Abrir um quiosque num shopping pode ser uma opção mais em conta do que uma loja completa para começar um negócio dentro de um centro comercial movimentado.
Há duas formas de entrar nesse segmento: negócios próprios ou franquias. Mais abaixo, neste texto, há sete opções de marcas franqueadas que atuam neste modelo de negócio e que projetam faturamento superior a R$ 500 mil por ano.
Mas antes disso, conheça um pouco mais sobre essa modalidade. O VP da vertical Gestão, da 300 Ecossistema de Alto Impacto, Cristiano Correa, explica que a primeira questão a ser resolvida quando se pensa em ter um quiosque de shopping é entender qual o objetivo do negócio.
“Quer validar a marca naquele espaço? Pretende ver se consegue atingir o público-alvo? Nesses casos, pode ser interessante. Mas tem que estar ciente dos custos do local”, diz.
Dentre esses valores, estão aluguel do espaço e condomínio (assim como é cobrado em unidades residenciais).
O Estadão consultou a Allos, que contém 58 shoppings sob seu guarda-chuva, sendo que 17 estão em São Paulo. Eles ressaltam que os quiosques vêm se destacando nos últimos anos e, apenas em 2023, foram abertas 912 novas unidades na rede.
Para quiosques na rede Allos, além de aluguel e condomínio, também existem cobranças para fundo de promoção e propaganda e um aluguel percentual, caso a operação ultrapasse o patamar de vendas estabelecido pelo shopping.
Na maioria dos casos, segundo eles, não há, por parte da Allos, cobranças de multas em rescisões de contratos, Normalmente não há prazo mínimo de permanência.
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Na hora da precificação do espaço do quiosque, não é necessariamente a metragem vai impactar tanto - como acontece com lojas fixas. O que acaba contando mais são o ponto e a finalidade do quiosque.
A própria Allos decidiu investir no setor. Recentemente, eles criaram a CarrinhosKids. Agora, eles têm três unidades: nos shoppings VillaLobos, Tamboré e Mooca Plaza.
Quais as vantagens e desvantagens de um quiosque?
De acordo com Correa, os pontos positivos são:
- baixo custo de implantação em comparação com uma loja completa;
- maior flexibilidade, podendo mudar de local dentro do mesmo shopping com facilidade;
- estar próximo de praças de alimentação ou lojas-âncora ajuda na hora do tráfego.
Os pontos de atenção são:
- os espaços são menores;
- há menor capacidade de estoque;
- há mais risco de furtos.
Confira opções de franquias de quiosques
Veja sete opções de marcas de franquias que atuam no modelo de negócio de quiosques. Todas oferecem uma projeção de faturamento superior a R$ 500 mil por ano. Porém, algumas ressalvas precisam ser feitas.
- faturamento não é lucro, como é explicado nesta reportagem. É preciso descontar todos os custos necessários para depois chegar ao lucro, que vai para os bolsos dos sócios;
- todo negócio tem um tempo de maturação. Isso significa que, por um período, poucas pessoas vão conhecer a marca e, consequentemente, o número de vendas vai ser menor;
- antes do lucro, um empreendimento precisa atingir o ponto de equilíbrio - não dar nem lucro nem prejuízo - como já explicamos neste material;
- as opções que figuram nesta lista são oferecidas pelo mercado e não representam qualquer tipo de recomendação por parte da reportagem.
1) Yes! Cosmetics
Rede de cosméticos veganos, que existe há mais de 20 anos.
- Investimento inicial estimado: R$ 150 mil (incluso taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
- Lucro médio mensal: de 15% a 22%
- Prazo de retorno (payback): de 18 a 24 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 30% (sob a compra de produtos)
- Número de unidades em operação: 130 (todas franqueadas)
2) Bubble Mix
Rede focada em “chá de bolhas”, também conhecido como “bubble tea”. Criada em Foz do Iguaçu, no Paraná, está presente em 17 estados.
- Investimento inicial: R$190 mil (incluso taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 43 mil
- Lucro médio mensal: 15%
- Prazo de retorno: de 20 a 24 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 5%
- Unidades em operação: 85, todas franquias
3) Spicy Tuna
Rede de restaurantes focada na identidade havaiana. Ainda no início do processo do franchising, eles têm apenas duas unidades próprias em operação.
- Investimento inicial estimado: a partir de R$ 190 mil (incluso taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: de R$120 mil a R$ 150 mil
- Lucro médio mensal: de 15% a 20%
- Prazo de retorno (payback): em até 18 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 5%
- Número de unidades em operação: 2 lojas próprias
4) Bendito
Rede de cafeteria especializada em cookies, brownies e cafés gourmets.
- Investimento inicial estimado: R$ 237 mil (incluso taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Lucro médio mensal: de 12% a 20%
- Prazo de retorno (payback): de 24 a 36 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 5%
- Unidades em operação: 7
5) Cuor di Crema
Com opções veganas, a gelateria existe desde 2012.
- Investimento inicial: R$ 475 mil (com taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Lucro médio mensal: 15%
- Prazo de retorno: de 22 a 38 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 5%
- Unidades em operação: 10, sendo 4 lojas próprias
6) Boulangerie Carioca
Marca focada em pães - de fermentação natural -, cafés, salgados e doces.
- Investimento inicial: R$ 490 mil (incluindo taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
- Lucro médio mensal: 15%
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 6%
- Unidades em operação: 5, todas franquias
7) Espetto Carioca
Rede de bares e restaurantes criada em 2011.
- Investimento inicial: a partir de R$ 241,7 mil (incluso taxa franquia)
- Faturamento mensal: R$ 80 mil
- Lucro mensal: de 12 a 20%
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties: 5%
- Unidades da rede em operação: 55