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Opinião|O Dia do Professor: um chamado à valorização dos educadores


Os professores são os pilares do sistema educacional. Sua influência vai além da sala de aula; eles moldam o futuro das próximas gerações, fomentando o pensamento crítico, a criatividade e a cidadania. Entretanto, para que possam cumprir essa missão, é fundamental que sua formação inicial e continuada seja aprimorada

Por Socorro Neri

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro no Brasil, nos convida a refletir sobre a importância desses profissionais na formação de cidadãos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A qualidade do professor é um dos principais fatores que impactam o aprendizado dos alunos, como revela o relatório do Instituto Península, que destaca que 60% do desempenho escolar está relacionado à qualidade docente[1]. No entanto, essa relevância não é acompanhada por condições adequadas, já que os professores muitas vezes não recebem o suporte necessário para desempenharem suas funções de forma plena e eficaz.

Os professores são os pilares do sistema educacional. Sua influência vai além da sala de aula; eles moldam o futuro das próximas gerações, fomentando o pensamento crítico, a criatividade e a cidadania. Entretanto, para que possam cumprir essa missão, é fundamental que sua formação inicial e continuada seja aprimorada. Muitas vezes, os cursos de formação de professores não oferecem o suporte necessário para enfrentar os desafios contemporâneos, como o uso de novas tecnologias e a diversidade cultural dos alunos. Investir em programas que garantam uma formação robusta e atualizada é essencial para preparar educadores que possam lidar com as demandas do século XXI.

Além disso, a carreira docente precisa ser mais atrativa. O Poder Executivo encaminhou, em junho deste ano, à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 2.614/2024, que apresenta o novo Plano Nacional de Educação (PNE)[2], nesta proposta, ainda em tramitação, a valorização dos profissionais da educação é uma das metas. O PL prevê a equiparação salarial dos professores com outras carreiras de nível superior e reforça a necessidade de políticas que garantam melhores condições de trabalho, formação continuada e reconhecimento da importância da carreira docente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. No entanto, na prática, a evolução da carreira de professor, especialmente na educação básica, está muito aquém de outras profissões, afastando os melhores talentos. Esse efeito impacta diretamente a qualidade da educação, tornando a profissão menos atraente e perpetuando um ciclo que compromete o sistema educacional[3].

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Outro ponto crucial é a necessidade de garantir condições de trabalho adequadas. Professores frequentemente enfrentam salas superlotadas, falta de recursos pedagógicos e infraestrutura precária. Esses fatores não apenas prejudicam o desempenho dos educadores, mas também comprometem a experiência de aprendizado dos alunos. É responsabilidade do Estado, com apoio da sociedade civil criar um ambiente propício para que os professores possam desempenhar suas funções de forma plena e eficaz.

Um aspecto que ganhou destaque, especialmente após a pandemia de Covid-19, é a saúde mental dos professores. O isolamento social, a adaptação ao ensino remoto e o aumento do estresse impactaram profundamente o bem-estar desses profissionais. A recente aprovação da Lei nº 14.819, de 2024, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares[4], visa promover a integração entre educação, saúde mental e assistência social, oferecendo apoio psicossocial aos professores. No entanto, ainda não foi implantada, e será necessário acompanhar os seus efeitos práticos para avaliar o seu real impacto nas condições de trabalho dos educadores.

Em suma, o Dia do Professor deve ser mais do que uma celebração; deve ser um chamado à ação. Devemos reconhecer a importância desses profissionais, garantindo-lhes uma formação de qualidade, tornando a carreira de professor atrativa, proporcionando boas condições de trabalho e cuidados com a saúde mental dos educadores. Somente assim a educação se tornará uma verdadeira prioridade, e os professores receberão o respeito e o apoio que merecem. A valorização dos professores é o primeiro passo para a transformação da educação.

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[1] INSTITUTO PENÍNSULA. A Qualidade do Professor Brasileiro: Significado, impacto e políticas sistêmicas de aperfeiçoamento da oferta e desempenho docente. São Paulo: Instituto Península, 2024.

[2] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/SASE, 2014.

