O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), é um dos nomes cotados para relatar a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Como revelou o Estadão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu indicar seu advogado na Lava Jato para a vaga de Ricardo Lewandowski. E, conforme antecipou a Coluna, o presidente informou a ministros do Supremo que apresentaria o nome de Zanin ainda nesta semana.
O senador Eduardo Braga vem sendo cogitado porque foi o relator de outras indicações de ministros do STF, por exemplo a do ministro Kassio Nunes Marques, em 2020, e de Alexandre de Moraes, em 2017.
A expertise colocou o emedebista no topo na lista do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), a quem cabe escolher o relator.
Essa vaga é importante porque o parecer pode apresentar voto favorável ou contra a nomeação de Zanin. O nome do relator ainda não foi definido, mas uma orientação já chegou para Alcolumbre: o processo deve ser célere.