Centauro II: como é o blindado que vai chegar ao Exército após ter sido barrado na Alemanha


Modelo será o mais moderno em operação na América do Sul. Veículo pesa mais de 30 toneladas e possui canhão com suporte para projéteis especiais; veja mais detalhes

Por Juliano Galisi

Um blindado Centauro II está previsto chegar ao Brasil na primeira quinzena de agosto, após três meses retido na Alemanha. O veículo será remetido ao País para testes, como parte de um acordo que prevê a compra de 98 modelos para a renovação da frota de blindados do Exército brasileiro.

O contrato foi celebrado em dezembro de 2022 por 900 milhões de euros, cerca de R$ 5 bilhões. Cada veículo sairá por R$ 51 milhões.

O Centauro II-BR na fábrica da Iveco, em Bolzano (Itália), com as cores que devem ser usadas pelo Exército brasileiro Foto: Exército Brasileiro
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O modelo foi fabricado na cidade de Bolzano, na Itália, pelo consórcio Iveco-OTO Melara. Com a liberação para prosseguir no trajeto até o Brasil, a chegada do veículo ao País está prevista para 15 de agosto. Com todos os equipamentos instalados, ele mede mais de oito metros de comprimento por três de altura e pesa 30 toneladas.

O modelo será o mais moderno em operação na América do Sul, pois terá incrementos técnicos significativos em relação à frota de blindados Guarani – as viaturas que estão em operação no Brasil.

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O canhão do novo blindado, por exemplo, tem 120 milímetros, enquanto os blindados atuais possuem canhão de 30 milímetros. Além disso, os novos canhões são de longo alcance e podem disparar com munições especiais.

Um exemplo de munição especial para a qual o novo blindado possui suporte são os projéteis supersônicos, ou seja, que podem superar a velocidade do som, de mais de 300 metros por segundo.

Blindados Guarani, que são substituídos pelos modelos Centauro II Foto: Exército Brasileiro
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Já o motor é movido a diesel, com câmbio automático, potência de 720 cavalos, autonomia de 800 quilômetros e tração de 8x8. Comparativamente, a potência dos blindados Guarani é 380 cavalos, com autonomia de 600 quilômetros e tração de 6x6.

Os novos carros poderão operar numa velocidade de até 105 km/h. O torque é de 255 kgf/m, o que significa que a viatura, na prática, pode carregar até 255 kg além de seu peso. O modelo é projetado para uma tripulação de três operadores.

Veículo ficou ‘embargado’ na Alemanha

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O blindado ficou retido por três meses até ser liberado. O fabricante encaminhou o modelo de testes ao Brasil em 28 de maio. Contudo, durante o trajeto, ao chegar em solo alemão, o veículo acabou retido.

As autoridades alemãs negam que a parada no porto de Hamburgo se trate de um embargo. Segundo o governo da Alemanha, o veículo estava desacompanhado de um guia de transporte qualificado pelo ministério local.

Um blindado Centauro II está previsto chegar ao Brasil na primeira quinzena de agosto, após três meses retido na Alemanha. O veículo será remetido ao País para testes, como parte de um acordo que prevê a compra de 98 modelos para a renovação da frota de blindados do Exército brasileiro.

O contrato foi celebrado em dezembro de 2022 por 900 milhões de euros, cerca de R$ 5 bilhões. Cada veículo sairá por R$ 51 milhões.

O Centauro II-BR na fábrica da Iveco, em Bolzano (Itália), com as cores que devem ser usadas pelo Exército brasileiro Foto: Exército Brasileiro

O modelo foi fabricado na cidade de Bolzano, na Itália, pelo consórcio Iveco-OTO Melara. Com a liberação para prosseguir no trajeto até o Brasil, a chegada do veículo ao País está prevista para 15 de agosto. Com todos os equipamentos instalados, ele mede mais de oito metros de comprimento por três de altura e pesa 30 toneladas.

O modelo será o mais moderno em operação na América do Sul, pois terá incrementos técnicos significativos em relação à frota de blindados Guarani – as viaturas que estão em operação no Brasil.

O canhão do novo blindado, por exemplo, tem 120 milímetros, enquanto os blindados atuais possuem canhão de 30 milímetros. Além disso, os novos canhões são de longo alcance e podem disparar com munições especiais.

Um exemplo de munição especial para a qual o novo blindado possui suporte são os projéteis supersônicos, ou seja, que podem superar a velocidade do som, de mais de 300 metros por segundo.

Blindados Guarani, que são substituídos pelos modelos Centauro II Foto: Exército Brasileiro

Já o motor é movido a diesel, com câmbio automático, potência de 720 cavalos, autonomia de 800 quilômetros e tração de 8x8. Comparativamente, a potência dos blindados Guarani é 380 cavalos, com autonomia de 600 quilômetros e tração de 6x6.

Os novos carros poderão operar numa velocidade de até 105 km/h. O torque é de 255 kgf/m, o que significa que a viatura, na prática, pode carregar até 255 kg além de seu peso. O modelo é projetado para uma tripulação de três operadores.

Veículo ficou ‘embargado’ na Alemanha

O blindado ficou retido por três meses até ser liberado. O fabricante encaminhou o modelo de testes ao Brasil em 28 de maio. Contudo, durante o trajeto, ao chegar em solo alemão, o veículo acabou retido.

