O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi operado às pressas na madrugada desta terça-feira, 10, após sentir dores de cabeça, informou um boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Segundo a instituição, o procedimento guarda relação com o acidente doméstico sofrido pelo petista em 19 de outubro. Na ocasião, o petista caiu no banheiro do Palácio da Alvorada enquanto cortava as unhas do pé.
O acidente doméstico ocasionou novamente preocupação com a saúde do presidente. Antes do acidente, a última vez que Lula havia ido ao hospital foi em janeiro deste ano, quando realizou exames de rotina no Sírio-Libanês da capital paulista. Na ocasião, ele foi atendido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela infectologista Ana Helena Germoglio, coordenadora da equipe de Saúde da Presidência. Kalil Filho e Germoglio estão à frente da equipe que atende o presidente após a intervenção médica desta terça..
Em setembro do ano passado, Lula passou por uma cirurgia de artroplastia total de quadril no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para tratar uma artrose no fêmur direito. O procedimento envolveu a substituição da cabeça do fêmur, desgastada pelo atrito causado pela perda de cartilagem, comum em pessoas de sua idade. Dois meses antes, ele havia feito uma infiltração para aliviar as dores.
A cirurgia é considerada de baixo risco, mas complexa. Aproveitando a anestesia, Lula também realizou uma blefaroplastia, cirurgia nas pálpebras para remover excesso de pele, comum entre idosos para corrigir o aspecto caído dos olhos.
As operações foram bem-sucedidas, e Lula se recuperou completamente, seguindo repouso e fisioterapia. Durante a recuperação, ele permaneceu ativo no trabalho, sem necessidade de afastamento ou que o vice-presidente, Geraldo Alckmin, assumisse o cargo. O presidente ficou anestesiado por cerca de três horas.
No início de outubro, Lula realizou um raio-x para monitorar a cirurgia no quadril. Ele fez o exame no posto médico da Presidência, no anexo do Palácio do Planalto. O procedimento durou cerca de 15 minutos.
Pneumonia adia viagem à China
Em março de 2023, Lula cancelou uma viagem internacional devido a problemas de saúde. Na ocasião, ele foi diagnosticado com pneumonia leve e adiou sua visita à China, que só ocorreu meses depois. Quando o cancelamento foi anunciado, ministros, diplomatas e uma delegação de 120 empresários do agronegócio já aguardavam o presidente em Pequim.
Na época da pneumonia, assim como em outros momentos em que Lula precisou de atendimento médico, voltou à tona o caso de seu câncer. Em 2011, poucos meses após deixar a Presidência, Lula foi diagnosticado com um tumor de três centímetros na garganta. Ele passou por mais de 30 sessões de quimioterapia, que eliminaram o câncer.
Qual idade do Lula?
O quadro de saúde do presidente resguarda relação com sua idade. Lula completou 79 anos em outubro deste ano, o que o coloca em um grupo de risco para complicações médicas. O petista, no entanto, se considera “um menino” em questão de saúde e despista a possibilidade de deixar de concorrer à reeleição em 2026 por essa razão. “Do ponto de vista da saúde, eu me sinto menino”, disse Lula em 2 de julho em entrevista à Rádio Sociedade. “Você pode perguntar para a Janja.”
Na ocasião, o presidente havia sido questionado se, a exemplo de Joe Biden, a idade avançada seria um empecilho para tentar a recondução na próxima eleição presidencial. Lula voltou a dizer que só concorrerá a um novo mandato caso não haja mais ninguém habilitado a “derrotar o fascismo” no pleito.