[3] NERI, Socorro; SOUZA, Goreth. Revista Exame. Valorização de professores como estratégia para a transformação da educação brasileira. Exame, 22de janeiro de 2024. Disponível em: https ://exame .com /brasil /valorizacao -de -professores -como -estrategia -para -a -transformacao -da -educacao -brasileira/ . Acesso em: 14 out. 2024.

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[4] BRASIL. Lei nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui uma Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jan. 2024.

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro no Brasil, nos convida a refletir sobre a importância desses profissionais na formação de cidadãos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A qualidade do professor é um dos principais fatores que impactam o aprendizado dos alunos, como revela o relatório do Instituto Península, que destaca que 60% do desempenho escolar está relacionado à qualidade docente[1]. No entanto, essa relevância não é acompanhada por condições adequadas, já que os professores muitas vezes não recebem o suporte necessário para desempenharem suas funções de forma plena e eficaz.

Os professores são os pilares do sistema educacional. Sua influência vai além da sala de aula; eles moldam o futuro das próximas gerações, fomentando o pensamento crítico, a criatividade e a cidadania. Entretanto, para que possam cumprir essa missão, é fundamental que sua formação inicial e continuada seja aprimorada. Muitas vezes, os cursos de formação de professores não oferecem o suporte necessário para enfrentar os desafios contemporâneos, como o uso de novas tecnologias e a diversidade cultural dos alunos. Investir em programas que garantam uma formação robusta e atualizada é essencial para preparar educadores que possam lidar com as demandas do século XXI.

Além disso, a carreira docente precisa ser mais atrativa. O Poder Executivo encaminhou, em junho deste ano, à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 2.614/2024, que apresenta o novo Plano Nacional de Educação (PNE)[2], nesta proposta, ainda em tramitação, a valorização dos profissionais da educação é uma das metas. O PL prevê a equiparação salarial dos professores com outras carreiras de nível superior e reforça a necessidade de políticas que garantam melhores condições de trabalho, formação continuada e reconhecimento da importância da carreira docente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. No entanto, na prática, a evolução da carreira de professor, especialmente na educação básica, está muito aquém de outras profissões, afastando os melhores talentos. Esse efeito impacta diretamente a qualidade da educação, tornando a profissão menos atraente e perpetuando um ciclo que compromete o sistema educacional[3].

Outro ponto crucial é a necessidade de garantir condições de trabalho adequadas. Professores frequentemente enfrentam salas superlotadas, falta de recursos pedagógicos e infraestrutura precária. Esses fatores não apenas prejudicam o desempenho dos educadores, mas também comprometem a experiência de aprendizado dos alunos. É responsabilidade do Estado, com apoio da sociedade civil criar um ambiente propício para que os professores possam desempenhar suas funções de forma plena e eficaz.

Um aspecto que ganhou destaque, especialmente após a pandemia de Covid-19, é a saúde mental dos professores. O isolamento social, a adaptação ao ensino remoto e o aumento do estresse impactaram profundamente o bem-estar desses profissionais. A recente aprovação da Lei nº 14.819, de 2024, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares[4], visa promover a integração entre educação, saúde mental e assistência social, oferecendo apoio psicossocial aos professores. No entanto, ainda não foi implantada, e será necessário acompanhar os seus efeitos práticos para avaliar o seu real impacto nas condições de trabalho dos educadores.

Em suma, o Dia do Professor deve ser mais do que uma celebração; deve ser um chamado à ação. Devemos reconhecer a importância desses profissionais, garantindo-lhes uma formação de qualidade, tornando a carreira de professor atrativa, proporcionando boas condições de trabalho e cuidados com a saúde mental dos educadores. Somente assim a educação se tornará uma verdadeira prioridade, e os professores receberão o respeito e o apoio que merecem. A valorização dos professores é o primeiro passo para a transformação da educação.

[1] INSTITUTO PENÍNSULA. A Qualidade do Professor Brasileiro: Significado, impacto e políticas sistêmicas de aperfeiçoamento da oferta e desempenho docente. São Paulo: Instituto Península, 2024.

[2] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/SASE, 2014.

[3] NERI, Socorro; SOUZA, Goreth. Revista Exame. Valorização de professores como estratégia para a transformação da educação brasileira. Exame, 22de janeiro de 2024. Disponível em: https ://exame .com /brasil /valorizacao -de -professores -como -estrategia -para -a -transformacao -da -educacao -brasileira/ . Acesso em: 14 out. 2024.

