Os meios de pagamento podem ser grandes aliados para o seu negócio; descubra como usar cada um deles


Pix, boleto, link de pagamento e Tap to Pay: saiba qual modelo pode ser mais eficaz para seu negócio

Por Estadão Blue Studio e Nubank
Atualização:
Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas.  Foto: Nubank/Divulgação

Certo de que a venda é o ponto chave de diversos negócios, as instituições financeiras disponibilizam atualmente diferentes meios de pagamento. Cada um se adapta a necessidades específicas da empresa e da relação com o cliente. Do clássico boleto ao inovador Tap to Pay, hoje em dia há a plataforma mais adequada e segura para cada tipo de negócio.

O empreendedor que disponibiliza ao cliente uma variedade maior de opções de pagamentos consegue atender às preferências de diferentes clientes e, com isso, tem a chance de concluir novas vendas. Também é possível até conseguir vendas por impulso, já que alguns meios de pagamento ajudam o cliente a concluir a compra mais rapidamente. Esse portfólio variado também permite que a empresa ofereça descontos e fidelize seus consumidores. Por exemplo, dar a possibilidade de desconto de 5% para pagamentos via Pix ou permitir o parcelamento no boleto.

continua após a publicidade

Além dessas vantagens, há precauções que o empreendedor precisa ficar atento, como a inadimplência. Para evitar ao máximo esse problema, é importante definir junto a tudo isso sistemas de análise de crédito, a definição de políticas de cobrança e se inteirar sobre o uso de ferramentas de automação que acompanham os pagamentos em atraso.

Veja a seguir os diferentes meios de pagamento que um empreendedor pode contar e seus benefícios:

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas.  Foto: Nubank/Divulgação
continua após a publicidade

Pix

O meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros em 2022, segundo o Banco Central. O sistema permite pagamentos por meio de chaves aleatórias, QR Code, CNPJ, e-mail e número de telefone. PJs podem registrar até 20 chaves por conta da própria titularidade.

Os pagamentos via Pix são creditados na hora da compra, sem intermediários, o que torna a operação mais segura e elimina a necessidade de esperar pelo processamento bancário tradicional. Isso pode melhorar significativamente o fluxo de caixa do empreendedor, permitindo que recebam os pagamentos mais rapidamente e tenham acesso imediato aos fundos.

continua após a publicidade

O Pix do Nubank é ilimitado e gratuito. Isso significa que os empreendedores podem economizar em taxas de transação, o que contribui para a redução dos custos operacionais. Também é simples de ser utilizado tanto para quem paga quanto para quem recebe. Os empreendedores podem gerar QR codes instantâneos para receber pagamentos, eliminando a necessidade de lidar com máquinas de cartão ou transferências bancárias complicadas.

Outra vantagem é que, por ser creditado na hora, os empreendedores têm mais controle sobre seus recebimentos. Isso pode ajudar a reduzir a inadimplência, já que os clientes podem efetuar os pagamentos de forma rápida e conveniente.

Por fim, o Pix pode ser integrado a sistemas de gestão financeira e de vendas, permitindo a automatização de processos de cobrança e reconciliação de pagamentos. Isso economiza tempo e recursos, liberando os empreendedores para se concentrarem em outras áreas do negócio.

continua após a publicidade
Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas.  Foto: Nubank/Divulgação

Tap to Pay

Baseado na tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês), Tap to Pay do Nubank permite que o cliente cobre no cartão por aproximação usando o celular, sem precisar de maquininha e com menores taxas. Basta o empreendedor habilitar a função no aplicativo do banco que a ferramenta é liberada para uso. O Tap to Pay possibilita vender no débito ou no crédito, com parcelas em até 12 vezes nas bandeiras Visa, Mastercard e Elo (para celulares Android) e Visa e Mastercard (para celulares iOS).

continua após a publicidade

A tecnologia não armazena os dados de compras do cliente e utiliza protocolos de segurança para trazer privacidade às transações. As taxas cobradas pelo Nubank são as mais baixas do mercado, variando de acordo com o meio de pagamento e o número de parcelas escolhidas.

