No “Estadão Analisa” desta quinta-feira, 16, o colunista Carlos Andreazza volta a falar sobre a comunicação do governo Lula em relação as mudanças no Pix. Com a presença de uma convidada especial, Maria Carolina Gontijo, conhecida também como Duquesa de Tax.
Sobre a temática, eles falam dos problemas que o governo vem enfrentando, já que, mesmo após a Receita Federal, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negarem que haverá taxação do Pix, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados insinuam o contrário, insistem nas fake news e tentam mobilizar a oposição, pedindo até o impeachment de Lula.
Parlamentares bolsonaristas dizem que o objetivo da nova instrução da Receita – que obriga instituições financeiras a informar movimentações, incluindo via Pix, acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e de R$ 15 mil para pessoas jurídicas – seria o de “taxar os brasileiros” e até estimulam uma “revolta do Pix”.