O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) abriu um embate direto com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Os dois trocaram farpas esta semana, já dando o clima para a corrida eleitoral de 2026. De olho nos próximos pleitos, Silveira até colocou na agenda oficial um evento fora do escopo da sua pasta, no início da semana, para a entrega viaturas policiais em Belo Horizonte. Também pediu ao ministro dos Transportes, Renan Filho, a liberação de recursos para melhorias de estradas federais do Estado.
Silveira é aliado de primeira hora do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Caso não seja indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), Pacheco sonha em disputar o governo de Minas.
Durante o evento para a entrega de viaturas na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, na segunda-feira (12), Silveira mandou recados a Zema. Disse que queria reforçar “um pedido ao governador (para) que evite a polarização com o governo federal”.
A fala teve troco. Como resposta, Zema afirmou que o Estado está sem recursos e pediu ajuda para melhoria das estradas de Minas.
Em Brasília, Silveira correu pessoalmente ao gabinete do ministro dos Transportes, Renan Filho, na terça, para pedir a liberação das verbas. E saiu com a promessa de que será atendido.
“Em 2023, vamos investir 6,4 vezes mais recursos nas estradas de Minas Gerais, do que o governo anterior aplicou em 2022″, escreveu Silveira, ao compartilhar foto com Renan Filho nas redes sociais.
Os recursos para as viaturas policiais entregues no início da semana tiveram origem em emendas parlamentares de Silveira, empenhadas enquanto ele ainda era senador, no ano passado, e de Pacheco.