Integrantes do Congresso brasileiro estão em solo americano para acompanhar a apuração dos votos da eleição presidencial dos Estados Unidos, disputada entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump. A maioria dos parlamentares é aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que aposta na vitória do republicano para fortalecer a extrema direita no País. Washington, capital dos EUA, e Miami e Orlando, cidades da Flórida, foram os destinos escolhidos pelos congressistas.
Os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Rodrigo Valadares (União-SE), Mayra Pinheiro (PL-CE) – suplente em exercício na Câmara dos Deputados –, e Gilson Machado (PL-PE), licenciado da Casa, estão como observadores do pleito. Além deles, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) está nos EUA. Convidados pelo partido Republicano, de Trump, os parlamentares informaram que vão custear os gastos com passagens aéreas e hospedagens.
Já o deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE) é o único entre os parlamentares que estão no país da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar informou que foi designado pela Câmara para acompanhar as eleições nos EUA, a convite do partido Democrata, de Harris. Os gastos da viagem dele serão ressarcidos pela Casa, mediante prestação de contas.
Leia Também:
Os parlamentares se valeram de uma semana com menos atividades no Congresso, em razão da realização da Cúpula de Parlamentares do G-20, o P-20. Na Câmara, o expediente está suspenso, enquanto no Senado, a modalidade da sessão é semipresencial, permitindo o deslocamento.
Os bolsonaristas repetem a eleição presidencial americana em 2020, quando também foram registradas no país visitas de parlamentares brasileiros durante a apuração dos votos. Neste ano, políticos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro têm se posicionado de forma ativa pelo candidato republicano, enquanto os governistas são favoráveis a Kamala Harris.
Durante a passagem pelos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro, o filho “03” de Jair Bolsonaro, encontrou-se com Jordan Peterson, escritor canadense e figura influente da direita americana. Como mostrou a Coluna do Estadão, a viagem é mais uma investida para consolidá-lo como o nome da direita para disputar o Senado em 2026, possivelmente em chapa com o deputado federal Ricardo Salles (Novo).
O filho de Jair Bolsonaro também se encontrou com o deputado federal licenciado Gilson Machado. Um trecho do encontro foi publicado nas redes sociais do ex-candidato à prefeitura do Recife nas eleições de 2024.
Após perder o pleito na capital pernambucana, Gilson Machado viajou para a Flórida. O ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro protagonizou um momento viral durante a campanha ao afirmar, em uma sabatina, que sua proximidade com Donald Trump seria proveitosa para o Recife. Segundo Gilson Machado, Trump havia prometido ajudar a capital de Pernambuco com o que pudesse.
Bia Kicis está em Miami, na Flórida, para acompanhar a apuração dos votos. O Estado, antes cotado como “pêndulo”, hoje é considerado um reduto republicano. A deputada federal pelo Distrito Federal embarcou na segunda, 4, e, em seus perfis nas redes sociais, compartilhou um vídeo em que estima a vitória de Donald Trump.
Rodrigo Valadares também acompanha a apuração dos votos da Flórida. O deputado federal por Sergipe está hospedado em Orlando, com sua esposa, a vereadora eleita de Aracaju Moana Valadares (PL).
O deputado federal Filipe Barros está em Washington, capital americana. Em seu perfil do Instagram, Barros publicou um vídeo com críticas a um protesto pró-aborto realizado no distrito federal do país, relacionando a pauta da manifestação com a candidata democrata.
A deputada federal em exercício Mayra Pinheiro também está no distrito de Columbia. No Instagram, a parlamentar afirmou que acompanha um ciclo de palestras do Instituto de Estudos Políticos de Washington sobre os eventuais cenários após o pleito presidencial. Mayra assumiu uma cadeira na Câmara em substituição a André Fernandes (PL), que se licenciou do mandato para concorrer à prefeitura de Fortaleza. Fernandes perdeu o comando da capital cearense para Evandro Leitão (PT), seguindo de licença na Câmara até janeiro do ano que vem.
O petista José Airton Cirilo também acompanha da capital americana a apuração dos votos. Parlamentar do Ceará, Airton Cirilo está com Romênio Pereira, secretário de Relações Internacionais do PT, e desembarcou em solo americano no sábado, 2.