[4] BRASIL. Lei nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui uma Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jan. 2024.

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro no Brasil, nos convida a refletir sobre a importância desses profissionais na formação de cidadãos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A qualidade do professor é um dos principais fatores que impactam o aprendizado dos alunos, como revela o relatório do Instituto Península, que destaca que 60% do desempenho escolar está relacionado à qualidade docente[1]. No entanto, essa relevância não é acompanhada por condições adequadas, já que os professores muitas vezes não recebem o suporte necessário para desempenharem suas funções de forma plena e eficaz.

Os professores são os pilares do sistema educacional. Sua influência vai além da sala de aula; eles moldam o futuro das próximas gerações, fomentando o pensamento crítico, a criatividade e a cidadania. Entretanto, para que possam cumprir essa missão, é fundamental que sua formação inicial e continuada seja aprimorada. Muitas vezes, os cursos de formação de professores não oferecem o suporte necessário para enfrentar os desafios contemporâneos, como o uso de novas tecnologias e a diversidade cultural dos alunos. Investir em programas que garantam uma formação robusta e atualizada é essencial para preparar educadores que possam lidar com as demandas do século XXI.

Além disso, a carreira docente precisa ser mais atrativa. O Poder Executivo encaminhou, em junho deste ano, à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 2.614/2024, que apresenta o novo Plano Nacional de Educação (PNE)[2], nesta proposta, ainda em tramitação, a valorização dos profissionais da educação é uma das metas. O PL prevê a equiparação salarial dos professores com outras carreiras de nível superior e reforça a necessidade de políticas que garantam melhores condições de trabalho, formação continuada e reconhecimento da importância da carreira docente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. No entanto, na prática, a evolução da carreira de professor, especialmente na educação básica, está muito aquém de outras profissões, afastando os melhores talentos. Esse efeito impacta diretamente a qualidade da educação, tornando a profissão menos atraente e perpetuando um ciclo que compromete o sistema educacional[3].

Outro ponto crucial é a necessidade de garantir condições de trabalho adequadas. Professores frequentemente enfrentam salas superlotadas, falta de recursos pedagógicos e infraestrutura precária. Esses fatores não apenas prejudicam o desempenho dos educadores, mas também comprometem a experiência de aprendizado dos alunos. É responsabilidade do Estado, com apoio da sociedade civil criar um ambiente propício para que os professores possam desempenhar suas funções de forma plena e eficaz.

Um aspecto que ganhou destaque, especialmente após a pandemia de Covid-19, é a saúde mental dos professores. O isolamento social, a adaptação ao ensino remoto e o aumento do estresse impactaram profundamente o bem-estar desses profissionais. A recente aprovação da Lei nº 14.819, de 2024, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares[4], visa promover a integração entre educação, saúde mental e assistência social, oferecendo apoio psicossocial aos professores. No entanto, ainda não foi implantada, e será necessário acompanhar os seus efeitos práticos para avaliar o seu real impacto nas condições de trabalho dos educadores.

Em suma, o Dia do Professor deve ser mais do que uma celebração; deve ser um chamado à ação. Devemos reconhecer a importância desses profissionais, garantindo-lhes uma formação de qualidade, tornando a carreira de professor atrativa, proporcionando boas condições de trabalho e cuidados com a saúde mental dos educadores. Somente assim a educação se tornará uma verdadeira prioridade, e os professores receberão o respeito e o apoio que merecem. A valorização dos professores é o primeiro passo para a transformação da educação.

[1] INSTITUTO PENÍNSULA. A Qualidade do Professor Brasileiro: Significado, impacto e políticas sistêmicas de aperfeiçoamento da oferta e desempenho docente. São Paulo: Instituto Península, 2024.

[2] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/SASE, 2014.

[3] NERI, Socorro; SOUZA, Goreth. Revista Exame. Valorização de professores como estratégia para a transformação da educação brasileira. Exame, 22de janeiro de 2024. Disponível em: https ://exame .com /brasil /valorizacao -de -professores -como -estrategia -para -a -transformacao -da -educacao -brasileira/ . Acesso em: 14 out. 2024.

