Um hambúrguer de carne com doce de leite causou polêmica na internet. Com mais de 4,2 milhões de visualizações no Instagram, um vídeo da Turco Hamburgueria que mostra a montagem do lanche chegou nos argentinos, que se revoltaram com a combinação. “Cancelem as exportações de doce de leite ao Brasil”, diz em espanhol um dos mais de 4 mil comentários, com 2,8 mil curtidas.
“Os argentinos ficaram bravos”, brinca o goiano Kaio Jardel, 38, conhecido como o Turco. De acordo com o empresário, o vídeo foi publicado com a intenção de causar polêmica, mas ele não imaginava que teria um alcance tão abrangente, inclusive ultrapassando as fronteiras do Brasil. O post foi compartilhado 37,9 mil vezes.
“Como argentino, venho pedir que deixem o doce de leite fora dessas coisas. Obrigado.”, diz um dos comentários em espanhol. “Chorando em argentino”, brinca outro. “Damos o doce de leite para eles e fazem isso…”, se indigna mais um.
Por parte dos brasileiros, há comentários mais positivos. “É muito bom. Bacon e doce de leite nasceram para ser usados juntos”, destaca uma usuária. Alguns se divertem: “Gente, quem criou isso? Meu deus, que doideira (comeria muito)”. Outros mostram-se otimistas: “Boto fé que isso é bom”.
“Polêmico, mas até hoje não encontrei alguém que comeu e não gostou”, diz a legenda da publicação. Três vídeos anteriores que mostravam o produto na página já haviam atingido centenas de milhares de visualizações, mas o tema nunca havia chegado a esse nível de interações.
A receita foi incorporada ao cardápio em outubro do ano passado, quando a hamburgueria promoveu uma ação em colaboração com blogueiros de gastronomia. “A brincadeira era ir até a Turco e montar o próprio hambúrguer com os ingredientes da hamburgueria. Eu filmava a montagem e o hambúrguer da ‘collab’ ficava uma semana no cardápio”, explica Jardel.
Pão de hambúrguer tostado com manteiga, blend de carne grelhada, queijo provolone fatiado, bacon picado, e o toque final: uma camada generosa de doce de leite. Essa foi a invenção de Ferguson Rodrigues, dono da página de dicas Indica em Goiânia (@goianiaeregiao, no Instagram).
“Quando comi, me surpreendi. Realmente é bom”, avalia Jardel. O produto ficou um mês fora do cardápio, mas acabou voltando como oferta fixa da hamburgueria após pedidos insistentes de clientes – metade tem nojo, metade tem curiosidade, segundo o goiano. O hambúrguer custa R$ 33,75.
Apesar do sucesso na internet, o hambúrguer com doce de leite é o menos vendido da Turco. “Ele é muito exótico, existe a curiosidade de experimentar, mas não é de recorrência. Além disso, o vídeo ultrapassou barreiras, mas não tem tanta efetividade porque a venda é local.”, explica Jardel.
O Turco e a Dona Turca
“A Turco foi fundada no Instagram desde o início”, afirma Kaio Jardel. De acordo com ele, cerca de 90% dos clientes chegam pela rede social. “A nossa primeira loja funcionava em um bairro bem afastado, não tinha o fluxo de rua, então as pessoas iam graças às redes sociais, muitos por vídeos virais”, diz.
No segundo semestre de funcionamento do negócio, em meados de 2021, ele decidiu diversificar os conteúdos que publicava nas redes sociais. A partir daquele momento, a Turco Hamburgueria contaria com uma série de vídeos com dois personagens: o Turco e a Dona Turca, a esposa e sócia de Jardel, Vanessa Miranda, 36.
“A estratégia em cima disso é criar uma dualidade onde os clientes escolhem um lado. O pessoal chega na loja, ‘briga’ comigo, pede para eu parar de implicar com a Dona Turca, brincam muito com isso. Os clientes acompanham o nosso dia a dia como se fosse uma novelinha, todo o movimento é baseado nisso”, expõe.
Segundo o empresário, 75% do público da marca é feminino e costuma enveredar para o lado da Dona Turca nas histórias.
“Queríamos ir além do produto para não ficar chato. Mostramos muito também os funcionários. As pessoas chegam à loja e dizem por quem querem ser atendidos, participam do que acontece na loja.”
Queijo com banana da terra e abacaxi com rúcula
A Turco Hamburgueria tem outros sabores de hambúrguer em destaque, também com vídeos viralizados no Instagram, com mais de 1 milhão de visualizações cada um.
Um leva queijo coalho e banana da terra, o outro abacaxi com rúcula. “Sempre tem uma variação de ingredientes”, afirma Jardel.
O hambúrguer com doce de leite é salgado, destaca o empresário, mas a hamburgueria também serve hambúrgueres doces.