Link de pagamento

O link de pagamento pode ser gerado e enviado ao cliente por e-mail, mensagem de texto ou redes sociais. O recebimento é feito pela conta bancária e não há necessidade de esperar por processos de compensação, como outros métodos. Além disso, suas taxas são geralmente menores do que outras formas, como maquininhas de cartão ou boletos bancários. É ideal para quem vende online.

continua após a publicidade

Quem opta por esse modelo pode acompanhar todo fluxo pelo aplicativo do banco, que possibilita monitorar o status dos pagamentos, identificar transações pendentes e reconciliar os recebimentos. Os clientes podem escolher se preferem pagar no Pix, no crédito, à vista ou parcelado.

Além disso, cada link pode ser personalizado de acordo com as necessidades do empreendedor. Eles podem incluir informações como valor da compra, descrição do produto ou serviço, e datas de vencimento para pagamentos parcelados.

O diferencial do Link do Nubank é que ele já vem com várias opções de pagamento acopladas que dão mais flexibilidade e poder de escolha. Os donos de negócio têm a opção de receber com Pix, sem nenhum custo, cartão (à vista ou parcelado), ou NuPay -- inovação que possibilita vender para clientes Nubank com as menores taxas do mercado e recebimento na hora.

Ao enviar o link, o cliente pode escolher pagar com NuPay e finalizar a compra através do app do Nubank com toda segurança e facilidade, sem precisar informar os dados do cartão. As opções de pagamento são débito em conta sem custos, crédito à vista (2.69%) ou parcelado em até 12x sem juros (10.99%).

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas. Nubank/Divulgação Foto: Nubank/Divulgação

Boleto de cobrança

Outra opção para receber pagamentos dos clientes direto na conta é o boleto de cobrança. Com as novas tecnologias essa forma pode até parecer que caiu em desuso, mas não é verdade. Ele é um dos mais utilizados pelos prestadores de serviço como consultorias, escritórios de advocacia e de arquitetura. Além da segurança, com esse modelo, é possível definir a data de vencimento e incluir os dados do pagador, o que gera ainda mais segurança na transação.

Além disso, desde o dia 15 de março, parte dos boletos tem sua liquidação, ou seja, o beneficiário recebe o valor no mesmo dia do pagamento. Outra parte continuará sendo liquidada no próximo dia útil ao pagamento. Por exemplo, se o cliente pagar o boleto até até às 16h30, o credor poderá receber o dinheiro ainda no mesmo dia, a depender do seu contrato com a instituição financeira. Caso o pagamento seja realizado após esse horário, a liquidação ocorrerá no dia seguinte. A novidade engloba 136 bancos.

Os boletos de cobrança são aceitos por diferentes bancos e instituições financeiras em todo o País. Também permitem maior flexibilidade, pois o pagamento pode ser feito em diferentes locais, como agências bancárias, lotéricas, caixas eletrônicos, aplicativos bancários e internet banking.

Cada boleto possui um número único de identificação, o que permite ao empreendedor um controle detalhado sobre os pagamentos, facilitando a conciliação e a identificação de cada transação. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do Sebrae, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são dinheiro (71%), Pix (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%). Ou seja, das quatro modalidades, três atuam sem a presença do papel-moeda.

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas.  Foto: Nubank/Divulgação

Certo de que a venda é o ponto chave de diversos negócios, as instituições financeiras disponibilizam atualmente diferentes meios de pagamento. Cada um se adapta a necessidades específicas da empresa e da relação com o cliente. Do clássico boleto ao inovador Tap to Pay, hoje em dia há a plataforma mais adequada e segura para cada tipo de negócio.

O empreendedor que disponibiliza ao cliente uma variedade maior de opções de pagamentos consegue atender às preferências de diferentes clientes e, com isso, tem a chance de concluir novas vendas. Também é possível até conseguir vendas por impulso, já que alguns meios de pagamento ajudam o cliente a concluir a compra mais rapidamente. Esse portfólio variado também permite que a empresa ofereça descontos e fidelize seus consumidores. Por exemplo, dar a possibilidade de desconto de 5% para pagamentos via Pix ou permitir o parcelamento no boleto.

Além dessas vantagens, há precauções que o empreendedor precisa ficar atento, como a inadimplência. Para evitar ao máximo esse problema, é importante definir junto a tudo isso sistemas de análise de crédito, a definição de políticas de cobrança e se inteirar sobre o uso de ferramentas de automação que acompanham os pagamentos em atraso.