[4] BRASIL. Lei nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui uma Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jan. 2024.

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro no Brasil, nos convida a refletir sobre a importância desses profissionais na formação de cidadãos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A qualidade do professor é um dos principais fatores que impactam o aprendizado dos alunos, como revela o relatório do Instituto Península, que destaca que 60% do desempenho escolar está relacionado à qualidade docente[1]. No entanto, essa relevância não é acompanhada por condições adequadas, já que os professores muitas vezes não recebem o suporte necessário para desempenharem suas funções de forma plena e eficaz.

Os professores são os pilares do sistema educacional. Sua influência vai além da sala de aula; eles moldam o futuro das próximas gerações, fomentando o pensamento crítico, a criatividade e a cidadania. Entretanto, para que possam cumprir essa missão, é fundamental que sua formação inicial e continuada seja aprimorada. Muitas vezes, os cursos de formação de professores não oferecem o suporte necessário para enfrentar os desafios contemporâneos, como o uso de novas tecnologias e a diversidade cultural dos alunos. Investir em programas que garantam uma formação robusta e atualizada é essencial para preparar educadores que possam lidar com as demandas do século XXI.

Além disso, a carreira docente precisa ser mais atrativa. O Poder Executivo encaminhou, em junho deste ano, à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 2.614/2024, que apresenta o novo Plano Nacional de Educação (PNE)[2], nesta proposta, ainda em tramitação, a valorização dos profissionais da educação é uma das metas. O PL prevê a equiparação salarial dos professores com outras carreiras de nível superior e reforça a necessidade de políticas que garantam melhores condições de trabalho, formação continuada e reconhecimento da importância da carreira docente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. No entanto, na prática, a evolução da carreira de professor, especialmente na educação básica, está muito aquém de outras profissões, afastando os melhores talentos. Esse efeito impacta diretamente a qualidade da educação, tornando a profissão menos atraente e perpetuando um ciclo que compromete o sistema educacional[3].

Outro ponto crucial é a necessidade de garantir condições de trabalho adequadas. Professores frequentemente enfrentam salas superlotadas, falta de recursos pedagógicos e infraestrutura precária. Esses fatores não apenas prejudicam o desempenho dos educadores, mas também comprometem a experiência de aprendizado dos alunos. É responsabilidade do Estado, com apoio da sociedade civil criar um ambiente propício para que os professores possam desempenhar suas funções de forma plena e eficaz.

Um aspecto que ganhou destaque, especialmente após a pandemia de Covid-19, é a saúde mental dos professores. O isolamento social, a adaptação ao ensino remoto e o aumento do estresse impactaram profundamente o bem-estar desses profissionais. A recente aprovação da Lei nº 14.819, de 2024, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares[4], visa promover a integração entre educação, saúde mental e assistência social, oferecendo apoio psicossocial aos professores. No entanto, ainda não foi implantada, e será necessário acompanhar os seus efeitos práticos para avaliar o seu real impacto nas condições de trabalho dos educadores.

Em suma, o Dia do Professor deve ser mais do que uma celebração; deve ser um chamado à ação. Devemos reconhecer a importância desses profissionais, garantindo-lhes uma formação de qualidade, tornando a carreira de professor atrativa, proporcionando boas condições de trabalho e cuidados com a saúde mental dos educadores. Somente assim a educação se tornará uma verdadeira prioridade, e os professores receberão o respeito e o apoio que merecem. A valorização dos professores é o primeiro passo para a transformação da educação.

[1] INSTITUTO PENÍNSULA. A Qualidade do Professor Brasileiro: Significado, impacto e políticas sistêmicas de aperfeiçoamento da oferta e desempenho docente. São Paulo: Instituto Península, 2024.

[2] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/SASE, 2014.

[3] NERI, Socorro; SOUZA, Goreth. Revista Exame. Valorização de professores como estratégia para a transformação da educação brasileira. Exame, 22de janeiro de 2024. Disponível em: https ://exame .com /brasil /valorizacao -de -professores -como -estrategia -para -a -transformacao -da -educacao -brasileira/ . Acesso em: 14 out. 2024.

