Pré-candidatos a prefeito de Guarulhos (SP), Xerife do Consumidor (Republicanos) e Lucas Sanches (PL) fizeram uma troca de aliados na formação de suas chapas. O Democracia Cristã desistiu de apoiar Xerife, que é líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo, e entrou na aliança do PL. No início de maio, o PP fez o caminho inverso: trocou Sanches pelo Xerife.
“A pré-candidatura que representa a verdadeira direita, a do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, é a de Sanches”, disse o coordenador do PL em Guarulhos, Carlos Santiago. Bolsonaro, porém, apoia Xerife, contrariando orientação do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Como mostrou a Coluna do Estadão, a ordem editada por Valdemar proibindo o apoio a candidatos de outros partidos nas eleições municipais causou mal-estar nos bastidores da sigla. Lideranças dizem que a medida é inviável, mesmo que seja válida somente onde a legenda tem candidato próprio, e afirmam que nem o ex-presidente Jair Bolsonaro segue a orientação da executiva nacional.