BRASÍLIA - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou para o ato político na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (25), usando um colete à prova de balas e acompanhado por seguranças. Por ser ex-ocupante do Palácio do Planalto, ele tem direito à proteção especial.
Ao subir no trio elétrico de onde são feitos os discursos, um agente usou uma “mala balística” para proteger Bolsonaro enquanto ele acenava aos apoiadores. O objeto é feito de um material que funciona como escudo contra eventuais disparos de alguns tipos de armas.
É um equipamento comum na segurança presidencial. Bolsonaro sofreu um atentado a faca durante a campanha eleitoral de 2018. Desde essa época, a preocupação com a integridade dele é uma obsessão dele e de todo o seu entorno.
A manifestação convocada por Jair Bolsonaro para este domingo serve como teste de força do bolsonarismo após as investigações da Polícia Federal apontarem o ex-presidente como mentor da tentativa de golpe no País, em 8 de janeiro de 2023.
Bolsonaro aposta na multidão para demonstrar que ainda tem apoio popular e pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e sugerir que a opção de prendê-lo pode resultar em convulsão social.