Veja a seguir os diferentes meios de pagamento que um empreendedor pode contar e seus benefícios:

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas.  Foto: Nubank/Divulgação

Pix

O meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros em 2022, segundo o Banco Central. O sistema permite pagamentos por meio de chaves aleatórias, QR Code, CNPJ, e-mail e número de telefone. PJs podem registrar até 20 chaves por conta da própria titularidade.

Os pagamentos via Pix são creditados na hora da compra, sem intermediários, o que torna a operação mais segura e elimina a necessidade de esperar pelo processamento bancário tradicional. Isso pode melhorar significativamente o fluxo de caixa do empreendedor, permitindo que recebam os pagamentos mais rapidamente e tenham acesso imediato aos fundos.

O Pix do Nubank é ilimitado e gratuito. Isso significa que os empreendedores podem economizar em taxas de transação, o que contribui para a redução dos custos operacionais. Também é simples de ser utilizado tanto para quem paga quanto para quem recebe. Os empreendedores podem gerar QR codes instantâneos para receber pagamentos, eliminando a necessidade de lidar com máquinas de cartão ou transferências bancárias complicadas.

Outra vantagem é que, por ser creditado na hora, os empreendedores têm mais controle sobre seus recebimentos. Isso pode ajudar a reduzir a inadimplência, já que os clientes podem efetuar os pagamentos de forma rápida e conveniente.

Por fim, o Pix pode ser integrado a sistemas de gestão financeira e de vendas, permitindo a automatização de processos de cobrança e reconciliação de pagamentos. Isso economiza tempo e recursos, liberando os empreendedores para se concentrarem em outras áreas do negócio.

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas.  Foto: Nubank/Divulgação

Tap to Pay

Baseado na tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês), Tap to Pay do Nubank permite que o cliente cobre no cartão por aproximação usando o celular, sem precisar de maquininha e com menores taxas. Basta o empreendedor habilitar a função no aplicativo do banco que a ferramenta é liberada para uso. O Tap to Pay possibilita vender no débito ou no crédito, com parcelas em até 12 vezes nas bandeiras Visa, Mastercard e Elo (para celulares Android) e Visa e Mastercard (para celulares iOS).

A tecnologia não armazena os dados de compras do cliente e utiliza protocolos de segurança para trazer privacidade às transações. As taxas cobradas pelo Nubank são as mais baixas do mercado, variando de acordo com o meio de pagamento e o número de parcelas escolhidas.

Link de pagamento

O link de pagamento pode ser gerado e enviado ao cliente por e-mail, mensagem de texto ou redes sociais. O recebimento é feito pela conta bancária e não há necessidade de esperar por processos de compensação, como outros métodos. Além disso, suas taxas são geralmente menores do que outras formas, como maquininhas de cartão ou boletos bancários. É ideal para quem vende online.

Quem opta por esse modelo pode acompanhar todo fluxo pelo aplicativo do banco, que possibilita monitorar o status dos pagamentos, identificar transações pendentes e reconciliar os recebimentos. Os clientes podem escolher se preferem pagar no Pix, no crédito, à vista ou parcelado.

Além disso, cada link pode ser personalizado de acordo com as necessidades do empreendedor. Eles podem incluir informações como valor da compra, descrição do produto ou serviço, e datas de vencimento para pagamentos parcelados.

O diferencial do Link do Nubank é que ele já vem com várias opções de pagamento acopladas que dão mais flexibilidade e poder de escolha. Os donos de negócio têm a opção de receber com Pix, sem nenhum custo, cartão (à vista ou parcelado), ou NuPay -- inovação que possibilita vender para clientes Nubank com as menores taxas do mercado e recebimento na hora.

Ao enviar o link, o cliente pode escolher pagar com NuPay e finalizar a compra através do app do Nubank com toda segurança e facilidade, sem precisar informar os dados do cartão. As opções de pagamento são débito em conta sem custos, crédito à vista (2.69%) ou parcelado em até 12x sem juros (10.99%).

