Apesar do clima de otimismo com a chegada novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Sidônio Palmeira, parlamentares governistas têm feito um alerta: os ministérios de Lula precisam colaborar com ações concretas que beneficiem a população para que as mudanças na comunicação tenham consequência prática na popularidade do governo e do presidente da República.
Sidônio, que tomou posse nesta terça-feira, 14, tem sido elogiado por deputados e senadores, que o consideram “acolhedor, tranquilo e sedutor”. A expectativa é que a comunicação do governo de fato melhore, já que o novo ministro é marqueteiro e tem experiência no ramo. Além disso, os congressistas consideram que ele chega ao Planalto no melhor timing, que é a metade do mandato, o que permitirá uma avaliação mais completa do que funcionou e, principalmente, do que não deu certo.
Aliados de Lula dizem, contudo, que não basta “virar a moeda da comunicação”, é necessário também entregar resultado em termos de política pública. Há uma interpretação de que Sidônio precisa fazer uma integração entre os ministérios para alinhar o discurso, mas as próprias pastas têm de realizar mais projetos “na ponta” que possam ser usados por lideranças locais como bandeira do governo, em áreas como esporte e cultura.