presenciais nos últimos dois anos.

Franquias voltadas para limpeza residencial e corporativas incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil Foto: Maria Brasileira/Divulgação

Ter aptidão com gestão de pessoas é fundamental para operar no setor

Ela destaca, porém, que é essencial que o franqueado tenha aptidão com a gestão de pessoas, já que a maior parte do trabalho realizado pelas unidades é gerir os colaboradores que realizam os serviços e ligá-los aos clientes.

“Muitas vezes você lida com a contratação de profissionais autônomos, que prestam serviços tanto para a franquia, como para outras pessoas e empresas. Portanto, se se você não tiver atenção, souber incentivar, engajar e ensinar (os padrões adotados pela franquia), pode ter dificuldades”, afirma Bittencourt.

Segundo ela, no momento de se decidir por uma franquia para investir, é importante ser o mais racional possível e ponderar as vantagens e desvantagens de cada empresa. “Tente minimizar a emoção no momento da decisão. Isso pode ser feito com cálculos em planilhas, por exemplo”, diz.

Bittencourt aponta a importância de conversar com outros franqueados da marca para entender o dia a dia da operação.

“Lembre-se de que você tem que gostar de exercitar a operação daquela franquia e não de receber aquele serviço pronto. Não é porque você gosta de uma casa limpa, que vai gostar de trabalhar no dia a dia dessa operação”, alerta.

4 opções de franquias de limpeza

As quatro empresas apresentadas abaixo operam modelos similares de franquias de limpeza, com serviços residenciais e corporativos. Em geral, o serviço principal gira em torno da gestão dos profissionais contratados para a realização dos serviços de limpeza, além da prospecção de clientes.

A contratação dos profissionais que trabalham para cada franquia varia, podendo ocorrer de forma autônoma, com o pagamento para cada serviço prestado, ou via CLT.

A prospecção de clientes conta com apoio das marcas, que podem oferecer uma lista de possíveis interessados na região, softwares para a gestão dos clientes e até um faturamento mínimo, a partir de uma clientela já atrelada à nova unidade de franquia.

Mais abaixo, confira algumas opções de franquia de limpeza para investir.

Antes, porém, algumas ressalvas precisam ser feitas:

  1. faturamento não é lucro, como já explicamos nesta reportagem. É preciso descontar todos os custos necessários para depois chegar ao lucro, que vai para os bolsos dos sócios;
  2. todo negócio tem um tempo de maturação. Isso significa que, por um período, poucas pessoas vão conhecer a marca e, consequentemente, o número de vendas vai ser menor;
  3. antes do lucro, um empreendimento precisa atingir o ponto de equilíbrio - não dar nem lucro nem prejuízo;
  4. as opções que figuram nesta lista são oferecidas pelo mercado e não representam nenhum tipo de recomendação por parte da reportagem.

Maria Brasileira

Maria Brasileira é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF Foto: Maria Brasileira/Divulgação
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 47,3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno estimado: 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 706

A empresa é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF, e opera serviços de limpeza residencial e comercial. O franqueado conta com suporte da marca para prospectar clientes, incluindo um software próprio que ajuda a identificar possíveis leads (potenciais clientes) na região.

O valor de investimento se refere a franquias que operam no modelo home based (remoto) em cidades com até 30 mil habitantes, esse valor aumenta para operações em cidades maiores. O valor de investimento inicial para cidades com até 1 milhão de habitantes, por exemplo, é de R$ 60 mil.

Mary Help

Mary Help opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas Foto: Mary Help/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 12 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: fixo de 1,25 salário mínimo ou 4% do faturamento bruto

A marca opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas. Segundo a companhia, as principais atividades são de faxina, passar roupas, lavanderia e cozinhar, “além de outros serviços que podem ser agenciados, a critério do franqueado”.

Os valores de investimento também estão atrelados ao tamanho da cidade onde a franquia irá se instalar. O investimento inicial para cidades com mais de 150 mil habitantes, por exemplo, é de R$ 70 mil. O faturamento médio, assim como as taxas cobradas pela empresa, também aumentam.

