Um jogo para aprender gestão com os erros


Objetivo é capacitar o empreendedor em situação real

Por Mateus Apud
Encontro Pró-PME, realizado no Intituto Tomie Ohtake. Business Game . Foto: Rafael Arbex /ESTADAO Foto: Rafael Arbex /ESTADAO

Um jogo para lidar com as incertezas do mercado e aprender com os erros de gestão. “O objetivo é capacitar trazendo o empreendedor para uma situação real de negócio. Os participantes têm a oportunidade de corrigir e planejar novamente”, explica o CEO da Academia de Marketing, Mario Cunha, sobre o Business Game, atividade realizada durante o Encontro Pró-PME.

Prestes a se aposentar, Elcio Matuto, de 57 anos, quer abrir um negócio e diz que o evento o ajudou muito. “Tivemos experiências de como gerenciar, praticamos o que não fazer e o que fazer em certos momentos.”

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No jogo, composto por seis rodadas, Cunha dividiu os participantes em equipes, que tinham de gerenciar um parque de diversões. A cada rodada, um desafio era proposto e uma nota era dada pelo cliente. “O interessante do game é que ganhar dinheiro é uma consequência do valor que você entrega ao seu cliente”, afirma o gestor.

*Estagiário sob orientação do Editor de Suplementos Daniel Fernandes

Encontro Pró-PME, realizado no Intituto Tomie Ohtake. Business Game . Foto: Rafael Arbex /ESTADAO Foto: Rafael Arbex /ESTADAO

Um jogo para lidar com as incertezas do mercado e aprender com os erros de gestão. “O objetivo é capacitar trazendo o empreendedor para uma situação real de negócio. Os participantes têm a oportunidade de corrigir e planejar novamente”, explica o CEO da Academia de Marketing, Mario Cunha, sobre o Business Game, atividade realizada durante o Encontro Pró-PME.

Prestes a se aposentar, Elcio Matuto, de 57 anos, quer abrir um negócio e diz que o evento o ajudou muito. “Tivemos experiências de como gerenciar, praticamos o que não fazer e o que fazer em certos momentos.”

No jogo, composto por seis rodadas, Cunha dividiu os participantes em equipes, que tinham de gerenciar um parque de diversões. A cada rodada, um desafio era proposto e uma nota era dada pelo cliente. “O interessante do game é que ganhar dinheiro é uma consequência do valor que você entrega ao seu cliente”, afirma o gestor.

*Estagiário sob orientação do Editor de Suplementos Daniel Fernandes

Encontro Pró-PME, realizado no Intituto Tomie Ohtake. Business Game . Foto: Rafael Arbex /ESTADAO Foto: Rafael Arbex /ESTADAO

Um jogo para lidar com as incertezas do mercado e aprender com os erros de gestão. “O objetivo é capacitar trazendo o empreendedor para uma situação real de negócio. Os participantes têm a oportunidade de corrigir e planejar novamente”, explica o CEO da Academia de Marketing, Mario Cunha, sobre o Business Game, atividade realizada durante o Encontro Pró-PME.

Prestes a se aposentar, Elcio Matuto, de 57 anos, quer abrir um negócio e diz que o evento o ajudou muito. “Tivemos experiências de como gerenciar, praticamos o que não fazer e o que fazer em certos momentos.”

No jogo, composto por seis rodadas, Cunha dividiu os participantes em equipes, que tinham de gerenciar um parque de diversões. A cada rodada, um desafio era proposto e uma nota era dada pelo cliente. “O interessante do game é que ganhar dinheiro é uma consequência do valor que você entrega ao seu cliente”, afirma o gestor.

*Estagiário sob orientação do Editor de Suplementos Daniel Fernandes

Encontro Pró-PME, realizado no Intituto Tomie Ohtake. Business Game . Foto: Rafael Arbex /ESTADAO Foto: Rafael Arbex /ESTADAO

Um jogo para lidar com as incertezas do mercado e aprender com os erros de gestão. “O objetivo é capacitar trazendo o empreendedor para uma situação real de negócio. Os participantes têm a oportunidade de corrigir e planejar novamente”, explica o CEO da Academia de Marketing, Mario Cunha, sobre o Business Game, atividade realizada durante o Encontro Pró-PME.

Prestes a se aposentar, Elcio Matuto, de 57 anos, quer abrir um negócio e diz que o evento o ajudou muito. “Tivemos experiências de como gerenciar, praticamos o que não fazer e o que fazer em certos momentos.”

No jogo, composto por seis rodadas, Cunha dividiu os participantes em equipes, que tinham de gerenciar um parque de diversões. A cada rodada, um desafio era proposto e uma nota era dada pelo cliente. “O interessante do game é que ganhar dinheiro é uma consequência do valor que você entrega ao seu cliente”, afirma o gestor.

*Estagiário sob orientação do Editor de Suplementos Daniel Fernandes

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