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas. Nubank/Divulgação Foto: Nubank/Divulgação

Boleto de cobrança

Outra opção para receber pagamentos dos clientes direto na conta é o boleto de cobrança. Com as novas tecnologias essa forma pode até parecer que caiu em desuso, mas não é verdade. Ele é um dos mais utilizados pelos prestadores de serviço como consultorias, escritórios de advocacia e de arquitetura. Além da segurança, com esse modelo, é possível definir a data de vencimento e incluir os dados do pagador, o que gera ainda mais segurança na transação.

Além disso, desde o dia 15 de março, parte dos boletos tem sua liquidação, ou seja, o beneficiário recebe o valor no mesmo dia do pagamento. Outra parte continuará sendo liquidada no próximo dia útil ao pagamento. Por exemplo, se o cliente pagar o boleto até até às 16h30, o credor poderá receber o dinheiro ainda no mesmo dia, a depender do seu contrato com a instituição financeira. Caso o pagamento seja realizado após esse horário, a liquidação ocorrerá no dia seguinte. A novidade engloba 136 bancos.

Os boletos de cobrança são aceitos por diferentes bancos e instituições financeiras em todo o País. Também permitem maior flexibilidade, pois o pagamento pode ser feito em diferentes locais, como agências bancárias, lotéricas, caixas eletrônicos, aplicativos bancários e internet banking.

Cada boleto possui um número único de identificação, o que permite ao empreendedor um controle detalhado sobre os pagamentos, facilitando a conciliação e a identificação de cada transação. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do Sebrae, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são dinheiro (71%), Pix (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%). Ou seja, das quatro modalidades, três atuam sem a presença do papel-moeda.

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas.  Foto: Nubank/Divulgação

Certo de que a venda é o ponto chave de diversos negócios, as instituições financeiras disponibilizam atualmente diferentes meios de pagamento. Cada um se adapta a necessidades específicas da empresa e da relação com o cliente. Do clássico boleto ao inovador Tap to Pay, hoje em dia há a plataforma mais adequada e segura para cada tipo de negócio.

O empreendedor que disponibiliza ao cliente uma variedade maior de opções de pagamentos consegue atender às preferências de diferentes clientes e, com isso, tem a chance de concluir novas vendas. Também é possível até conseguir vendas por impulso, já que alguns meios de pagamento ajudam o cliente a concluir a compra mais rapidamente. Esse portfólio variado também permite que a empresa ofereça descontos e fidelize seus consumidores. Por exemplo, dar a possibilidade de desconto de 5% para pagamentos via Pix ou permitir o parcelamento no boleto.

Além dessas vantagens, há precauções que o empreendedor precisa ficar atento, como a inadimplência. Para evitar ao máximo esse problema, é importante definir junto a tudo isso sistemas de análise de crédito, a definição de políticas de cobrança e se inteirar sobre o uso de ferramentas de automação que acompanham os pagamentos em atraso.

Veja a seguir os diferentes meios de pagamento que um empreendedor pode contar e seus benefícios:

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas.  Foto: Nubank/Divulgação

Pix

O meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros em 2022, segundo o Banco Central. O sistema permite pagamentos por meio de chaves aleatórias, QR Code, CNPJ, e-mail e número de telefone. PJs podem registrar até 20 chaves por conta da própria titularidade.

Os pagamentos via Pix são creditados na hora da compra, sem intermediários, o que torna a operação mais segura e elimina a necessidade de esperar pelo processamento bancário tradicional. Isso pode melhorar significativamente o fluxo de caixa do empreendedor, permitindo que recebam os pagamentos mais rapidamente e tenham acesso imediato aos fundos.

O Pix do Nubank é ilimitado e gratuito. Isso significa que os empreendedores podem economizar em taxas de transação, o que contribui para a redução dos custos operacionais. Também é simples de ser utilizado tanto para quem paga quanto para quem recebe. Os empreendedores podem gerar QR codes instantâneos para receber pagamentos, eliminando a necessidade de lidar com máquinas de cartão ou transferências bancárias complicadas.

Outra vantagem é que, por ser creditado na hora, os empreendedores têm mais controle sobre seus recebimentos. Isso pode ajudar a reduzir a inadimplência, já que os clientes podem efetuar os pagamentos de forma rápida e conveniente.

