Pesquisa aponta quais são os 10 negócios mais procurados pelos brasileiros


Levantamento realizado pelo Sebrae mostra que opções mais acessadas envolvem investimentos de baixo custo e possibilidade de trabalhar a distância; veja lista completa

Por Geovanna Hora

Um levantamento realizado pelo Sebrae e obtido com exclusividade pelo Estadão mostrou que corretor de imóveis foi a ideia de negócio mais pesquisada por brasileiros em 2024, com 40 mil acessos no portal da instituição. O número é mais que o dobro do segundo lugar, designer gráfico, com 18 mil visitas.

Distribuidora de bebidas aparece na terceira posição, com 16 mil cliques, seguida por escritório de consultoria, com 15 mil acessos, e fábrica de produtos de chocolate, que recebeu 12 mil visitas.

A pesquisa considerou 116 mil buscas realizadas na plataforma Ideias de Negócios, do Sebrae, entre janeiro e outubro deste ano.

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Negócios mais buscados têm investimentos baixos e funcionam a distância.  Foto: Milos Zivojinovic

A analista do Sebrae Luciana Macedo afirma que os dados mostram que o brasileiro tem buscado por empreendimentos que exijam investimentos baixos, mas com chances de rentabilidade alta e retorno rápido.

“Os custos desses negócios são menores porque não exigem a compra de equipamentos caros ou pontos físicos, por exemplo. O investimento é voltado para o aperfeiçoamento do profissional, o que atrai as pessoas”, diz.

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Quesitos como trabalhar em horários flexíveis e conseguir gerir a empresa em ambientes remotos também ganharam destaque. A especialista aponta que as redes sociais contribuíram para a popularização desses modelos.

“Depois da pandemia, as pessoas descobriram que podem ser produtivas trabalhando de casa e investindo valores mais baixos, o que se tornou uma tendência, não só no Brasil, mas no mundo todo”, comenta.

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Negócios voltados para a venda de produtos ainda têm espaço

Mas as empresas tradicionais, com vendas de produtos populares, ainda têm seu espaço. Além da distribuidora de bebidas, aparecem na lista loja de cosméticos e perfumaria, com 11 mil acessos, e papelaria, com 10 mil visitas.

Luciana afirma que, independente da escolha, o primeiro passo para quem quer investir em um novo negócio é mapear os seus objetivos. Depois, é importante buscar informações sobre o modelo, para checar se ele se encaixa nos planos do empreendedor.

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“É fundamental considerar o que ele quer para a empresa. Seja a distância ou com um ponto físico, é necessário se planejar e ver como isso funciona na realidade”, conclui a especialista.

Veja a lista dos 10 negócios mais procurados por brasileiros em 2024:

  1. Corretor de imóveis (40 mil acessos)
  2. Designer gráfico (18 mil)
  3. Distribuidora de bebidas (16 mil)
  4. Escritório de consultoria (15 mil)
  5. Fábrica de produtos de chocolate (12 mil)
  6. Loja de cosméticos e perfumaria (11 mil)
  7. Papelaria (10 mil)
  8. Imobiliária (10 mil)
  9. Pet shop (7 mil)
  10. Agência de viagens (7 mil)

Um levantamento realizado pelo Sebrae e obtido com exclusividade pelo Estadão mostrou que corretor de imóveis foi a ideia de negócio mais pesquisada por brasileiros em 2024, com 40 mil acessos no portal da instituição. O número é mais que o dobro do segundo lugar, designer gráfico, com 18 mil visitas.

Distribuidora de bebidas aparece na terceira posição, com 16 mil cliques, seguida por escritório de consultoria, com 15 mil acessos, e fábrica de produtos de chocolate, que recebeu 12 mil visitas.

A pesquisa considerou 116 mil buscas realizadas na plataforma Ideias de Negócios, do Sebrae, entre janeiro e outubro deste ano.

Negócios mais buscados têm investimentos baixos e funcionam a distância.  Foto: Milos Zivojinovic

A analista do Sebrae Luciana Macedo afirma que os dados mostram que o brasileiro tem buscado por empreendimentos que exijam investimentos baixos, mas com chances de rentabilidade alta e retorno rápido.

“Os custos desses negócios são menores porque não exigem a compra de equipamentos caros ou pontos físicos, por exemplo. O investimento é voltado para o aperfeiçoamento do profissional, o que atrai as pessoas”, diz.

