Em fevereiro, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) atualizou a sua lista de maiores franquias do País. Com dados referentes ao número total de unidades em 2023, a associação apontou Cacau Show, McDonald’s, Subway, AmPm e Burger King, respectivamente, como as maiores franquias de alimentação do Brasil.
O investimento para abrir uma unidade de uma dessas marcas varia bastante. Enquanto a Cacau Show oferece opções diferentes, com modelos disponíveis a partir de um investimento mínimo de R$ 65 mil, grandes redes de fast food cobram valores elevados para a abertura de uma unidade. O Burger King, por exemplo, tem investimento inicial a partir de R$ 2,5 milhões.
Independentemente do valor investido, porém, especialistas alertam que ao abrir uma franquia o empreendedor deve se munir de informações acerca de empresa e das operações da franquia. Ter claro os valores necessários para dar início à operação, tempo de retorno do investimento, além de outros pontos básicos do negócio, é fundamental para ter sucesso na empreitada.
Confira a seguir estimativas de investimento para as cinco maiores franquias de alimentação:
Cacau Show
- Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 64,9 mil
- Faturamento médio anual: R$ 700 mil
- Lucro médio mensal: de 12% a 15% do faturamento
- Prazo de retorno estimado: de 18 a 24 meses
- Prazo de contrato: 30 meses
- Royalties/mês: R$ 347 mensais de fundo de propaganda + taxa de marketing inaugural de R$ 1,5 mil
Informações referentes ao formato contêiner, opção mais barata oferecida pela marca. Outros modelos de franquia tem investimento inicial maior (até R$ 310 mil), mas também oferecem faturamento elevado. Os dados de faturamento são indicados anualmente pela empresa, por conta da sazonalidade das vendas.
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McDonald’s
Contatado pela reportagem, o McDonald’s afirmou que não pode informar os dados de investimento nas franquias da marca por “ser uma empresa de capital aberto”, ou seja, por estar listada na bolsa de valores.
Subway
A reportagem não obteve resposta nas tentativas de contato com a matriz brasileira do Subway. A empresa passa por um período turbulento no Brasil. Sua controladora no País, a SouthRock, entrou com pedido de recuperação judicial no final do ano passado e, recentemente, o próprio Subway entrou com pedido de recuperação judicial na Justiça paulista.
Os dados de investimento reproduzidos abaixo foram levantados em outubro do ano passado pela reportagem do Estadão.
- Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 490 mil
- Lucro médio mensal estimado: de 10% a 15%
- Prazo de retorno estimado: de 36 a 60 meses
- Prazo de contrato: 20 anos
- Royalties/mês: 8%
- Taxa de manutenção/mês: 4,5%
A empresa oferece diferentes modelos de loja, desde unidades de rua até opções dentro de shopping centers. A rede não informou o faturamento médio estimado para as unidades.
AmPm
- Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 390 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 120 mil a R$ 150 mil
- Lucro médio mensal: não é divulgado
- Prazo de retorno estimado: 2 a 3 anos
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 6% sobre o faturamento + 1% de fundo de propaganda
Burger King
- Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 2,5 milhões
- Faturamento médio mensal estimado: R$ 500 mil
- Lucro médio mensal: não informado
- Prazo de contrato: 20 anos
- Prazo de retorno estimado: não informado
- Royalties/mês: 8% sobre o faturamento + 3,5% de fundo de marketing
O investimento inicial se refere ao modelo de loja presente na praça de alimentação de shopping centers. Há opções de loja de rua, com investimento inicial a partir de R$ 5 milhões. Os valores de investimento inicial contemplam, além de taxas de franquia, o montante necessário para compra de equipamentos e construção do ponto de venda.
A companhia frisa que os valores de faturamento são “uma mera estimativa, podendo variar de acordo com diversos fatores, tendo como exemplo: localização; tipo de restaurante; horário de funcionamento e hábitos de consumo local”.