Contemplando diferentes marcas que oferecem desde higienização de estofados até serviços de limpeza corporativa, o setor de franquias de limpeza e conservação oferece diferentes opções de investimento para quem quer começar o próprio negócio.
Além disso, a área foi a que mais cresceu em número de unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do primeiro trimestre de 2024, avançando 13,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Marcas voltadas para limpeza residencial e corporativa incluem opções de investimento a partir de R$ 35 mil, que variam de acordo com a cidade do franqueado e o tipo de operação - home based (com trabalho remoto) ou em um escritório próprio.
Segundo Lyana Bittencourt, que é consultora de negócios e CEO do Grupo Bittencourt, o setor tem se expandido bastante no pós-pandemia, aproveitando a retomada de atividades presenciais nos últimos dois anos.
Ter aptidão com gestão de pessoas é fundamental para operar no setor
Ela destaca, porém, que é essencial que o franqueado tenha aptidão com a gestão de pessoas, já que a maior parte do trabalho realizado pelas unidades é gerir os colaboradores que realizam os serviços e ligá-los aos clientes.
“Muitas vezes você lida com a contratação de profissionais autônomos, que prestam serviços tanto para a franquia, como para outras pessoas e empresas. Portanto, se se você não tiver atenção, souber incentivar, engajar e ensinar (os padrões adotados pela franquia), pode ter dificuldades”, afirma Bittencourt.
Segundo ela, no momento de se decidir por uma franquia para investir, é importante ser o mais racional possível e ponderar as vantagens e desvantagens de cada empresa. “Tente minimizar a emoção no momento da decisão. Isso pode ser feito com cálculos em planilhas, por exemplo”, diz.
Bittencourt aponta a importância de conversar com outros franqueados da marca para entender o dia a dia da operação.
“Lembre-se de que você tem que gostar de exercitar a operação daquela franquia e não de receber aquele serviço pronto. Não é porque você gosta de uma casa limpa, que vai gostar de trabalhar no dia a dia dessa operação”, alerta.
4 opções de franquias de limpeza
As quatro empresas apresentadas abaixo operam modelos similares de franquias de limpeza, com serviços residenciais e corporativos. Em geral, o serviço principal gira em torno da gestão dos profissionais contratados para a realização dos serviços de limpeza, além da prospecção de clientes.
A contratação dos profissionais que trabalham para cada franquia varia, podendo ocorrer de forma autônoma, com o pagamento para cada serviço prestado, ou via CLT.
A prospecção de clientes conta com apoio das marcas, que podem oferecer uma lista de possíveis interessados na região, softwares para a gestão dos clientes e até um faturamento mínimo, a partir de uma clientela já atrelada à nova unidade de franquia.
Mais abaixo, confira algumas opções de franquia de limpeza para investir.
Antes, porém, algumas ressalvas precisam ser feitas:
- faturamento não é lucro, como já explicamos nesta reportagem. É preciso descontar todos os custos necessários para depois chegar ao lucro, que vai para os bolsos dos sócios;
- todo negócio tem um tempo de maturação. Isso significa que, por um período, poucas pessoas vão conhecer a marca e, consequentemente, o número de vendas vai ser menor;
- antes do lucro, um empreendimento precisa atingir o ponto de equilíbrio - não dar nem lucro nem prejuízo;
- as opções que figuram nesta lista são oferecidas pelo mercado e não representam nenhum tipo de recomendação por parte da reportagem.
Confira outras listas de franquias
Maria Brasileira
- Investimento inicial total: a partir de R$ 47,3 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
- Lucro médio mensal: 20% do faturamento bruto
- Prazo de retorno estimado: 14 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: R$ 706
A empresa é a 14ª maior microfranquia do Brasil, segundo a ABF, e opera serviços de limpeza residencial e comercial. O franqueado conta com suporte da marca para prospectar clientes, incluindo um software próprio que ajuda a identificar possíveis leads (potenciais clientes) na região.
O valor de investimento se refere a franquias que operam no modelo home based (remoto) em cidades com até 30 mil habitantes, esse valor aumenta para operações em cidades maiores. O valor de investimento inicial para cidades com até 1 milhão de habitantes, por exemplo, é de R$ 60 mil.
Mary Help
- Investimento inicial total: R$ 35 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
- Lucro médio mensal: R$ 6 mil
- Prazo de retorno estimado: de 12 a 14 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: fixo de 1,25 salário mínimo ou 4% do faturamento bruto
A marca opera com a oferta de serviços de limpeza para residências e empresas. Segundo a companhia, as principais atividades são de faxina, passar roupas, lavanderia e cozinhar, “além de outros serviços que podem ser agenciados, a critério do franqueado”.
Os valores de investimento também estão atrelados ao tamanho da cidade onde a franquia irá se instalar. O investimento inicial para cidades com mais de 150 mil habitantes, por exemplo, é de R$ 70 mil. O faturamento médio, assim como as taxas cobradas pela empresa, também aumentam.
Limpeza com Zelo
- Investimento inicial total: R$ 40 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Lucro médio mensal: 20% do faturamento
- Prazo de retorno estimado: 12 a 18 meses
- Prazo de contrato: 10 anos
- Royalties/mês: 7% do faturamento
A empresa oferece os mesmos serviços de limpeza residencial e comercial, mas com um diferencial: dá garantia de faturamento para o franqueado. Desse modo, há um número mínimo de clientes para a unidade logo no início da operação. Cada unidade pode, naturalmente, prospectar outros clientes e aumentar o faturamento.
Os valores de investimento estão diretamente ligados ao “faturamento inicial” escolhido pelo franqueado. “A taxa de franquia é de R$ 20 mil fixa, sem garantia de faturamento. Com garantia, é duas vezes o valor do faturamento mensal”, explica Renato Ticoulat, presidente e fundador da Limpeza com Zelo. “Assim, uma franquia com garantia de R$ 15 mil de faturamento custa R$ 20 mil mais R$ 30 mil, tendo investimento inicial de R$ 50 mil”, complementa.
Segundo a empresa, o prazo para entrega do faturamento prometido é de quatro meses, a partir do início da operação. O modelo das franquias é exclusivamente home based.
Dona Help
- Investimento inicial total: a partir de R$ 41 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 63 mil
- Lucro médio mensal: 25% do faturamento
- Prazo de retorno estimado: 10 a 14 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: a partir de 1 salário mínimo
A Dona Help é a mais jovem representante da lista. Parte do Grupo Acuidar, que já possui uma rede de franquias de cuidadores de idosos, a nova marca opera em João Pessoa, PB, desde 2023 e começou a operar com franquia este ano.
Os valores de investimento também variam conforme a cidade onde o franqueado irá operar, sendo que os valores acima se referem a cidades com até 100 mil habitantes. Os royalties aumentam em meio salário mínimo por mês para operações em cidades maiores.