Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia. Com Eduardo Barretto e Iander Porcella

Número de seguidores influencia mais que verba de campanha em eleição de vereador, diz estudo


Pesquisadores do Monitor do Debate Político no Meio Digital destacam, porém, que ser eleito envolve uma série de variáveis políticas e não pode ser reduzido à atuação na internet

Por Carolina Ercolin
Atualização:

Em tempos de redes sociais, o número de seguidores no Instagram explica mais a votação de um vereador em São Paulo do que os gastos de campanha. É o que aponta um estudo do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto ligado à Universidade de São Paulo. O levantamento cruzou a popularidade digital e as despesas eleitorais dos 100 candidatos a vereador mais votados na capital paulista.

“O impacto financeiro, por si só, se mostrou mais limitado [sobre o resultado eleitoral], enquanto a visibilidade nas redes sociais oferece uma previsão ligeiramente melhor”, diz o estudo, antecipado à Coluna do Estadão e à Rádio Eldorado.

Os pesquisadores destacam, porém, que ganhar uma eleição envolve uma série de variáveis políticas e não pode ser reduzido à atuação na internet. “Fatores como o apoio de lideranças políticas e o enraizamento local dos candidatos continuam sendo decisivos para o sucesso nas urnas”, alertam.

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Em São Paulo, os dois vereadores mais votados foram Lucas Pavanato (PL) e Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe de Isabela Nardoni, que têm 1,3 milhão e 1,5 milhão de seguidores no Instagram, respectivamente. Eles estão entre os cinco candidatos a vereador com maior número de pessoas que os acompanham na plataforma.

Veja, abaixo, o gráfico detalhado que relaciona os votos obtidos pelos vereadores com o número de seus seguidores no Instagram:

Gráfico do Monitor do Debate Político no Meio Digital mostra a relação entre número de seguidores no Instagram e votos obtidos por candidatos a vereador nas eleições municipais de 2024 em São Paulo. Foto: Reprodução

Em tempos de redes sociais, o número de seguidores no Instagram explica mais a votação de um vereador em São Paulo do que os gastos de campanha. É o que aponta um estudo do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto ligado à Universidade de São Paulo. O levantamento cruzou a popularidade digital e as despesas eleitorais dos 100 candidatos a vereador mais votados na capital paulista.

“O impacto financeiro, por si só, se mostrou mais limitado [sobre o resultado eleitoral], enquanto a visibilidade nas redes sociais oferece uma previsão ligeiramente melhor”, diz o estudo, antecipado à Coluna do Estadão e à Rádio Eldorado.

Os pesquisadores destacam, porém, que ganhar uma eleição envolve uma série de variáveis políticas e não pode ser reduzido à atuação na internet. “Fatores como o apoio de lideranças políticas e o enraizamento local dos candidatos continuam sendo decisivos para o sucesso nas urnas”, alertam.

Em São Paulo, os dois vereadores mais votados foram Lucas Pavanato (PL) e Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe de Isabela Nardoni, que têm 1,3 milhão e 1,5 milhão de seguidores no Instagram, respectivamente. Eles estão entre os cinco candidatos a vereador com maior número de pessoas que os acompanham na plataforma.

Veja, abaixo, o gráfico detalhado que relaciona os votos obtidos pelos vereadores com o número de seus seguidores no Instagram:

Gráfico do Monitor do Debate Político no Meio Digital mostra a relação entre número de seguidores no Instagram e votos obtidos por candidatos a vereador nas eleições municipais de 2024 em São Paulo. Foto: Reprodução

Em tempos de redes sociais, o número de seguidores no Instagram explica mais a votação de um vereador em São Paulo do que os gastos de campanha. É o que aponta um estudo do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto ligado à Universidade de São Paulo. O levantamento cruzou a popularidade digital e as despesas eleitorais dos 100 candidatos a vereador mais votados na capital paulista.

“O impacto financeiro, por si só, se mostrou mais limitado [sobre o resultado eleitoral], enquanto a visibilidade nas redes sociais oferece uma previsão ligeiramente melhor”, diz o estudo, antecipado à Coluna do Estadão e à Rádio Eldorado.

Os pesquisadores destacam, porém, que ganhar uma eleição envolve uma série de variáveis políticas e não pode ser reduzido à atuação na internet. “Fatores como o apoio de lideranças políticas e o enraizamento local dos candidatos continuam sendo decisivos para o sucesso nas urnas”, alertam.

Em São Paulo, os dois vereadores mais votados foram Lucas Pavanato (PL) e Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe de Isabela Nardoni, que têm 1,3 milhão e 1,5 milhão de seguidores no Instagram, respectivamente. Eles estão entre os cinco candidatos a vereador com maior número de pessoas que os acompanham na plataforma.

Veja, abaixo, o gráfico detalhado que relaciona os votos obtidos pelos vereadores com o número de seus seguidores no Instagram:

Gráfico do Monitor do Debate Político no Meio Digital mostra a relação entre número de seguidores no Instagram e votos obtidos por candidatos a vereador nas eleições municipais de 2024 em São Paulo. Foto: Reprodução

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