Por uma articulação direta do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) será anunciado relator do projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro. A escolha do parlamentar é vista como um trunfo de Elmar, que busca o apoio do PL na corrida pela presidência da Câmara. Como mostrou a Coluna do Estadão, os bolsonaristas têm se aproximado do líder do PSD, Antônio Brito (BA), concorrente do baiano na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL).
O apoio à anistia para os envolvidos nos atos golpistas é pré-requisito no PL para apoiar um candidato à presidência da Câmara em 2025. A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro é a maior da Casa, com 95 deputados.
De acordo com interlocutores, a escolha de Valadares como relator foi alinhada com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O deputado é apoiador de Bolsonaro, mas também um expoente de um partido do Centrão, com facilidade para transitar até mesmo entre partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).