Mesmo em tempos de crise e de incerteza, há dois setores no Brasil que dificilmente desaquecem: o da saúde e o de beleza. Esta é a crença do CEO da Singu, Tallis Gomes, criador do aplicativo que leva um salão de beleza para dentro de casa. Junto com Tallis, eleito em 2017 como o jovem empreendedor mais inovador do mundo pelo Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT), o vice-presidente do Dr. Consulta, Renato Velloso, participaram nesta quarta do painel Construindo Identidades, que faz parte da 2 edição do Encontro Pró-PME.
Durante o debate, realizado no Instituto Tomie Ohtake, Renato e Tallis conversaram sobre novos negócios que as áreas da beleza e da saúde podem oferecer a quem tem vontade de empreender. “1/3 da população brasileira não tem plano de saúde, e no ultimo ano, três milhões de pessoas cancelaram o plano privado e agora dependem do Plano Único de Saúde (SUS), que é bastante deficitário. Com o Dr. Consulta, abrimos as portas para mais de um milhão de pacientes na grande SP, o que é muito positivo em termos de oferta”, explica Velloso.
Para ele, tempos mais “bicudos” não podem servir de desculpas para não se desenvolver o espírito empreendedor, e não se deve esperar a crise passar para se pensar sobre isso. “Há certas coisas que o consumidor não abre mão de ter, e o acesso à saúde é uma delas. Ele está muito empoderado e exigente, e você o conquista com soluções criativas e de maneira mais acessível”, ressalta. Renato detalha que uma das vantagens do Dr. Consulta é a maneira simplificada que eles oferecem 61 especialidades médicas e 200 tipos diferentes de prontuários online.
Aposta em boa comunicação e organização. O mineiro Tallis Gomes define como regra número um de um empreendimento de sucesso está na organização e na capacidade de se executar as tarefas definidas em uma lista, sem procrastinação. “Muitos empresários e funcionários se auto-sabotam. Passa o dia inteiro respondendo e-mails, em reuniões longas e improdutivas, e reclamam que trabalham muito. Isto é trabalhar errado, uma vez que é preciso ter muito bem definido o que você quer e cumprir isso à risca”, destaca o CEO, fundador da Easy Taxi, que em 2017, ao se juntar à Cabify, passou a ser considerada como uma das três maiores fusões de empresa de tecnologia no Brasil.
Tallis também investe alto na área de comunicação do aplicativo Singu, e na visão dele, o Instagram é a TV moderna, uma vez que a marca de beleza conversa com um público de 20 a 35 anos, e por isso, vale mais uma parceria com uma influenciadora digital relevante do que apenas concentrar os esforços em buscar espaço na mídia tradicional.