A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, informou que ele não vai participar da série de sabatinas com os presidenciáveis organizada pelo Estadão em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Bolsonaro foi sorteado para abrir a série de encontros com os quatro principais candidatos ao Palácio do Planalto, entre os dias 16 e 21 de setembro - sempre a partir das 10h, na sede da fundação, em Higienópolis, na capital paulista.
Para substituir a sabatina presidencial, será realizado nesta sexta-feira, 16, no mesmo local, um debate no qual especialistas vão discutir caminhos e propostas para o País e ações que poderão ser adotadas pelo futuro presidente. O evento será transmitido online pelo Estadão e nas redes sociais da FAAP.
Participam deste debate Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School; Náila Nucci, professora da FAAP e assessora jurídica do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, e Pedro Nery, colunista do Estadão e doutor em Economia. O evento terá três blocos de discussões. Uma cadeira vazia será colocada no palco para simbolizar a ausência de Bolsonaro.
Além do presidente, outros três candidatos foram convidados para as sabatinas Estadão/FAAP: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB).
A assessoria de Lula informou que ele não irá participar. Ciro e Simone já confirmaram presença nos eventos. A candidata do MDB será entrevistada na segunda-feira, 19, e o postulante do PDT na quarta, 21.