A sobremesa é feita com pão tostado na manteiga. Um deles leva doce de leite e queijo provolone. “Não tem a carne, que causa o estranhamento”, brinca. Também há opções com queijo coalho, paçoca e morango.
Os produtos começam em R$ 25,75 e chegam a R$ 47. O preço médio é de R$ 28 e R$ 30. A Turco Hamburgueria conta com duas lojas físicas em Goiânia, além do modelo de delivery.
O público principal da marca tem entre 25 a 30 anos. Conforme Jardel, o negócio funciona como uma “hamburgueria bar”. Além dos alimentos, são servidos diversos tipos de drink, cerveja e chope.
Negócio começou com R$ 4 mil no quintal de casa
Kaio Jardel trabalhava havia nove anos com um e-commerce no segmento infantil, vendendo roupas e brinquedos, quando decidiu deixar o negócio para trás e investir no ramo alimentício. Com Miranda, criou o projeto de uma pastelaria. “No fim de 2019, um dos sócios disse que não ia poder entrar no negócio e abortamos a missão”, relembra.
Em março de 2020, a pandemia de coronavírus chegou. “Foi uma sorte que não abrimos a loja”, reflete. Mas a ideia de abrir um negócio continuou.
Em outubro do mesmo ano, a ideia da pastelaria tornou-se a Turco Hamburgueria. “Pastel não é legal no delivery, ele murcha”, avalia Jardel. Como o casal costumava fazer hambúrgueres nas reuniões com famílias e amigos, resolveu apostar nisso.
Redesenharam o modelo de negócio e fizeram testes com familiares e amigos todos os fins de semana até dezembro. “Queríamos entender como seria o funcionamento, colocamos o preço baixo (cerca de R$ 15) só para testar. A ideia não era lucrar naquele momento”, explica.
A Turco Hamburgueria foi inaugurada em 8 de janeiro de 2021, somente por delivery. A primeira loja foi aberta em maio sem a intenção ainda de funcionar com serviço, mas porque os sócios sentiram falta de espaço. “Iam muitos amigos e familiares para comer na nossa casa, achamos melhor mudar para uma casa maior”, diz Jardel.
Ao receber os amigos e familiares no quintal do novo espaço, notou que mais pessoas foram sendo atraídas. “Era muito simples, não tinha nada, só umas mesinhas. Quando vimos, quatro meninas desconhecidas entraram e sentaram”, recorda-se.
De acordo com Jardel, a Turco Hamburgueria começou com R$ 4 mil, dinheiro arrecadado com os testes. “Comprávamos pão, carne e queijo, e fazíamos os hambúrgueres. Mesmo barato, não tínhamos funcionários, nada. Todo dinheiro que sobrava, reinvestíamos, e assim foi.
A Turco Hamburgueria hoje tem 35 funcionários. No primeiro ano de funcionamento, arrecadou R$ 634 mil. Chegou a R$ 1,9 milhão em 2022. No ano passado, o faturamento bateu R$ 4 milhões, com as duas lojas e o delivery. A expectativa é que chegue a R$ 4,2 milhões até o fim de 2024.
Avaliações de clientes
A Turco Hamburgueria tem nota 4,8 no aplicativo de entregas iFood. Das 100 avaliações, apenas duas não deram a maior nota (cinco estrelas): uma com classificação de quatro estrelas, pelo tamanho do hambúrguer, e outra com uma, por um descontentamento com a postura do entregador.
Especialista avalia uso de redes sociais
Consultor Internacional de Varejo do Sebrae-SP, Edgard Neto afirma que “o público não compra mais só por curtidas e recomendações”. Por isso, é crucial que a marca invista e incentive conteúdos diferentes, como tutoriais, dicas, comportamentos, histórias, sugestões e combinações, para “gerar audiência frequente e interessada”.
Confira algumas dicas:
- “Foque menos em estratégias de vendas e mais em conteúdo autoral. Numa pegada ‘evergreen’, como se o negócio sempre tivesse novidades para contar e compartilhar com os seguidores”
- “Evite falar sobre o que não tem conhecimento, não use este canal para suas opiniões pessoais [...] e, claro, nunca fale mal de clientes, evitando o cancelamento e a viralização negativa”
- “Planeje a produção dos conteúdos na proporção mínima de 70% de vídeos e 30% de fotos. Coloque legenda nos vídeos porque 75% das pessoas não ouvem os áudios durante a reprodução”
- “Evite legendas com textos grandes: ninguém vai ler. Se tiver algo de fato importante para dizer, grave vídeos curtos de no máximo um minuto para as redes sociais e, se o conteúdo for extenso, faça uma websérie e publique aos poucos”
- “Crie um posicionamento de marca criativo de acordo com o seu negócio. Você não precisa ser engraçado ou sério demais para ter engajamento digital; você precisa ter um conteúdo autoral e dinâmico”
- “Invista em planejar primeiro, todo o mês, e depois foque nas produções”