Por fim, o Pix pode ser integrado a sistemas de gestão financeira e de vendas, permitindo a automatização de processos de cobrança e reconciliação de pagamentos. Isso economiza tempo e recursos, liberando os empreendedores para se concentrarem em outras áreas do negócio.

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas.  Foto: Nubank/Divulgação

Tap to Pay

Baseado na tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês), Tap to Pay do Nubank permite que o cliente cobre no cartão por aproximação usando o celular, sem precisar de maquininha e com menores taxas. Basta o empreendedor habilitar a função no aplicativo do banco que a ferramenta é liberada para uso. O Tap to Pay possibilita vender no débito ou no crédito, com parcelas em até 12 vezes nas bandeiras Visa, Mastercard e Elo (para celulares Android) e Visa e Mastercard (para celulares iOS).

A tecnologia não armazena os dados de compras do cliente e utiliza protocolos de segurança para trazer privacidade às transações. As taxas cobradas pelo Nubank são as mais baixas do mercado, variando de acordo com o meio de pagamento e o número de parcelas escolhidas.

Link de pagamento

O link de pagamento pode ser gerado e enviado ao cliente por e-mail, mensagem de texto ou redes sociais. O recebimento é feito pela conta bancária e não há necessidade de esperar por processos de compensação, como outros métodos. Além disso, suas taxas são geralmente menores do que outras formas, como maquininhas de cartão ou boletos bancários. É ideal para quem vende online.

Quem opta por esse modelo pode acompanhar todo fluxo pelo aplicativo do banco, que possibilita monitorar o status dos pagamentos, identificar transações pendentes e reconciliar os recebimentos. Os clientes podem escolher se preferem pagar no Pix, no crédito, à vista ou parcelado.

Além disso, cada link pode ser personalizado de acordo com as necessidades do empreendedor. Eles podem incluir informações como valor da compra, descrição do produto ou serviço, e datas de vencimento para pagamentos parcelados.

O diferencial do Link do Nubank é que ele já vem com várias opções de pagamento acopladas que dão mais flexibilidade e poder de escolha. Os donos de negócio têm a opção de receber com Pix, sem nenhum custo, cartão (à vista ou parcelado), ou NuPay -- inovação que possibilita vender para clientes Nubank com as menores taxas do mercado e recebimento na hora.

Ao enviar o link, o cliente pode escolher pagar com NuPay e finalizar a compra através do app do Nubank com toda segurança e facilidade, sem precisar informar os dados do cartão. As opções de pagamento são débito em conta sem custos, crédito à vista (2.69%) ou parcelado em até 12x sem juros (10.99%).

Diversos meios de pagamento facilitam a operação para empresas. Nubank/Divulgação Foto: Nubank/Divulgação

Boleto de cobrança

Outra opção para receber pagamentos dos clientes direto na conta é o boleto de cobrança. Com as novas tecnologias essa forma pode até parecer que caiu em desuso, mas não é verdade. Ele é um dos mais utilizados pelos prestadores de serviço como consultorias, escritórios de advocacia e de arquitetura. Além da segurança, com esse modelo, é possível definir a data de vencimento e incluir os dados do pagador, o que gera ainda mais segurança na transação.

Além disso, desde o dia 15 de março, parte dos boletos tem sua liquidação, ou seja, o beneficiário recebe o valor no mesmo dia do pagamento. Outra parte continuará sendo liquidada no próximo dia útil ao pagamento. Por exemplo, se o cliente pagar o boleto até até às 16h30, o credor poderá receber o dinheiro ainda no mesmo dia, a depender do seu contrato com a instituição financeira. Caso o pagamento seja realizado após esse horário, a liquidação ocorrerá no dia seguinte. A novidade engloba 136 bancos.

Os boletos de cobrança são aceitos por diferentes bancos e instituições financeiras em todo o País. Também permitem maior flexibilidade, pois o pagamento pode ser feito em diferentes locais, como agências bancárias, lotéricas, caixas eletrônicos, aplicativos bancários e internet banking.

Cada boleto possui um número único de identificação, o que permite ao empreendedor um controle detalhado sobre os pagamentos, facilitando a conciliação e a identificação de cada transação. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do Sebrae, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são dinheiro (71%), Pix (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%). Ou seja, das quatro modalidades, três atuam sem a presença do papel-moeda.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.