O jornalista e apresentador de televisão, José Luiz Datena, se filiou nesta terça-feira, 19, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). A cerimônia de ingresso ocorreu na sede nacional da sigla, em Brasília, e contou com a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e, também, do ministro da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.
Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) também participou do evento. Datena pode compor a chapa da parlamentar como vice.
Em discurso, o apresentador fez severas críticas à polarização, que chamou de “imbecilidade”. E disse que Geraldo Alckmin e Lula salvaram a democracia brasileira. “Cabeças diferentes salvaram o País do momento mais crítico depois da ditadura militar, em que nós estávamos perto de um golpe, que ia nos levar a um retrocesso terrível.”
Já Márcio França disse que o apresentador de televisão, pela sua visibilidade, vai tornar a campanha de Tabata Amaral mais conhecida. E ainda, segundo o ministro, quebrará com a polarização vigente na política brasileira nos últimos anos. “O terceiro, o quarto e quinto lugar nas pesquisas acabam não sendo conhecidos pelo eleitorado, mas na hipótese do Datena essa possibilidade não existe”, afirmou.
Diretamente, não houve nenhuma declaração de que Datena será o vice da chapa da Tabata Amaral à Prefeitura de São Paulo. Datena, que tem 66 anos, afirmou que vai dedicar o restante de sua vida ao Brasil e ao PSB.
Os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Maranhão, Carlos Brandão, e da Paraíba, João Azevedo, também comparecer à solenidade.
Nas redes sociais, o vice-presidente Geraldo Alckmin fez uma postagem comemorando o ingresso de Datena no PSB. “Urgente, urgente! Essa é a grande realidade: ele chegou. José Luiz Datena, um dos maiores comunicadores do Brasil, se filiou, hoje, ao PSB. Seja bem vindo, Datena”, escreveu na legenda da publicação.
A movimentação do PSB para reforçar uma chapa com Tabata e Datena ocorrem no momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se articula para bancar a candidatura do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) à Prefeitura de São Paulo. Lula visitou a capital paulista e levou Boulos para participar de ato oficial do governo.