Pré-candidata do PL à prefeitura de Santos (SP), a deputada federal Rosana Valle (PL) fechou com a Executiva Nacional do MDB para o partido indicar o vice na chapa. O acordo que selou a união entre liberais e emedebistas ocorreu na noite dessa terça-feira (23/7), na capital paulista. O presidente do MDB, Baleia Rossi, vai formalizar a indicação de Sadao Nakai para vice. A chapa será formalizada na convenção marcada para 3 de agosto.
MDB e PL repetem em Santos a dobradinha que têm na capital, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em São Paulo foi o PL quem indicou o coronel Ricardo Mello Araújo para vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O MDB ocupa três ministérios no governo Lula - Planejamento, Transportes e Cidades. Nas disputas municipais considera o cenário local e, em alguns casos, como em Santos, está na oposição.
Mas no Estado de São Paulo mesmo tem alianças importantes com o PT. Uma delas em Araraquara, onde indicará o vice do nome apoiado pelo atual prefeito Edinho Silva (PT).
Em São Paulo, o PT tem 4 prefeituras. Em 3, haverá aliança com o MDB.