Limpeza com Zelo

Limpeza com Zelo oferece garantia de faturamento para os franqueados Foto: Limpeza com Zelo/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 10 anos
  • Royalties/mês: 7% do faturamento

A empresa oferece os mesmos serviços de limpeza residencial e comercial, mas com um diferencial: dá garantia de faturamento para o franqueado. Desse modo, há um número mínimo de clientes para a unidade logo no início da operação. Cada unidade pode, naturalmente, prospectar outros clientes e aumentar o faturamento.

Os valores de investimento estão diretamente ligados ao “faturamento inicial” escolhido pelo franqueado. “A taxa de franquia é de R$ 20 mil fixa, sem garantia de faturamento. Com garantia, é duas vezes o valor do faturamento mensal”, explica Renato Ticoulat, presidente e fundador da Limpeza com Zelo. “Assim, uma franquia com garantia de R$ 15 mil de faturamento custa R$ 20 mil mais R$ 30 mil, tendo investimento inicial de R$ 50 mil”, complementa.

Segundo a empresa, o prazo para entrega do faturamento prometido é de quatro meses, a partir do início da operação. O modelo das franquias é exclusivamente home based.

Dona Help

Dona Help faz parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, e opera em João Pessoa, PB, desde 2023 Foto: Dona Help/Divulga
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 63 mil
  • Lucro médio mensal: 25% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 10 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: a partir de 1 salário mínimo

A Dona Help é a mais jovem representante da lista. Parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, a nova marca opera em João Pessoa, PB, desde 2023 e começou a operar com franquia este ano.

Os valores de investimento também variam conforme a cidade onde o franqueado irá operar, sendo que os valores acima se referem a cidades com até 100 mil habitantes. Os royalties aumentam em meio salário mínimo por mês para operações em cidades maiores.

Contemplando diferentes marcas que oferecem desde higienização de estofados até serviços de limpeza corporativa, o setor de franquias de limpeza e conservação oferece diferentes opções de investimento para quem quer começar o próprio negócio.

Além disso, a área foi a que mais cresceu em número de unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do primeiro trimestre de 2024, avançando 13,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Marcas voltadas para limpeza residencial e corporativa incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil, que variam de acordo com a cidade do franqueado e o tipo de operação - home based (com trabalho remoto) ou em um escritório próprio.

Segundo Lyana Bittencourt, que é consultora de negócios e CEO do Grupo Bittencourt, o setor tem se expandido bastante no pós-pandemia, aproveitando a retomada de atividades presenciais nos últimos dois anos.

Franquias voltadas para limpeza residencial e corporativas incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil Foto: Maria Brasileira/Divulgação

Ter aptidão com gestão de pessoas é fundamental para operar no setor

Ela destaca, porém, que é essencial que o franqueado tenha aptidão com a gestão de pessoas, já que a maior parte do trabalho realizado pelas unidades é gerir os colaboradores que realizam os serviços e ligá-los aos clientes.

“Muitas vezes você lida com a contratação de profissionais autônomos, que prestam serviços tanto para a franquia, como para outras pessoas e empresas. Portanto, se se você não tiver atenção, souber incentivar, engajar e ensinar (os padrões adotados pela franquia), pode ter dificuldades”, afirma Bittencourt.

Segundo ela, no momento de se decidir por uma franquia para investir, é importante ser o mais racional possível e ponderar as vantagens e desvantagens de cada empresa. “Tente minimizar a emoção no momento da decisão. Isso pode ser feito com cálculos em planilhas, por exemplo”, diz.

Bittencourt aponta a importância de conversar com outros franqueados da marca para entender o dia a dia da operação.

“Lembre-se de que você tem que gostar de exercitar a operação daquela franquia e não de receber aquele serviço pronto. Não é porque você gosta de uma casa limpa, que vai gostar de trabalhar no dia a dia dessa operação”, alerta.

4 opções de franquias de limpeza

As quatro empresas apresentadas abaixo operam modelos similares de franquias de limpeza, com serviços residenciais e corporativos. Em geral, o serviço principal gira em torno da gestão dos profissionais contratados para a realização dos serviços de limpeza, além da prospecção de clientes.

A contratação dos profissionais que trabalham para cada franquia varia, podendo ocorrer de forma autônoma, com o pagamento para cada serviço prestado, ou via CLT.

