BRASÍLIA – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 42,9%, segundo pesquisa do instituto AtlasIntel divulgada nesta terça-feira, 7. A avaliação positiva da gestão petista subiu cinco pontos porcentuais em comparação com a última pesquisa, feita em março, quando era considerada boa ou ótima por 38%. A avaliação negativa do governo permanece no mesmo patamar: 40,9% consideram a gestão ruim ou péssima; no levantamento anterior, eram 41%.
O instituto AtlasIntel ouviu 1.904 pessoas entre os dias 3 e 6 de maio, por meio de entrevistas digitais. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos porcentuais.
O desempenho positivo do presidente Lula também apresentou crescimento. Na pesquisa divulgada nesta terça-feira, 50,8% dos entrevistados afirmaram aprovar o trabalho do petista. Em março, eram 47%. A desaprovação se manteve: antes, 46%, e agora, 45%.
A segurança pública continua sendo o tema com o pior desempenho entre os brasileiros. Mais da metade dos brasileiros (53%) avalia que o governo faz uma gestão ruim ou péssima na área. O segundo tópico com maior rejeição é a justiça e o combate à corrupção, com 49% de avaliações negativas.
Outra pergunta feita pelo instituto também atesta a preocupação do brasileiro com as áreas que possuem baixa aprovação. O maior problema do Brasil, segundo os entrevistados pela AtlasIntel, é a criminalidade e o tráfico de drogas (59,2%). O segundo obstáculo mais citado foi a corrupção (53,9%).
Por outro lado, os temas em que o governo Lula é melhor avaliado são as relações internacionais e a proteção do meio ambiente, com 40% considerando como positiva a gestão petista nas duas áreas.
Enquanto a AtlasIntel evidenciou um crescimento da aprovação do governo Lula, o CNT/MDA detectou um movimento contrário. O instituto, que também divulgou um novo levantamento nesta terça, mostrou que 37,4% das pessoas consideram a gestão petista ótima ou boa. No levantamento anterior, feito em janeiro, 42,7% avaliavam positivamente o governo. A diferença de 5,3 pontos porcentuais está acima da margem de erro da pesquisa da CNT/MDA, que é de 2,2 pontos porcentuais.
Pesquisa aponta queda da percepção negativa sobre a economia
A situação econômica do País é considerada ruim para 45%, sendo oito pontos porcentuais menor do que em março. Para 32%, a economia vai bem, um crescimento de quatro pontos percentuais em comparação com o último levantamento. Outros 23% acreditam que a economia brasileira está regular.
Oscilou dentro da margem de erro o porcentual de brasileiros que acreditam que a economia brasileira vai melhorar daqui a seis meses. Em março, eram 50% e, agora, 52%. Os que acham que a situação vai piorar passaram de 42% para 33%, uma queda de nove pontos porcentuais. Outros 15% consideram que o contexto será o mesmo que o atual.