[4] BRASIL. Lei nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui uma Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jan. 2024.

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro no Brasil, nos convida a refletir sobre a importância desses profissionais na formação de cidadãos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A qualidade do professor é um dos principais fatores que impactam o aprendizado dos alunos, como revela o relatório do Instituto Península, que destaca que 60% do desempenho escolar está relacionado à qualidade docente[1]. No entanto, essa relevância não é acompanhada por condições adequadas, já que os professores muitas vezes não recebem o suporte necessário para desempenharem suas funções de forma plena e eficaz.

Os professores são os pilares do sistema educacional. Sua influência vai além da sala de aula; eles moldam o futuro das próximas gerações, fomentando o pensamento crítico, a criatividade e a cidadania. Entretanto, para que possam cumprir essa missão, é fundamental que sua formação inicial e continuada seja aprimorada. Muitas vezes, os cursos de formação de professores não oferecem o suporte necessário para enfrentar os desafios contemporâneos, como o uso de novas tecnologias e a diversidade cultural dos alunos. Investir em programas que garantam uma formação robusta e atualizada é essencial para preparar educadores que possam lidar com as demandas do século XXI.

Além disso, a carreira docente precisa ser mais atrativa. O Poder Executivo encaminhou, em junho deste ano, à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 2.614/2024, que apresenta o novo Plano Nacional de Educação (PNE)[2], nesta proposta, ainda em tramitação, a valorização dos profissionais da educação é uma das metas. O PL prevê a equiparação salarial dos professores com outras carreiras de nível superior e reforça a necessidade de políticas que garantam melhores condições de trabalho, formação continuada e reconhecimento da importância da carreira docente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. No entanto, na prática, a evolução da carreira de professor, especialmente na educação básica, está muito aquém de outras profissões, afastando os melhores talentos. Esse efeito impacta diretamente a qualidade da educação, tornando a profissão menos atraente e perpetuando um ciclo que compromete o sistema educacional[3].

Outro ponto crucial é a necessidade de garantir condições de trabalho adequadas. Professores frequentemente enfrentam salas superlotadas, falta de recursos pedagógicos e infraestrutura precária. Esses fatores não apenas prejudicam o desempenho dos educadores, mas também comprometem a experiência de aprendizado dos alunos. É responsabilidade do Estado, com apoio da sociedade civil criar um ambiente propício para que os professores possam desempenhar suas funções de forma plena e eficaz.

Um aspecto que ganhou destaque, especialmente após a pandemia de Covid-19, é a saúde mental dos professores. O isolamento social, a adaptação ao ensino remoto e o aumento do estresse impactaram profundamente o bem-estar desses profissionais. A recente aprovação da Lei nº 14.819, de 2024, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares[4], visa promover a integração entre educação, saúde mental e assistência social, oferecendo apoio psicossocial aos professores. No entanto, ainda não foi implantada, e será necessário acompanhar os seus efeitos práticos para avaliar o seu real impacto nas condições de trabalho dos educadores.

Em suma, o Dia do Professor deve ser mais do que uma celebração; deve ser um chamado à ação. Devemos reconhecer a importância desses profissionais, garantindo-lhes uma formação de qualidade, tornando a carreira de professor atrativa, proporcionando boas condições de trabalho e cuidados com a saúde mental dos educadores. Somente assim a educação se tornará uma verdadeira prioridade, e os professores receberão o respeito e o apoio que merecem. A valorização dos professores é o primeiro passo para a transformação da educação.

[1] INSTITUTO PENÍNSULA. A Qualidade do Professor Brasileiro: Significado, impacto e políticas sistêmicas de aperfeiçoamento da oferta e desempenho docente. São Paulo: Instituto Península, 2024.

[2] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/SASE, 2014.

[3] NERI, Socorro; SOUZA, Goreth. Revista Exame. Valorização de professores como estratégia para a transformação da educação brasileira. Exame, 22de janeiro de 2024. Disponível em: https ://exame .com /brasil /valorizacao -de -professores -como -estrategia -para -a -transformacao -da -educacao -brasileira/ . Acesso em: 14 out. 2024.

[4] BRASIL. Lei nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui uma Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jan. 2024.

Opinião por Socorro Neri

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