BRASÍLIA – Benedito de Lira, prefeito de Barra de São Miguel (AL), morreu nesta terça-feira, 14, aos 82 anos, em razão de uma parada cardíaca. O político é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Benedito, também conhecido pelo apelido “Biu”, exercia o segundo mandato na cidade alagoana e já foi deputado federal por três mandatos, entre 1995 e 1999 e entre 2003 a 2011, e senador entre 2011 e 2018.
A Câmara e o Senado Federal decretaram luto oficial de três dias em sinal de pesar pelo falecimento.
“Meu pai, meu herói, minha referência, nos deixou hoje, aos 82 anos. Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família”, escreveu Lira, em publicação em rede social. “Lutou até o fim, manteve-se firme no trabalho até as últimas forças. Já estamos com muitas saudades, meu velho! Estarei aqui, com os seus, preservando seu legado, trabalhando duro e com honradez.”
O estado de saúde de Biu era frágil. Ele fazia tratamento oncológico e foi submetido a uma cirurgia no dia 31 de dezembro e não conseguiu comparecer à própria posse, no dia 1º de janeiro, em Barra de São Miguel.
Lira o substituiu e discursou no lugar do pai neste evento. “Todos batalharam para que tivesse a continuidade do trabalho que é desempenhado pelo ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira. Que deveria estar sentado nessa cadeira, e não por força de sua vontade, mas por motivos que absolutamente independem de sua vontade pessoal, fez uma pequena cirurgia ontem (31 de dezembro)”, afirmou Lira, emocionado, na ocasião.
O vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assumirá a prefeitura de Barra de São Miguel.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que recebeu “com tristeza e pesar” a notícia da morte de Benedito de Lira e ligou para Arthur Lira. “Com tristeza e pesar, soube da morte do ex-senador Benedito de Lira”, afirmou no X (antigo Twitter). “Liguei para o presidente da Câmara, Arthur Lira, filho de Benedito, para expressar minhas condolências e estendi minha solidariedade a todos os familiares, amigos e admiradores do seu pai.”
O líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), favorito para suceder Lira na presidência da Câmara, fez uma publicação em memória a Benedito de Lira ainda na manhã des terça-feira. “Biu sempre trabalhou e defendeu o seu Estado”, escreveu. “Neste momento, quando a família é chamada à provação da perda, é preciso que confiemos nos desígnios de Deus e que tenhamos conforto na fé e na saudade.”
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) lamentou a morte de Benedito de Lira, com quem afirmou ter tido a “honra de conviver no Senado Federal durante seu mandato”. “Fez da sua vida um exemplo de superação e força para vencer obstáculos sempre com muita coragem”, disse. “Deixo aqui meu abraço fraterno a Arthur Lira, mas acima de tudo, deixo meu conforto ao coração de um filho que perdeu seu pai e exemplo de vida. Que Deus o receba em paz e console o coração de toda família, amigos e ao povo alagoano por essa perda inestimável de um de seus personagens mais importantes.”
O velório de Benedito de Lira será ainda nesta terça-feira, às 16h, e o enterro ocorrerá na quarta-feira, 15, às 10h, no cemitério Parque das Flores, em Maceió.
Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais