Após vencer a terceira temporada do reality show de gastronomia Masterchef, o empresário Leonardo Young iniciou, em parceria com o blogueiro Zé Soares, criador do site Do Pão ao Caviar, e com a empreendedora Bel Pesce, uma campanha de financiamento coletivo para abrir sua própria hamburgueria.
Com meta inicial de R$ 200 mil, o crowdfunding no portal Kickante foi lançado na madrugada desta quinta-feira (25) e, até as 17h havia arrecadado R$ 10,7 mil. Para Young, além do investimento financeiro, a campanha constrói uma história para o empreendimento, que deve se chamar Zebeléo, uma junção dos nomes dos três sócios.
"Queremos gerar um case. Quem entende de empreendedorismo sabe o valor que tem o apoio do público a um projeto como esse", conta Leonardo. "Com as recompensas, fica uma troca justa", avalia. Os 'prêmios' para quem financiar a empreitada passam por refeições no restaurante, camisetas e bonés autografados, até um fim de semana gastronômico em Lima, capital do Peru.
Além da hamburgueria, a ideia do trio é documentar o processo de concepção do restaurante até sua materialização e transformar o material em um manual de como montar um restaurante, direcionado para empresários.
"Aprender a fazer está no gosto do público brasileiro. Por que não unir o hamburguer ao empreendedorismo?", reflete Leonardo.