O presidente municipal do PSDB de São Paulo, José Aníbal, vai propor ao apresentador de televisão José Luiz Datena fazer o lançamento formal de sua pré-candidatura à Prefeitura, no início de junho. A ideia inicial seria um ato na Zona Leste da cidade.
Aníbal comentou com correligionários que também deseja estabelecer um cronograma de encontros semanais com o jornalista, a partir da próxima terça-feira, 28. No encontro desta semana, pretende sugerir nomes para coordenar a elaboração do programa de governo e estabelecer um roteiro de visitas aos bairros.
Datena foi para o PSDB inicialmente numa articulação para ser vice na chapa da pré-candidata do PSB, Tabata Amaral. Mas, segundo informações de bastidores, diante de pesquisa de intenção de voto que apontou seu nome à frente do dela, animou-se para assumir a cabeça de chapa e afirmou à cúpula tucana que essa seria sua última oportunidade idade de entrar na disputa.
No entanto, seu histórico de desistências em eleições anteriores e problemas recentes de saúde deixam dúvidas no PSDB. Mesmo sem a certeza absoluta que a candidatura vingará, tucanos avaliam internamente que o lançamento da pré-candidatura ajuda a legenda a captar novos candidatos a vereador e tentar fortalecer o partido.
Hoje a sigla não tem mais nenhum representante na Câmara Municipal de São Paulo. A crise por que passa agravou-se este ano porque parte do PSDB defendia continuar no governo Ricardo Nunes (MDB) e apoiar a reeleição do prefeito.
Na estratégia de aproveitar a visibilidade de Datena para dar novo impulso ao partido, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, já havia aconselhado o apresentador a se reunir com pré-candidatos a vereador e outras lideranças do partido em São Paulo nas próximas semanas para construir a pré-candidatura.