Durante quase 20 anos, a professora Elza Lacerda, 39, deu aulas de inglês em escolas de idiomas de Porto Alegre. Foi em meio à pandemia que a Teacher Elza, como é conhecida, viu uma mudança de chave na vida profissional. Deixou de trabalhar como contratada CLT em uma escola para focar no próprio curso on-line, tudo por conta do seu sucesso nas redes sociais.
Atualmente Lacerda conta com mais de 7,3 milhões de seguidores em suas contas no Instagram, YouTube e TikTok - somente neste último, são mais de 4,7 milhões. A estratégia surgiu de um vídeo despretensioso da professora publicado por insistência do marido e dos alunos.
“Era uma briga (para se convencer a postar vídeos na internet). Na época, eu tinha muito a ideia de que o TikTok era só dancinhas”, afirma Lacerda, de seu escritório em Porto Alegre, onde grava seus vídeos e faz o atendimento dos alunos.
A insistência, porém, fez com que a professora postasse um vídeo curto com dicas de inglês no TikTok e viralizasse. Segundo ela, em menos de 24 horas, o vídeo já contava com milhares de visualizações e o número de seguidores disparou, chegando a 18 mil em duas semanas.
“Eu estava em aula no dia em que postei pela primeira vez, e meus alunos ficavam apostando quantas visualizações o vídeo teria até o final da aula. No final, estava com 1,5 mil visualizações e eu apavorada, me perguntando o que estava acontecendo”, relembra Lacerda.
Boa parte do sucesso da professora se deu por conta da forma descontraída de ensinar e da maneira descomplicada de tratar alguns tópicos da gramática do idioma.
“Quando falo de sujeito e predicado, na hora já dá um bloqueio no aluno. Não utilizo esse tipo de nomenclatura no curso. Digo que é a pessoa que faz alguma coisa”, exemplifica Lacerda, que aprendeu inglês de forma autônoma durante a adolescência.
Sucesso levou professora a estruturar o próprio curso
O sucesso fez com que Lacerda voltasse a retomar uma ideia antiga que nutria com o marido: de criar o próprio curso de inglês, deixando de trabalhar em escolas de idiomas. Ela já possuía alguns alunos particulares, mas a ideia era transformar essa rotina de aulas em um negócio on-line, usando tecnologia.
“Eu fui criada para ser CLT ou concursada, não fui criada para empreender”, comenta Lacerda, sobre sua reticência em começar o próprio negócio. Com o fechamento da oficina mecânica do marido por conta da pandemia e o sucesso dos vídeos, foi questão de tempo para a professora colocar o plano em prática.
Inicialmente, ela manteve sua posição na escola de inglês enquanto traçava as diretrizes para o lançamento do curso. Como o número de pedidos para aulas particulares disparou após o sucesso nas redes sociais, a professora conseguiu manter as aulas particulares enquanto trabalhava na estruturação do negócio. Em agosto de 2021, a plataforma Inglês 365 entrava no ar.
O curso é chamado assim, pois se divide em 365 conteúdos, que incluem aulas gravadas, material didático, exercícios e roteiro de estudos, que podem ser estudados a cada dia. Há também um encontro ao vivo uma vez por semana para tirar dúvidas com a professora. Atualmente há cerca de 2,6 mil alunos matriculados na plataforma.
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Cautela na transição para negócio próprio é essencial, segundo Sebrae
Essa cautela que Lacerda teve na transição do trabalho CLT para a criação do próprio negócio é recomendada pelo consultor do Sebrae-SP, Alexandre Moreira. Segundo ele, o empreendedor deve considerar os valores que serão investidos, o retorno que terá e também um calendário de divulgação de seu conteúdo, com foco no seu público-alvo.
“No caso da Teacher Elza, ela começou criando conteúdos, desenvolveu a confiança do público e depois ofereceu seu produto para eles”, explica Moreira. Esse mesmo método, diz, pode ser usado por diferentes empreendedores para divulgar seus produtos ou serviços por meio das redes sociais.
O sucesso de Lacerda nas redes sociais fez com que ela fosse finalista na categoria “Professor do Ano” no TikTok Awards, evento da rede social que premia os criadores de conteúdo que se destacam na plataforma.
“Todo e qualquer empreendedor é apto a começar no TikTok a qualquer momento”, afirma Silvia Belluzzo, diretora de marketing para pequenas empresas na América Latina no TikTok.
Segundo ela, a plataforma oferece uma série de treinamentos e capacitações para quem busca expandir sua atuação dentro do aplicativo, atuando em parceria com o Sebrae.
No ano passado, por exemplo, o programa TikTok Empreende permitiu que empreendedores participassem de um curso da plataforma para melhorar a produção de seus vídeos e a presença de marca na plataforma. Além disso, premiou 300 contas com um valor de R$ 5 mil e um programa de capacitação extra.
“Percebemos uma necessidade do mercado de provermos um conteúdo educacional, de como usar a plataforma, de como usar o TikTok para alavancar o seu negócio e, por isso, sempre trazemos capacitação”, diz Belluzzo.
Atualmente Elza Lacerda conta com uma equipe de 32 pessoas que a ajudam tanto com os conteúdos para as redes sociais, como para a expansão e manutenção do curso pago.
Ela conta que, em breve, a plataforma deve ter um curso voltado ao inglês corporativo e outro à preparação para exames de proficiência, como TOEFL.