Candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal tem aproveitado a repercussão da agressão que sofreu de José Luiz Datena (PSDB) para gerar conteúdo e audiência para suas redes sociais.
Logo após sair do debate promovido pela TV Cultura entre candidatos à Prefeitura de São Paulo rumo ao hospital Sírio Libanês, onde Marçal levou uma cadeirada de Datena após acusá-lo de um suposto assédio sexual contra uma ex-colega, o ex-coach publicou 20 vídeos com conteúdo sobre o episódio nas 12 horas consecutivas.
A série de publicações gerou 94 milhões de visualizações no Instagram, rede social em que Marçal tem 4,9 milhões de seguidores. O primeiro vídeo da cena tinha, sozinho, 18 milhões de exibições ao meio dia desta segunda-feira.
A comparação entre a cadeirada deste domingo e os atentados sofridos pelos ex-presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, dos Estados Unidos, rendeu 9 milhões de visualizações. O conteúdo, no entanto, não caiu bem no bolsonarismo, que viu uma “forçação de barra” na comparação. Até mesmo seguidores de Marçal criticaram o post. “Ele comparou um tiro e uma facada com uma cadeirada kkk”, escreveu um usuário no comentário mais curtido da publicação.
A audiência de Marçal com a cadeirada foi ainda maior que a alcançada pelo candidato após o primeiro debate na TV, em que sua atuação virulenta rendeu 57 milhões de visualizações em 30 vídeos nas primeiras 12 horas após o evento, como mostrou o Estadão.
O ex-coach também aproveitou a imagem de vítima da agressão para repercutir diversas cenas na ambulância e no hospital, de onde promoveu uma transmissão ao vivo nesta segunda-feira, 16. A publicação em que aparece com camisola hospitalar fazendo o símbolo do M, sua marca de campanha, foi exibida 13,1 milhões de vezes.