Duas semanas após o rompimento do contrato com o argentino Pablo Nobel, a pré-campanha da deputada Tabata Amaral (PSB) à Prefeitura de São Paulo avança a passos largos para fechar com o marqueteiro Felipe Soutello. Considerado um tucano raiz, ele fez a campanha vitoriosa de Bruno Covas (PSDB) para prefeito em 2020.
Soutello aguarda uma conversa com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que é do mesmo partido de Tabata e conhece como poucos o eleitorado de São Paulo com a experiência das urnas. Foi eleito deputado estadual, deputado federal duas vezes e governador três vezes.
As tratativas com o marqueteiro são acompanhadas com entusiasmo nos bastidores do PSB e do PSDB. Este negocia a vice na chapa de Tabata e sabe que disputará o espólio de votos tucanos com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que era vice de Covas (morto em 2021).
Interlocutores das duas siglas ressaltam que Soutello entende o eleitorado paulistano e o perfil dos tucanos. O marqueteiro filiou-se em 1989 ao PSDB. A aproximação com Bruno Covas começou em 1995, quando o político ainda fazia faculdade e morava com o avô Mário Covas, no Palácio dos Bandeirantes.
Felipe Soutello foi um dos principais conselheiro de Nunes, após a morte de Covas. Mas, em março de 2023, o atual prefeito convocou o marqueteiro Duda Lima, que comandou a campanha de Jair Bolsonaro, para tentar frear o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) com vistas às eleições deste ano. Ele também foi o responsável pela campanha presidencial de Simone Tebet (MDB).
Antes do rompimento de contrato com Pablo Nobel, integrantes da pré-campanha de Tabata manifestavam preocupação em ter um marqueteiro com mais conhecimento sobre o Estado de São Paulo e sobre o eleitor paulistano especificamente.
Pablo Nobel deixou a pré-campanha de Tabata no início de abril. A agência do qual ele é sócio havia assumido o comando do marketing em outubro do ano passado. Segundo fontes ouvidas pelo Estadão, a equipe de Nobel reclamou de falta de dinheiro para implementar as ações planejadas e divergências na estratégia.
A assessoria de imprensa da deputada negou atrasos nos pagamentos. “A PLTK foi contratada para a primeira fase da pré-campanha. Concluímos esta etapa, o prazo do contrato expirou e optamos, em comum acordo, por não renová-lo”, informou na ocasião.