A prospecção de clientes conta com apoio das marcas, que podem oferecer uma lista de possíveis interessados na região, softwares para a gestão dos clientes e até um faturamento mínimo, a partir de uma clientela já atrelada à nova unidade de franquia.

Mais abaixo, confira algumas opções de franquia de limpeza para investir.

Antes, porém, algumas ressalvas precisam ser feitas:

  1. faturamento não é lucro, como já explicamos nesta reportagem. É preciso descontar todos os custos necessários para depois chegar ao lucro, que vai para os bolsos dos sócios;
  2. todo negócio tem um tempo de maturação. Isso significa que, por um período, poucas pessoas vão conhecer a marca e, consequentemente, o número de vendas vai ser menor;
  3. antes do lucro, um empreendimento precisa atingir o ponto de equilíbrio - não dar nem lucro nem prejuízo;
  4. as opções que figuram nesta lista são oferecidas pelo mercado e não representam nenhum tipo de recomendação por parte da reportagem.

Maria Brasileira

Maria Brasileira é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF Foto: Maria Brasileira/Divulgação
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 47,3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno estimado: 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 706

A empresa é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF, e opera serviços de limpeza residencial e comercial. O franqueado conta com suporte da marca para prospectar clientes, incluindo um software próprio que ajuda a identificar possíveis leads (potenciais clientes) na região.

O valor de investimento se refere a franquias que operam no modelo home based (remoto) em cidades com até 30 mil habitantes, esse valor aumenta para operações em cidades maiores. O valor de investimento inicial para cidades com até 1 milhão de habitantes, por exemplo, é de R$ 60 mil.

Mary Help

Mary Help opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas Foto: Mary Help/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 12 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: fixo de 1,25 salário mínimo ou 4% do faturamento bruto

A marca opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas. Segundo a companhia, as principais atividades são de faxina, passar roupas, lavanderia e cozinhar, “além de outros serviços que podem ser agenciados, a critério do franqueado”.

Os valores de investimento também estão atrelados ao tamanho da cidade onde a franquia irá se instalar. O investimento inicial para cidades com mais de 150 mil habitantes, por exemplo, é de R$ 70 mil. O faturamento médio, assim como as taxas cobradas pela empresa, também aumentam.

Limpeza com Zelo

Limpeza com Zelo oferece garantia de faturamento para os franqueados Foto: Limpeza com Zelo/Divulgação
  • Investimento inicial total: R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 10 anos
  • Royalties/mês: 7% do faturamento

A empresa oferece os mesmos serviços de limpeza residencial e comercial, mas com um diferencial: dá garantia de faturamento para o franqueado. Desse modo, há um número mínimo de clientes para a unidade logo no início da operação. Cada unidade pode, naturalmente, prospectar outros clientes e aumentar o faturamento.

Os valores de investimento estão diretamente ligados ao “faturamento inicial” escolhido pelo franqueado. “A taxa de franquia é de R$ 20 mil fixa, sem garantia de faturamento. Com garantia, é duas vezes o valor do faturamento mensal”, explica Renato Ticoulat, presidente e fundador da Limpeza com Zelo. “Assim, uma franquia com garantia de R$ 15 mil de faturamento custa R$ 20 mil mais R$ 30 mil, tendo investimento inicial de R$ 50 mil”, complementa.

Segundo a empresa, o prazo para entrega do faturamento prometido é de quatro meses, a partir do início da operação. O modelo das franquias é exclusivamente home based.

Dona Help

Dona Help faz parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, e opera em João Pessoa, PB, desde 2023 Foto: Dona Help/Divulga
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 63 mil
  • Lucro médio mensal: 25% do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: 10 a 14 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: a partir de 1 salário mínimo

A Dona Help é a mais jovem representante da lista. Parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, a nova marca opera em João Pessoa, PB, desde 2023 e começou a operar com franquia este ano.

Os valores de investimento também variam conforme a cidade onde o franqueado irá operar, sendo que os valores acima se referem a cidades com até 100 mil habitantes. Os royalties aumentam em meio salário mínimo por mês para operações em cidades maiores.

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