Funcionários pedindo demissão? Melhorar clima e oportunidades pode ajudar com alta rotatividade


Alta rotatividade pode ser evitada com melhores condições de trabalho e chances de aprender na empresa

Por João Scheller

Um problema que atinge diferentes empresas é a retenção de funcionários. São diferentes razões: desde dificuldade de pagar salários competitivos até falta de incentivo para crescimento dentro da companhia.

Apesar disso, algumas ações tomadas pelos empreendedores podem ajudar a evitar que a evasão de funcionários seja uma dificuldade recorrente para o seu negócio.

Em linhas gerais, apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos.

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Vitor Moura, consultor de negócios e gestor financeiro para pequenas e médias empresas, destaca que existem quatro pontos analisados pelos funcionários no momento de decidir permanecer ou deixar uma empresa. São eles:

  1. salário;
  2. crescimento na empresa;
  3. aprendizagem;
  4. clima organizacional.

“No caso da pequena empresa, é difícil competir com as grandes companhias por salários e crescimento dentro da organização”, explica Moura.

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Ele destaca que empresas maiores têm recursos financeiros para pagar salários mais atrativos e fisgar talentos de concorrentes.

Além disso, possuem o que ele chama de “escadinha corporativa”, que permite que os funcionários possam se desenvolver e, com o tempo, galgar posições mais altas.

Apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos Foto: Dragos Condrea/DC Studio/Adobe Stock
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Aprendizado e clima positivo podem ser diferenciais

Oferecer opções de aprendizado e um bom clima organizacional podem ser diferenciais para as pequenas empresas atraírem e reterem talentos.

Ter espaço e tempo para permitir que os funcionários aprendam durante a jornada de trabalho é algo muito valorizado, especialmente pelos mais jovens, e não requer investimento alto de dinheiro ou tempo, quando bem executado.

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Além disso, um bom clima organizacional também diz mais respeito à compreensão de limites e preocupação com o bem-estar dos funcionários, do que a altos gastos.

“Preocupar-se com os funcionários, ter bons equipamentos e atenção com colaboradores que atrapalham o grupo são alguns exemplos”, explica Moura.

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Contratar bem é fundamental

Além de ter ações para que os funcionários permaneçam na companhia, é fundamental que a empresa tenha cuidado ao analisar os candidatos quando estiver preenchendo vagas em aberto.

Os custos que envolvem a contratação de novos profissionais, além do tempo reservado para treinamento, podem ser problemas relevantes para as pequenas empresas. Por isso, tomar cuidado e analisar bem os perfis é fundamental.

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Além disso, Moura destaca ainda a importância que o treinamento de colaboradores tem para o bom desempenho deles em suas funções.

“O problema não é você treinar, e o colaborador sair da empresa, mas sim você não treiná-lo e ele permanecer”, pontua Moura.

Ele faz menção ao argumento comum de que gastar muito tempo com treinamento pode ser um desperdício de tempo e recursos em um cenário de alta rotatividade de funcionários.

Um problema que atinge diferentes empresas é a retenção de funcionários. São diferentes razões: desde dificuldade de pagar salários competitivos até falta de incentivo para crescimento dentro da companhia.

Apesar disso, algumas ações tomadas pelos empreendedores podem ajudar a evitar que a evasão de funcionários seja uma dificuldade recorrente para o seu negócio.

Em linhas gerais, apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos.

Vitor Moura, consultor de negócios e gestor financeiro para pequenas e médias empresas, destaca que existem quatro pontos analisados pelos funcionários no momento de decidir permanecer ou deixar uma empresa. São eles:

  1. salário;
  2. crescimento na empresa;
  3. aprendizagem;
  4. clima organizacional.

“No caso da pequena empresa, é difícil competir com as grandes companhias por salários e crescimento dentro da organização”, explica Moura.

Ele destaca que empresas maiores têm recursos financeiros para pagar salários mais atrativos e fisgar talentos de concorrentes.

Além disso, possuem o que ele chama de “escadinha corporativa”, que permite que os funcionários possam se desenvolver e, com o tempo, galgar posições mais altas.

Apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos Foto: Dragos Condrea/DC Studio/Adobe Stock

Aprendizado e clima positivo podem ser diferenciais

Oferecer opções de aprendizado e um bom clima organizacional podem ser diferenciais para as pequenas empresas atraírem e reterem talentos.

Ter espaço e tempo para permitir que os funcionários aprendam durante a jornada de trabalho é algo muito valorizado, especialmente pelos mais jovens, e não requer investimento alto de dinheiro ou tempo, quando bem executado.

Além disso, um bom clima organizacional também diz mais respeito à compreensão de limites e preocupação com o bem-estar dos funcionários, do que a altos gastos.

“Preocupar-se com os funcionários, ter bons equipamentos e atenção com colaboradores que atrapalham o grupo são alguns exemplos”, explica Moura.

Contratar bem é fundamental

Além de ter ações para que os funcionários permaneçam na companhia, é fundamental que a empresa tenha cuidado ao analisar os candidatos quando estiver preenchendo vagas em aberto.

Os custos que envolvem a contratação de novos profissionais, além do tempo reservado para treinamento, podem ser problemas relevantes para as pequenas empresas. Por isso, tomar cuidado e analisar bem os perfis é fundamental.

Além disso, Moura destaca ainda a importância que o treinamento de colaboradores tem para o bom desempenho deles em suas funções.

“O problema não é você treinar, e o colaborador sair da empresa, mas sim você não treiná-lo e ele permanecer”, pontua Moura.

