Os tucanos são maioria e fazem barulho na plateia do estúdio da TV Gazeta durante o debate dos candidatos a governador neste domingo, 16, realizado pelo Estado em parceria com a TV Gazeta, a Rádio Jovem Pan e o Twitter. Assessores, políticos e aliados do candidato tucano João Doria o apaludiram e vaiaram o governador Márcio França (PSB) durante o primeiro confronto entre eles no primeiro bloco.
Doria não soube responder o valor da dívida do Estado com precatórios. França insistiu na pergunta e então os tucanos da plateia reagiram. O mesmo ocorreu em outros momentos em que Doria foi alvo dos adversários.
+ Doria e Skaf se acusam de esconder nomes de aliados políticos
O ex-prefeito chegou à Gazeta com uma claque. Estavam com ele o prefeito Bruno Covas, o presidente do PSDB-SP, Pedro Tobias, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, ex-secretários de Doria na Prefeitura e auxiliares.
Não havia, porém, aliados de Geraldo Alckmin entre os tucanos - a exceção é Bruno Covas, que é coordenador da campanha do ex-governador ao Estado. Os demais candidatos levaram poucos convidados. No espaço reservado ao PDT, quem sentou na primeira fileira foi Marlene Matos, ex-diretora do programa da Xuxa, que está ajudando o candidato Marcelo Candido. Marlene é amiga de Ciro Gomes, candidato à Presidência do PST, há muitos anos - desde antes de ele ser governador do Ceará - e é próxima da namorada do presidenciável pedetista, Giselle Bezerra, que também trabalhou no programa da Xuxa.
+ Centrão se divide sobre estratégia para decolar campanha de Alckmin
No lado petista, apenas três quadros do partido em São Paulo acompanharam Luiz Marinho: Eduardo Suplicy, Antonio Donato e Vicente Candido. Na plateia, correligionários de Paulo Skaf bateram boca com tucanos durante o segundo bloco.
Após o debate, a avaliação de auxiliares de Doria após o debate é que o tucano foi bem até o embate com França sobre o precatórios. O candidato do PSDB não soube responder o valor da dívida do Estado com precatórios. Os tucanos classificam a pergunta como uma "pegadinha" que deu certo.