As autoridades alemãs negam que a parada no porto de Hamburgo se trate de um embargo. Segundo o governo da Alemanha, o veículo estava desacompanhado de um guia de transporte qualificado pelo ministério local.

Um blindado Centauro II está previsto chegar ao Brasil na primeira quinzena de agosto, após três meses retido na Alemanha. O veículo será remetido ao País para testes, como parte de um acordo que prevê a compra de 98 modelos para a renovação da frota de blindados do Exército brasileiro.

O contrato foi celebrado em dezembro de 2022 por 900 milhões de euros, cerca de R$ 5 bilhões. Cada veículo sairá por R$ 51 milhões.

O Centauro II-BR na fábrica da Iveco, em Bolzano (Itália), com as cores que devem ser usadas pelo Exército brasileiro Foto: Exército Brasileiro

O modelo foi fabricado na cidade de Bolzano, na Itália, pelo consórcio Iveco-OTO Melara. Com a liberação para prosseguir no trajeto até o Brasil, a chegada do veículo ao País está prevista para 15 de agosto. Com todos os equipamentos instalados, ele mede mais de oito metros de comprimento por três de altura e pesa 30 toneladas.

O modelo será o mais moderno em operação na América do Sul, pois terá incrementos técnicos significativos em relação à frota de blindados Guarani – as viaturas que estão em operação no Brasil.

O canhão do novo blindado, por exemplo, tem 120 milímetros, enquanto os blindados atuais possuem canhão de 30 milímetros. Além disso, os novos canhões são de longo alcance e podem disparar com munições especiais.

Um exemplo de munição especial para a qual o novo blindado possui suporte são os projéteis supersônicos, ou seja, que podem superar a velocidade do som, de mais de 300 metros por segundo.

Blindados Guarani, que são substituídos pelos modelos Centauro II Foto: Exército Brasileiro

Já o motor é movido a diesel, com câmbio automático, potência de 720 cavalos, autonomia de 800 quilômetros e tração de 8x8. Comparativamente, a potência dos blindados Guarani é 380 cavalos, com autonomia de 600 quilômetros e tração de 6x6.

Os novos carros poderão operar numa velocidade de até 105 km/h. O torque é de 255 kgf/m, o que significa que a viatura, na prática, pode carregar até 255 kg além de seu peso. O modelo é projetado para uma tripulação de três operadores.

Veículo ficou ‘embargado’ na Alemanha

O blindado ficou retido por três meses até ser liberado. O fabricante encaminhou o modelo de testes ao Brasil em 28 de maio. Contudo, durante o trajeto, ao chegar em solo alemão, o veículo acabou retido.

As autoridades alemãs negam que a parada no porto de Hamburgo se trate de um embargo. Segundo o governo da Alemanha, o veículo estava desacompanhado de um guia de transporte qualificado pelo ministério local.

Um blindado Centauro II está previsto chegar ao Brasil na primeira quinzena de agosto, após três meses retido na Alemanha. O veículo será remetido ao País para testes, como parte de um acordo que prevê a compra de 98 modelos para a renovação da frota de blindados do Exército brasileiro.

O contrato foi celebrado em dezembro de 2022 por 900 milhões de euros, cerca de R$ 5 bilhões. Cada veículo sairá por R$ 51 milhões.

O Centauro II-BR na fábrica da Iveco, em Bolzano (Itália), com as cores que devem ser usadas pelo Exército brasileiro Foto: Exército Brasileiro

O modelo foi fabricado na cidade de Bolzano, na Itália, pelo consórcio Iveco-OTO Melara. Com a liberação para prosseguir no trajeto até o Brasil, a chegada do veículo ao País está prevista para 15 de agosto. Com todos os equipamentos instalados, ele mede mais de oito metros de comprimento por três de altura e pesa 30 toneladas.

O modelo será o mais moderno em operação na América do Sul, pois terá incrementos técnicos significativos em relação à frota de blindados Guarani – as viaturas que estão em operação no Brasil.

O canhão do novo blindado, por exemplo, tem 120 milímetros, enquanto os blindados atuais possuem canhão de 30 milímetros. Além disso, os novos canhões são de longo alcance e podem disparar com munições especiais.

Um exemplo de munição especial para a qual o novo blindado possui suporte são os projéteis supersônicos, ou seja, que podem superar a velocidade do som, de mais de 300 metros por segundo.

Blindados Guarani, que são substituídos pelos modelos Centauro II Foto: Exército Brasileiro

Já o motor é movido a diesel, com câmbio automático, potência de 720 cavalos, autonomia de 800 quilômetros e tração de 8x8. Comparativamente, a potência dos blindados Guarani é 380 cavalos, com autonomia de 600 quilômetros e tração de 6x6.

Os novos carros poderão operar numa velocidade de até 105 km/h. O torque é de 255 kgf/m, o que significa que a viatura, na prática, pode carregar até 255 kg além de seu peso. O modelo é projetado para uma tripulação de três operadores.

Veículo ficou ‘embargado’ na Alemanha

O blindado ficou retido por três meses até ser liberado. O fabricante encaminhou o modelo de testes ao Brasil em 28 de maio. Contudo, durante o trajeto, ao chegar em solo alemão, o veículo acabou retido.

As autoridades alemãs negam que a parada no porto de Hamburgo se trate de um embargo. Segundo o governo da Alemanha, o veículo estava desacompanhado de um guia de transporte qualificado pelo ministério local.

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