Ele faz menção ao argumento comum de que gastar muito tempo com treinamento pode ser um desperdício de tempo e recursos em um cenário de alta rotatividade de funcionários.

Um problema que atinge diferentes empresas é a retenção de funcionários. São diferentes razões: desde dificuldade de pagar salários competitivos até falta de incentivo para crescimento dentro da companhia.

Apesar disso, algumas ações tomadas pelos empreendedores podem ajudar a evitar que a evasão de funcionários seja uma dificuldade recorrente para o seu negócio.

Em linhas gerais, apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos.

Vitor Moura, consultor de negócios e gestor financeiro para pequenas e médias empresas, destaca que existem quatro pontos analisados pelos funcionários no momento de decidir permanecer ou deixar uma empresa. São eles:

  1. salário;
  2. crescimento na empresa;
  3. aprendizagem;
  4. clima organizacional.

“No caso da pequena empresa, é difícil competir com as grandes companhias por salários e crescimento dentro da organização”, explica Moura.

Ele destaca que empresas maiores têm recursos financeiros para pagar salários mais atrativos e fisgar talentos de concorrentes.

Além disso, possuem o que ele chama de “escadinha corporativa”, que permite que os funcionários possam se desenvolver e, com o tempo, galgar posições mais altas.

Apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos Foto: Dragos Condrea/DC Studio/Adobe Stock

Aprendizado e clima positivo podem ser diferenciais

Oferecer opções de aprendizado e um bom clima organizacional podem ser diferenciais para as pequenas empresas atraírem e reterem talentos.

Ter espaço e tempo para permitir que os funcionários aprendam durante a jornada de trabalho é algo muito valorizado, especialmente pelos mais jovens, e não requer investimento alto de dinheiro ou tempo, quando bem executado.

Além disso, um bom clima organizacional também diz mais respeito à compreensão de limites e preocupação com o bem-estar dos funcionários, do que a altos gastos.

“Preocupar-se com os funcionários, ter bons equipamentos e atenção com colaboradores que atrapalham o grupo são alguns exemplos”, explica Moura.

Contratar bem é fundamental

Além de ter ações para que os funcionários permaneçam na companhia, é fundamental que a empresa tenha cuidado ao analisar os candidatos quando estiver preenchendo vagas em aberto.

Os custos que envolvem a contratação de novos profissionais, além do tempo reservado para treinamento, podem ser problemas relevantes para as pequenas empresas. Por isso, tomar cuidado e analisar bem os perfis é fundamental.

Além disso, Moura destaca ainda a importância que o treinamento de colaboradores tem para o bom desempenho deles em suas funções.

“O problema não é você treinar, e o colaborador sair da empresa, mas sim você não treiná-lo e ele permanecer”, pontua Moura.

Ele faz menção ao argumento comum de que gastar muito tempo com treinamento pode ser um desperdício de tempo e recursos em um cenário de alta rotatividade de funcionários.

Um problema que atinge diferentes empresas é a retenção de funcionários. São diferentes razões: desde dificuldade de pagar salários competitivos até falta de incentivo para crescimento dentro da companhia.

Apesar disso, algumas ações tomadas pelos empreendedores podem ajudar a evitar que a evasão de funcionários seja uma dificuldade recorrente para o seu negócio.

Em linhas gerais, apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos.

Vitor Moura, consultor de negócios e gestor financeiro para pequenas e médias empresas, destaca que existem quatro pontos analisados pelos funcionários no momento de decidir permanecer ou deixar uma empresa. São eles:

  1. salário;
  2. crescimento na empresa;
  3. aprendizagem;
  4. clima organizacional.

“No caso da pequena empresa, é difícil competir com as grandes companhias por salários e crescimento dentro da organização”, explica Moura.

Ele destaca que empresas maiores têm recursos financeiros para pagar salários mais atrativos e fisgar talentos de concorrentes.

Além disso, possuem o que ele chama de “escadinha corporativa”, que permite que os funcionários possam se desenvolver e, com o tempo, galgar posições mais altas.

Apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos Foto: Dragos Condrea/DC Studio/Adobe Stock

Aprendizado e clima positivo podem ser diferenciais

Oferecer opções de aprendizado e um bom clima organizacional podem ser diferenciais para as pequenas empresas atraírem e reterem talentos.

Ter espaço e tempo para permitir que os funcionários aprendam durante a jornada de trabalho é algo muito valorizado, especialmente pelos mais jovens, e não requer investimento alto de dinheiro ou tempo, quando bem executado.

Além disso, um bom clima organizacional também diz mais respeito à compreensão de limites e preocupação com o bem-estar dos funcionários, do que a altos gastos.

“Preocupar-se com os funcionários, ter bons equipamentos e atenção com colaboradores que atrapalham o grupo são alguns exemplos”, explica Moura.

Contratar bem é fundamental

Além de ter ações para que os funcionários permaneçam na companhia, é fundamental que a empresa tenha cuidado ao analisar os candidatos quando estiver preenchendo vagas em aberto.

Os custos que envolvem a contratação de novos profissionais, além do tempo reservado para treinamento, podem ser problemas relevantes para as pequenas empresas. Por isso, tomar cuidado e analisar bem os perfis é fundamental.

Além disso, Moura destaca ainda a importância que o treinamento de colaboradores tem para o bom desempenho deles em suas funções.

“O problema não é você treinar, e o colaborador sair da empresa, mas sim você não treiná-lo e ele permanecer”, pontua Moura.

Ele faz menção ao argumento comum de que gastar muito tempo com treinamento pode ser um desperdício de tempo e recursos em um cenário de alta rotatividade de funcionários.

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