Quesitos como trabalhar em horários flexíveis e conseguir gerir a empresa em ambientes remotos também ganharam destaque. A especialista aponta que as redes sociais contribuíram para a popularização desses modelos.

“Depois da pandemia, as pessoas descobriram que podem ser produtivas trabalhando de casa e investindo valores mais baixos, o que se tornou uma tendência, não só no Brasil, mas no mundo todo”, comenta.

Negócios voltados para a venda de produtos ainda têm espaço

Mas as empresas tradicionais, com vendas de produtos populares, ainda têm seu espaço. Além da distribuidora de bebidas, aparecem na lista loja de cosméticos e perfumaria, com 11 mil acessos, e papelaria, com 10 mil visitas.

Luciana afirma que, independente da escolha, o primeiro passo para quem quer investir em um novo negócio é mapear os seus objetivos. Depois, é importante buscar informações sobre o modelo, para checar se ele se encaixa nos planos do empreendedor.

“É fundamental considerar o que ele quer para a empresa. Seja a distância ou com um ponto físico, é necessário se planejar e ver como isso funciona na realidade”, conclui a especialista.

Veja a lista dos 10 negócios mais procurados por brasileiros em 2024:

  1. Corretor de imóveis (40 mil acessos)
  2. Designer gráfico (18 mil)
  3. Distribuidora de bebidas (16 mil)
  4. Escritório de consultoria (15 mil)
  5. Fábrica de produtos de chocolate (12 mil)
  6. Loja de cosméticos e perfumaria (11 mil)
  7. Papelaria (10 mil)
  8. Imobiliária (10 mil)
  9. Pet shop (7 mil)
  10. Agência de viagens (7 mil)

Um levantamento realizado pelo Sebrae e obtido com exclusividade pelo Estadão mostrou que corretor de imóveis foi a ideia de negócio mais pesquisada por brasileiros em 2024, com 40 mil acessos no portal da instituição. O número é mais que o dobro do segundo lugar, designer gráfico, com 18 mil visitas.

Distribuidora de bebidas aparece na terceira posição, com 16 mil cliques, seguida por escritório de consultoria, com 15 mil acessos, e fábrica de produtos de chocolate, que recebeu 12 mil visitas.

A pesquisa considerou 116 mil buscas realizadas na plataforma Ideias de Negócios, do Sebrae, entre janeiro e outubro deste ano.

Negócios mais buscados têm investimentos baixos e funcionam a distância.  Foto: Milos Zivojinovic

A analista do Sebrae Luciana Macedo afirma que os dados mostram que o brasileiro tem buscado por empreendimentos que exijam investimentos baixos, mas com chances de rentabilidade alta e retorno rápido.

“Os custos desses negócios são menores porque não exigem a compra de equipamentos caros ou pontos físicos, por exemplo. O investimento é voltado para o aperfeiçoamento do profissional, o que atrai as pessoas”, diz.

Quesitos como trabalhar em horários flexíveis e conseguir gerir a empresa em ambientes remotos também ganharam destaque. A especialista aponta que as redes sociais contribuíram para a popularização desses modelos.

“Depois da pandemia, as pessoas descobriram que podem ser produtivas trabalhando de casa e investindo valores mais baixos, o que se tornou uma tendência, não só no Brasil, mas no mundo todo”, comenta.

Negócios voltados para a venda de produtos ainda têm espaço

Mas as empresas tradicionais, com vendas de produtos populares, ainda têm seu espaço. Além da distribuidora de bebidas, aparecem na lista loja de cosméticos e perfumaria, com 11 mil acessos, e papelaria, com 10 mil visitas.

Luciana afirma que, independente da escolha, o primeiro passo para quem quer investir em um novo negócio é mapear os seus objetivos. Depois, é importante buscar informações sobre o modelo, para checar se ele se encaixa nos planos do empreendedor.

“É fundamental considerar o que ele quer para a empresa. Seja a distância ou com um ponto físico, é necessário se planejar e ver como isso funciona na realidade”, conclui a especialista.

Veja a lista dos 10 negócios mais procurados por brasileiros em 2024:

  1. Corretor de imóveis (40 mil acessos)
  2. Designer gráfico (18 mil)
  3. Distribuidora de bebidas (16 mil)
  4. Escritório de consultoria (15 mil)
  5. Fábrica de produtos de chocolate (12 mil)
  6. Loja de cosméticos e perfumaria (11 mil)
  7. Papelaria (10 mil)
  8. Imobiliária (10 mil)
  9. Pet shop (7 mil)
  10. Agência de viagens (7 mil)

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